Leave-in, máscara, condicionador

Leave In, Máscara, Spray…

Que tal trocar o condicionador por um creme que não precisa enxaguar? É melhor esborrifar algo mais aquoso e secar ao natural ou passar algo bem espesso e ainda usar uma touca por cima? Sabe que até água gelada pode ajudar a fechar a cutícula dos cabelos e deixar os fios maleáveis, macios e com brilho?… Vem comigo que eu explico direitinho como funciona essa parte pós-lavagem da rotina de cuidados capilares com leave-in, máscara de tratamento ou spray condicionante.

Eu já fiz no post anterior uma introdução bem detalhada sobre limpeza do couro cabeludo e a importância de lavar e também de não lavar demais, pra manter um pouco da oleosidade natural que, como a gente viu, faz bem pro cabelo. Agora, eu vou precisar explicar um pouco mais especificamente sobre o fio do cabelo, por que o post de hoje é sobre condicionador, leave-in, spray e máscara de tratamento. E pra entender como eles atuam, você precisa saber sobre como os fios são compostos e como e por que eles podem ficar danificados.

Um fio de cabelo, quando sai do folículo piloso que fica no couro cabeludo, é composto por células que produzem queratina, que é essa proteína bastante fibrosa (mais especificamente uma cadeia de polipeptídeos) e, por isso, as características principais dela são: consistência rígida, elasticidade e também um pouco de impermeabilidade. A maior parte do cabelo é composta por essas células cheias de queratina, por isso que os fios, quando estão saudáveis, apresentam força e resistência. São características de todas as proteínas que tem no corpo: pele, unha, músculos…

A haste capilar tem uma camada mais externa que é chamada cutícula. São células bem achatadas e alongadas, sobrepostas umas às outras e que ficam na parte superior, numa camada bem fina e bem rica de queratina, que parece um pouco como escamas de peixe, ao longo do comprimento do fio. A cutícula funciona como uma barreira protetora, e é o que dá no cabelo o aspecto mais visível, como textura, movimento, brilho e maciez. Tudo bem eu ficar um pouco mais técnico aqui, por que achei legal passar por essas informações pelo menos uma vez, e isso vai ajudar a gente a fazer as escolhas de produtos no futuro. Eu tive que estudar um monte sobre leave-in e condicionador pra falar sobre isso, pesquisei de novo no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e adoro quando me ponho pra pesquisar assim, então aproveito pra compartilhar a informação com você.

Bom, então por ser a parte mais externa, a cutícula dos fios é a que mais sofre agressões. Claro… Alguns exemplos das reclamações que são associadas a problemas na cutícula do cabelo são: pontas-duplas, cabelos porosos ou difíceis de pentear, fios quebradiços ou eriçados… Quando os fios estão saudáveis, eles parecem saudáveis. Ou seja, é quando a cutícula está bem fechadinha, de modo coeso. Assim, a gente consegue preservar nutrientes, moléculas de água e essas proteínas seladoras no interior do cabelo, e eles ficam maleáveis, hidratados e com brilho. Que nem comercial de xampu.

Quando a gente fala que eles estão danificados é por que as cutículas estão abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. A má notícia é que essa cutícula é muito sensível a qualquer tipo de agressões físicas (como aquecimento por secador ou chapinha…) ou químicas (alisante, permanente, descolorante e tintura, que pra funcionar precisam agir profundamente, na fibra capilar, ou seja, eles destroem a cutícula). Então é muito fácil detonar o cabelo nesse sentido.

O próprio hábito regular de limpeza com xampu faz exatamente esse processo de abrir a cutícula para eliminar alguma sujeira que possa ter ficado presa ali. É um recurso químico que a gente usa aqui: ele faz isso por que tudo o que tem o ph alcalino tem essa capacidade de abrir as cutículas. Assim como as temperaturas mais altas, como na água quente do banho, que também abre as cutículas e por isso em excesso pode ressecar.

Então, não dá pra fechar a cutícula e deixar ela fechada, por que sempre que a gente lava a gente faz essa mini agressão aos fios, da mesma forma que o excesso de detergente pode irritar o couro cabeludo. Então a gente vai sempre trabalhar com política de redução de danos, igualzinho a gente faz com a pele do rosto: tem que lavar pra tirar a sujeira, mas lavar lavar demais pode tirar a proteção natural e a gente vai sempre trabalhar, com hidratantes ou leave-in, para repor essa proteção. Por isso é muito importante acertar o tipo de xampu e a frequência de lavagem com um dermatologista antes de tudo.

Mas como a gente repõe essa proteção do cabelo? Melhor: como a gente fecha de novo a cutícula? Assim como eu disse que água quente e produto com ph alcalino (tudo o que tem sabão e detergente em geral) têm essa capacidade de abrir as cutículas, o inverso também é válido. Ou seja, tanto produtos ácidos quanto água fria ajudam a fechar. Ou selar, pra usar um termo mais técnico que você já deve ter ouvido em salão.

Então, por exemplo, se você passar vinagre nele (testa com um sem cheiro, de preferência) ele vai ficar uma beleza, desembaraçado e com brilho, por que a acidez do vinagre deixou as cutículas fechadinhas de novo. Tem um efeito parecido terminar o banho com uma ducha de água gelada na cabeça. Já reparou como isso acontece naturalmente quando a gente tá na praia? Agora tá explicado. O frio fechou suas cutículas naquele momento.

Sabe o que também é ácido? Os condicionadores… E agora eu vou entrar num ponto polêmico, que foi o cabeleireiro Marcelo Pascotto que me chamou a atenção para o seguinte. Os condicionadores não são feitos para ficar na cabeça. Na verdade, é recomendado nem passar no couro cabeludo, só no comprimento do fio, com a ponta dos dedos. Justamente por que muito tempo em contato com a sua acidez pode irritar (e descamar) tanto o couro cabeludo quando o cabelo. Então é muito importante enxaguar bem para eliminar o excesso tanto de xampu quanto de condicionador para não deixar que eles próprios acabem sujando seu cabelo e piorando o que você tá tentando resolver.

Condicionador é um produto pós-lavagem que serve basicamente para desembaraçar. Ele faz isso e tem resultado imediato, mas como você precisa enxaguar bem, você acaba deixando o fio desprotegido de novo. E o uso contínuo pode irritar, como já disse, pela acidez. Então, tá preparado? O Marcelo Pascotto não recomenda o uso de condicionador!… Ele é um especialista e andou pesquisando bastante para desenvolver a linha de produtos do salão L’Officiel, e sua recomendação parece bem fundamentada.

E ainda, ao invés de passar condicionador que vai unicamente fechar a cutícula e pronto, é melhor então usar um produto tipo leave-in, que como o nome em inglês já diz, é um produto que você passa a deixa. O leave-in é mais leve e feito pra isso, não vai pesar nem no cabelo nem no couro cabeludo. E além de fechar a cutícula, o leave-in também é hidratante e tem vitaminas, então leva esses nutrientes pros fios justamente nesse momento em que estão com as “escamas” abertas depois da lavagem. E ai elas fecham e ficam ali bem alimentadas e hidratadas no miolo, deixando o corpo do cabelo mais uniforme e protegido. O leave-in um recurso físico de proteção, por que o próprio produto atua na criação dessa camada protetora novamente, e não somente um processo químico como é no caso do condicionador.

Outra coisa que o Marcelo Pascotto me ensinou também é ler sempre o rótulo dos produtos. De todos os produtos, mas em especial os de produtos capilares. Se ele diz que você pode usar o leave-in todo dia e deixar sem enxaguar. Faça isso. Se ele diz que é pra deixar a máscara agir por cinco minutos e depois enxaguar, faça exatamente isso. Por que, como a gente viu até aqui, cada produto atua em um aspecto especifico, seja um recurso físico ou químico, seja de atuação imediata e que precise de enxague, ou seja um produto de longa duração, que se beneficia do tempo em que vai ficar aplicado.

Então, por exemplo, o leave-in que ele fez diz que é para ser aplicado sobre os cabelos limpos e úmidos, você espalha uniformemente e é fácil por que ele é bem aquoso, e deixa secar naturalmente. Ele tem um antitérmico (que protege quanto ao uso de chapinhas e secadores, até queimadura de sol) e vitaminas para nutrir os fios continuamente, já que você fica com ele no cabelo. A máscara de tratamento da mesma linha tem outro modo de aplicação. Ela serve mais pra restauração, e tem complexo de aminoácidos pra isso (que são as bases para criar as proteínas). E controlam também volume e frizz. Você passa depois de tirar o xampu, com os cabelos úmidos mas sem excesso de água, massageia bem para penetrar, deixa agir por cinco minutos e enxagua novamente. Ou seja, não é pra deixar na cabeça. Máscara de tratamento assim é ótima pra fazer no fim de semana com calma, pode até por uma touca ou enrolar a toalha por cima enquanto espera e fazer outra coisa, enquanto o leave-in é mais para o dia a dia, mais fácil de arrumar o cabelo pra sair, serve até um pouco como finalizador.

Dá pra ter alguns desses recursos no xampu também. A Siàge Men é uma linha de produtos capilares masculinos da Eudora que tem, entre outras opções, um xampu que é para dar força aos cabelos. Quando fala em força e resistência, é por que eles são carregados em vitaminas que deixam o cabelo mais nutrido, assim como com as máscaras de tratamento. Ok? É só um jeito diferente de levar os nutrientes, mas o objetivo é o mesmo.

Mas é claro que também tenho condicionador, que eu uso ainda. Eu falei do xampu da linha Meu Q no outro vídeo, que você escolhe as propriedades, a cor e a fragrância, e eu ganhei a linha completa, que vem com condicionador e leave-in. O condicionador eu achei a consistência um pouco dura, difícil até de tirar do pote. Mas tenho usado pra fazer o conjunto, por conta do perfume herbal que eu escolhi e eu adoro, terminando com o leave-in depois que é esse mais clarinho.

Outro condicionador que uso as vezes, bem de vez em quando, é esse 2 em 1 da Dermage, que serve tanto pra cabelo quanto pra barba, e é recomendado aplicar nas mãos primeiro de depois passar nas pontas, para por tudo no lugar e também hidratar um pouco os fios. Então é condicionante, mas também um pouco de tratamento. É muito bom pra quem tem cachos, por que serve pra ajudar a arrumar e ainda cuida.

Bom então agora espero que você já saiba lavar bem a cabeça e cuidar para que o couro cabeludo esteja limpo e seco, que os fios estejam bem nutridos, hidratados e com as cutículas fechadas, sem resíduo de produtos e, por consequência, maleáveis, brilhosos, volumosos e macios. Nos próximos vídeos eu vou falar bem especificamente sobre frizz e eletricidade estática, depois sobre couro cabeludo, passando por calvície e caspa, e termino com um sobre finalizadores, como gel, pomada, cera, spray e mousse… Até já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search