Perfumes Eudora masculinos

Club 6, H E Volpe

Voltei aqui hoje pra falar sobre perfumes nacionais, dessa vez sobre três perfumes Eudora masculinos que estão comigo há um tempo pra eu testar. Eu já fiz dois posts longos com a linha do tempo dos perfumes da Natura e O Boticário, que têm trajetórias importantes não só em perfumaria mas em perfumaria masculina

Mas esse é um post mais rápido, falando um pouco só sobre esses três perfumes Eudora e explicando as linhas que ele fazem parte, por que a marca tem uma histórico mais recente nesse segmento. Eu vou aproveitar também pra falar um pouco sobre a estratégia das marcas de perfumaria em relançar o mesmo perfume em versões diferentes.

Além dos perfumes Eudora que falo aqui, eu já falei de alguns xampus e pomadas da Eudora nos post sobre cabelos, de uma linha que chama Siàge Men, que é a linha masculina deles. Eu encontrei uns 30 perfumes Eudora masculinos, divididos em algumas séries, que são aquelas pequenas coleções.

São variações de uma fragrância ou marca que fazem muito sucesso, e ai eles são relançados de tempos em tempos em versões mais esportivas, mais concentradas ou em embalagens especiais. Também tem algumas edições especiais avulsas, e eu vou falar de uma delas logo mais.

Eu começo com essa linha Club 6, que é a mais antiga, e o principal ingrediente do lançamento original é o âmbar, que é uma resina e tem um cheiro adocicado, quente e pode parecer um pouco empoeirado, como um calor do deserto e não um calor úmido como o de floresta.

Normalmente o âmbar é associado com perfumes orientais, que têm essas notas que fazem a gente viajar pro Oriente Médio, pra Índia ou pra Tailândia e que faz o perfume ter uma personalidade forte e uma presença bem marcante e duradoura.

É uma característica dessa matéria-prima, a resina, um cheiro que demora mais tanto pra aparecer quando pra passar, por que ela tem moléculas mais pesadas. O âmbar, por ser uma resina que às vezes pode ser extraída de madeiras, combina muito bem com notas amadeiradas. E o Club 6 original tem carvalho e sândalo, e também patchouli, cítricos, menta, então tem esse cheiro de madeira doce e perfumada.

Esse tipo de perfume costuma ser mais usado à noite ou no frio, por que dá essa sensação de calor, mas eu não sigo muito essas regras do que pode usar e quando, por que às vezes você pode usar um perfume quente em dia quente e isso te refrescar também.

Isso se for usar o mesmo raciocínio da pimenta na culinária da Bahia, do México e do Sudeste asiático, que são todos lugares quentes e úmidos e as pessoas se “esquentam” com a pimenta, por que ai faz você suar e suar refresca, por que você está expulsando o calor do corpo pelo suor.

Parece controverso e nada a ver eu comparar suor com perfume mas às vezes a gente consegue estimular uma sensação por contraste, às vezes também consegue fazer isso por assimilação, usando sensações parecidas.

O que eu tenho aqui é o Club 6 Voyage, um lançamento de 2020, que é bem acentuado nesse tipo de nota que eu descrevi agora, que a gente conhece como notas orientais, tem um pouco de cheiro de incenso. O Club 6 Voyage fala de noites caribenhas, então tem essa mesma pegada de calor.

Ele é bem temperado, e quando a gente fala os ingredientes parece até a receita de um doce exótico: laranja, tangerina, noz-moscada, pimenta preta, alecrim, canela, rum, café, caramelo, tabaco… E âmbar, que é o traço principal dessa linha.

Apesar de tanto estímulo tanto no olfato quanto no paladar, ele é no conjunto bem amadeirado e aromático, nem é tão pesadão quanto parece. É sim um perfume bem complexo, com camadas, e cada vez a gente sente um aspecto diferente dele.

Outro dessa mesma linha é o Club 6 Vip, que é o mais fresco de todos, mas também temperado com cheiros envolventes, como o couro. Ele tem então esse aspecto animálico, que é outro termo de perfumaria pra descrever perfumes que têm essa característica, de toque ou de olfato que lembre algo relacionado com algum animal.

Tem outros dessa linha Club 6 que são bem simples na composição, bem direto ao ponto. O Club 6 Cassino é bem evidente nessa parte do âmbar, da resina, e da sua associação com notas amadeiradas. Tem gengibre e pimenta, então tem também esse toque mais apimentado. O Club 6 Class, com madeiras aromáticas, então dá aquele cheiro de sauna e de limpeza.

Eu tenho aqui também o Volpe, que é um desses independentes, no sentido de não fazer parte de uma coleção ainda, quem sabe vira um dia… E é bem amadeirado também, e faz uma graça com viagens, então tem um vetiver do Haiti e pimenta preta de Madagascar, e também tem patchouli, canela e lavanda, e por isso acaba tendo esse pique de perfume étnico: apimentado, amadeirado e um pouco doce.

Entra nesse mesmo pacote que eu falei sobre o Club 6, dos perfumes quentes, orientais, adocicados e com especiarias. Bem aveludado e envolvente, como se fosse uma resina apimentada. São perfumes cremosos.

Outra linha masculina da Eudora é chamada H, também nessa linha de perfume com cheiro de homem limpo, os fougéres, que começou em 2017 como uma linha de perfumes verdes, que são aqueles com cheiro de mato e de grama molhada, mas também um pouco temperado a seu modo, com hortelã e gengibre, que reforçam essa ideia de frescor.

Tem um pouco de notas aquáticas também, que são os perfumes com sensação de umidade, de algo aquoso. Ambas são características de perfumes pensados pro verão e que também se dão bem com o público masculino.

A versão do Eudora H que eu tenho é a Energy, que puxa mais pros cítricos, mas sempre nessa mistura de notas aromáticas com notas aquáticas. Então o que aparece primeiro é essa parte mais herbal e amadeirada, de vetiver, lavanda, menta e sálvia, e depois essa brisa de maresia, que é o que fica mais tempo.

Essas são fragrâncias sintéticas, então quando eu falo de notas aquáticas não é que tem perfume de água, até por que água não tem cheiro a não ser no Rio de Janeiro, mas é por que foi criado pensando em passar essa sensação de mar e praia.

E tem ainda o Eudora H Acqua, que puxa ainda mais pras notas aquáticas e uma sensação gelada na pele, com um pouco de cítricos também, especiarias apimentadas e sândalo. Então ele fica bem refrescante e um pouco temperado.

Esses são os perfumes Eudora que eu tenho, mas que ainda tô conhecendo, eu não usei muito nenhum deles ainda mas tô experimentando pra sentir como cada um cresce. Tem outros vídeos sobre perfumes no canal, da Natura e O Boticário e aos poucos eu vou falando sobre os perfumes que eu tenho aqui, que não são poucos, e vou agrupando por similaridade ou por sugestão de uso.

Eu não vou falar sempre de novidades por que como eu disse em perfumaria é muito forte essa ideia de uma linha com várias versões por que é isso o que vende mais, as marcas mais conhecidas. Então vou apresentando o conceito geral de cada linha e você avalia a base de criação e vai acompanhando os lançamentos e escolhe a variação que mais encaixa com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search