Cabelos oleosos

Portrait 735188 1920

Dá o maior trabalho cuidar de cabelos oleosos, pois deixar de lavar leva rapidamente ao acúmulo de sujeira, mas lavar demais também pode ter o efeito contrário, e acabar estimulando a produção de gordura. Os efeitos são muitos: fios grudados e pesados e transferência de oleosidade para pele (favorecendo acne, principalmente na testa).

Xampus

Homens costumam ter pele, barba e cabelos oleosos, mais que as mulheres, uma vez que a alta quantidade de testosterona afeta diretamente a produção da glândula sebácea. Mas segundo a barbeira Thais Antunes, o comprimento curto favorece a distribuição mais rápida do sebo, o que gera ainda maior sensação de oleosidade.

Segundo a especialista, banhos mornos e frios e xampus específicos são alguns dos recursos que temos para controlar os cabelos oleosos. Para quem aguentar, lavar com água gelada diminui a oleosidade além de hidratar, pois ela ajuda a fechar a cutícula do cabelo, dando um efeito de mais brilho aos fios. Uma sugestão dela é lavar o cabelo com água de morna para fria e deixar apenas o último jato mais gelado.

“No caso dos cabelos oleosos, os mais indicados são xampus transparentes, mas em conjunto com eles também é importante intercalar produtos leitosos, para evitar o ressecamento”, revela a barbeira Thais Antunes.

Condicionador

Sobre condicionadores, uma pequena quantidade já é o suficiente para o fechamento das cutículas, principalmente para os homens que possuem o cabelo mais curto. Ele repõe parte do óleo natural do cabelo que é retirado pelo xampu. O couro cabeludo já produz oleosidade natural, por isso para quem tem cabelos compridos é preciso utilizar o condicionador apenas na extensão dos fios.

Tratamentos químicos, como escova progressiva, tendem a aumentar o problema cabelos oleosos. Mas evite qualquer recita com itens de cozinha, como álcool ou vinagre. E toda essa oleosidade e o frio podem levar à dermatite seborréica, com descamação do couro cabeludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search