Fixadores e texturizadores capilares
Tudo sobre finalizadores capilares, principalmente os fixadores, modelaldores e texturizadores, mas também um pouco sobre protetores e produtos de acabamento para o cabelo. Além de limpeza e cuidados com os fios e o couro cabeludo, dá pra brincar um monte com forma, volume e textura com produtos especiais. Apresento aqui a diferença entre gel, spray, mousse, ceras e pomadas e qual o efeito e melhor forma de aplicar cada um.
Hoje eu vou falar sobre finalizadores e modeladores de cabelo, como os fixadores, modeladores e texturizadores. Eu já falei de xampu, de condicionador e de máscaras. Falei até sobre calvície e caspa no post anterior… E só depois que já tiver com tudo isso em ordem, com o cabelo e o couro cabeludo limpos, saudáveis e bem-cuidados, é que você vai partir pra essa etapa que, como o nome já diz, é só pra finalizar. É só na parte do fio mesmo que a gente passa, por cima, sem tocar o couro cabeludo. Então é um recurso estético e que fica pro final.
Agora a gente precisa separar bem as funcionalidades, por que tem uma diferença grande entre fixadores e cremes de tratamento, que podem ser aqueles que a gente passa e tira tudo depois, ou os que a gente deixa no cabelo, por que têm uma atuação contínua… Esse são os que cuidam: hidratam, levam nutrientes e ajudam a desembaraçar e deixar os fios mais resistentes e com mais brilho e mais volume.
E aí tem os modeladores, uma outra categoria de produto, que são normalmente fixadores ou texturizadores (e já vou explicar como funciona cada um). Mas pode acontecer então alguma confusão com nomenclatura, por que hoje muitos desses produtos fixadores ou de modelar também têm alguns recursos de tratamento embutidos.
Então volto a falar numa coisa que eu sempre falo aqui nos vídeos: a gente precisa aprender a ler os rótulos pra saber como utilizar. O nome que tiver primeiro é sua atuação principal. Na lista de ingredientes vale essa regra também, os primeiros são os que têm em maior quantidade, então leia pra entender o quanto são fixadores e o quanto são de tratamento.
E siga o que está escrito no rótulo. Tem produto que pode ficar na cabeça, que é feito pra isso, e tem produto que tem que ser retirado, seja depois de 10 minutos ou no dia seguinte, por que se acumular pode descascar o couro cabeludo, enfraquecer os fios e tudo o que você já sabe e que eu já falei aqui.
Outra confusão que pode acontecer com nomes é com o termo finalizador. Finalizador é a etapa final, dããã, o que pode ser um produto específico de proteção, contra poluição, radiação solar ou calor (do sol ou do secador). Ativador de cachos é um tipo de finalizador também, que diminui o volume e previne ressecamento.
Outro que pode ser considerado um finalizador é o reparador de pontas duplas, que é basicamente um silicone que você passa pra disfarçar o problema, e disfarça também o frizz, mas não é um tratamento, por que ele não vai resolver o problema, ele só vai cobrir.
O finalizador, sejam fixadores ou texturizadores, é um recurso mais imediato, por isso vale ir atrás dos motivos que tão deixando ele assim ao invés de só passar um verniz por cima, que é um recurso que você vai usar pruma emergência, uma festa, uma foto… Não precisa estar todos os dias perfeito também, né?
Você pode por exemplo finalizar o cabelo com um leave-in, que é um produto de tratamento, mas como ele pode ficar no cabelo, já vai dar uma textura e um brilho diferente. O leave-in que eu uso tem essa proteção térmica também, então por isso eu gosto de passar de dia. Eu tenho usado bem pouquinho de leave-in pra finalizar, por que eu tava empolgado com o efeito e passando demais, e meu cabelo tava ficando pesado e opaco, então diminui agora e tá mais bonito. 😉 Não acha? Não inventa de finalizar com condicionador, por que se ele ficar no cabelo, a acidez do condicionador pode estragar os fios, então tem que tirar tudo na lavagem. Ele serve só pra desembaraçar mesmo.
Essas substâncias dos produtos modeladores e fixadores, que são os tipos específicos de finalizadores que eu quero focar hoje, são produtos que a gente deposita no cabelo pra dar uma forma ou uma textura diferente no fio. E a diferença entre elas depende do que é que você vai depositar ali. Cada substância reage de uma maneira diferente com o tempo e o modo de secagem e isso vai determinar como cada cabelo vai se comportar.
Ah, e tem essa ainda, cada tipo de cabelo reage de maneira diferente a esses materiais, se é liso ou se é crespo, se é oleoso ou seco… Então é sempre mais difícil encontrar o modelador perfeito, por que é algo muito particular, mas vai testando que eu tenho certeza que você consegue achar o melhor pra você. Assiste esse vídeo até o fim que eu vou ajudar você a fazer essas escolhas.
O meu cabelo como você pode observar e admirar é bem fino e cacheado e também um pouco oleoso, então eu sempre me dei melhor com as ceras e as pomadas, por que são as que dão um pouco de textura sem fixar completamente. Mas eu vou deixar essas pro fim, por que são as que eu tenho mais e testei mais.
Em todos os casos, a questão da quantidade é muito importante, por que depois que você puser é super difícil de tirar, não dá pra tirar na hora por que tem que entrar no banho pra tirar e lavar com água e xampu, então começa sempre usando bem pouquinho e vai acrescentando o que quer que seja que você estiver usando aos poucos pra não passar do ponto.
Eu vou começar falando dos fixadores que fixam mais, que são o gel e o spray, que a gente usa pra segurar o penteado por mais tempo. Se você observar as próprias características do produto, você já consegue ter uma ideia do efeito que ele causa.
O gel tem alta fixação, e deixa os fios duros e com aspecto molhado. Ele funciona assim, você passa o gel e onde você passar o gel ele vai secar e ficar ali. Costuma se dar melhor com cabelos lisos e grossos, que você arruma com um pente, mas dá pra usar pra moldar cachos também, arrumando com os dedos, só precisa dosar ali na hora e ver o quanto você quer que ele fique no lugar. Pode usar bastante se quiser, mas saiba o cabelo vai ficar todo engomado! Eu não tenho nenhum gel pra mostrar aqui, por que eu não uso mesmo e não acho que fica bom no meu cabelo que é muito fino e muito rebelde e não gosto desse toque melecado.
O spray é o contrário, por que ele some, e dá um aspecto seco e matificado. Ele também tem alto poder de fixação, mas funciona como uma cola. Onde você aplicar, o cabelo vai ficar exatamente daquele jeito que ele estiver. E aí você pode usar com pente, com escova, com secador, mas sempre seco. Spray é laquê, pra quem não sabe. São conhecidos hoje como sprays fixadores.
Eu tenho esse da linha Axe Matte Effect que é super antigo e eu usei super pouco, eu nem sei se existe mais essa marca, mas eu quero usar pra mostrar pra você como você aplica, que é assim, passando o spray por cima e pronto, vai colar do jeito que estiver lá. É um produto muito associado a cabelos longos e penteados femininos, ou muito elaborados e difíceis de manter, como os topetes tipo rockabilly.
Essa mesma linha tem um outro tipo de spray que é o spray de sal, que não fixa, mas dá textura. E esse é ótimo pro meu tipo de cabelo, por que dá um pouco daquela melada que dá com a umidade de quando a gente vai pro litoral, com maresia e banho de mar, e isso ajuda a definir cachos e dar movimento pro cabelo. É água com sal basicamente e eu adoro mas só dá pra usar com os fios mais longos, por que não tem efeito nenhum em cabelo curto… Uso como finalizador mesmo, pra sair de casa e dar uma arrumada geral na cara. Pode passar com ele seco ou molhado e fica sempre com um acabamento natural.
Aí tem a mousse, que eu também não tenho aqui por que eu acho que não funciona bem comigo, por que meleca e não tem uma fixação suficiente. A mousse serve mais pra texturizar do que fixar, então por isso vai bem com cachos por que ajuda a definir. A mousse é uma espuma modeladora, que dá volume e dá uma encorpada nos fios, então é bom pra quem tem cabelos finos também.
O meu é fino, mas não me dou bem mesmo e acho que tem muito a ver com esse aspecto sensorial do produto, do toque e da sensação. E você tem que passar na mão toda mesmo, pra amassar o cabelo todo com ela. Mousse combina com o uso do difusor, que é um secador não direcionado, que só seca e esquenta e por isso não dá o efeito de uma escova, que vai acabar alisando o cabelo.
De todos os fixadores, as pomadas e as ceras são os que mais combinam com uma rotina de cuidados masculinos, por que são as que funcionam melhor com cabelos curtos e dão textura e controle pra quem tem os cabelos desfiados. Elas são mais densas e você pode observar a própria apresentação do produto que é sempre em potes rasos, por que você aplica com a ponta dos dedos, e isso é bom por que fica mais fácil de limpar a mão depois. Então esse processo de aplicação conta muito quando você vai escolher também, além do efeito desejado e o tipo de cabelo.
Como elas são muito mais grossas do que as outras, começa pegando bem pouco com a ponta dos dedos, pra ir modelando mecha a mecha, deixando um pouco pra cima ou desenhando com os dedos pro lado. Eu gosto muito dessa cera em bastão da Tigi e eu uso há muito tempo por que foi indicação do Robert Estevão, um cabeleireiro famosérrimo que fazia muitos desfiles.
Apesar de poder passar direto no cabelo seco, eu prefiro passar um pouco na mão e espalhar pra ir acrescentando aos poucos. Se passar do ponto, o cabelo vai parecer que não é lavado há mais de uma semana, fica com aspecto sujo mesmo, principalmente em quem já tem o cabelo oleoso. Por que é uma cera mesmo… Mas ela dá uma textura muito bacana, dá um pouco brilho e ajuda a manter no lugar sem ficar completamente preso como com gel ou com spray. E é muito sequinha e muito fácil de aplicar.
Tem outras duas ceras modeladoras da Tigi, e olha o que eu falei dos potes rasos pra você aplicar com os dedos. Uma é super fixadora, é uma pomada dura transparente e grudenta. Eu uso mais na lateral, pra fixar e só um pouco em cima pra dar textura. Recomendo, mas use com parcimônia e nunca perto do couro cabeludo, senão vai ficar parecendo um emo com o cabelo colado na testa. Em cabelo curto a gente passa bem na pontinha dos dedos e dos cabelos pra não melecar.
Tem essa outra da Tigi que é pra dar textura, então é mais cremosa e melequenta, pra você fazer umas mechas maiores no cabelo e deixar secar mais livremente. Olha como ela é por dentro. Nesse mesmo esquema tem essa jelly wax da Keune, que já venceu há muito tempo e eu nem sei se pode usar mais mas fica aqui pra me salvar qualquer dia que eu quiser fazer um style. Mas veja, ela é bem melequenta, um cimentão mesmo, que você passa e ela seca do jeito que você deixar e vai ter esse acabamento que é diferente do gel que é molhado e do spray que é super seco, então ele é mais melequento. Uma pomada mesmo.
Nessa mesma linha, de pomada cremosa branca, mas um pouco mais consistente, são essas outras duas, uma da linha Siàge Men, da Eudora, que é uma pomada modeladora de alta fixação e efeito matificado. Todas elas definem e modelam o cabelo sem o aspecto molhado. E essa 3 em 1 da Giovanna Baby que voltou agora com essa linha GB Men, que é uma bobagem por que é pra barba, cabelo e bigode, então é uma pomada como todas as outras e esse 3 em 1 é um efeito de marketing. Tem uma textura um pouco mais fluida e por isso tem fixação moderada.
A Kérastase Homme Densfique é muito boa também, com toque bem leve, e ela dá corpo aos fios, fica com um aspecto mais grosso. Não por que ele tá mais grosso de verdade mas por que ele tá melecado com essa pomada… Ela segura bem o cabelo e sem deixar parecer que tem algo nele, fica com aspecto seco, mas ainda deixa os fios com um brilho característico.
E por fim tem essa da L’Occitane au Brésil que é uma pomada modeladora de alta fixação também, que também serve pra barba e cabelo, como todas, mas que ainda faz um pouco de hidratação e deixa o cabelo macio e no lugar. Então ela é ao mesmo tempo modeladora e de tratamento.
Agora, como os fixadores e modeladores são algo que a gente põe no fio pra conseguir o efeito desejado, é exatamente por isso que a gente tem que lavar bem pra tirar depois. No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que eu consulto sempre, diz que, em geral, todos os fixadores sem álcool não prejudicam os fios e não causam queda de cabelo, desde que sejam de boa qualidade (e aí isso fica em aberto, mas pode ser qualquer produto de marca confiável que seja vendido em farmácia ou supermercado e que não seja uma fórmula mágica feita em casa), e também desde que não seja usado diariamente.
Esse trabalho todo a gente não pode e nem precisa ter todo dia, deixa pra uma ocasião especial ou um dia em que tiver a fim de variar ou tentar um penteado novo. Se você quiser usar com mais regularidade, precisa tentar alternar os dias e programar as lavagens pro dia seguinte de usar os modeladores, já que não é pra lavar todo dia também.
Então você se programa pra ter um dia divertido de fazer penteados e um dia seguinte pros rituais de limpeza e tratamentos. Pode usar nesse caso um xampu mais pesado, de lavagem profunda, que é diferente do xampu de uso diário que, pra ficar mais leve, ele tem menos sabão e por isso tem eficácia um pouco reduzida.
Outra maneira de finalizar os cabelos é com recursos térmicos, como secadores, chapinhas, baby-liss, difusor de cachos… Ou as ferramentas manuais de sempre: escova e pente em formatos e materiais diferentes. Mas essa não é muito a minha seara e não tenho lugar de fala pra falar sobre isso. Assim que eu conseguir eu convido alguém pra explicar tudo isso pra gente. Tá bom?
A série de vídeos pra cabelo termina por aqui, por que eu já falei de todas as etapas que a gente pode passar, de cuidados diários, de saúde e até esses que são apenas estéticos. Mas volta para assistir os primeiros e assina o meu canal no YouTube, me segue no Instagram ou no Pinterest, que tem outros vídeos sobre skincare, perfumes e história da moda.