Xampus para homens
Sabia que é mais importante lavar o couro cabeludo do que os fios? E que não precisa lavar a cabeça todos os dias? A frequência de lavagem e o tipos de xampus (mais leve para uso diário ou de limpeza profunda) dependem muito do seu tipo de pele, seu estilo de vida e até onde você mora! Saiba como escolher xampus e outros produtos no primeiro post dessa série sobre cuidados com cabelos masculinos.
Eu ganhei um corte no L’Officiel, que é um dos salões mais antigos de São Paulo e que existe desde o fim dos anos 1950. São várias unidades, mas eu fui no salão da rua Mario Ferraz, no Itaim aqui perto de casa, que existe desde os anos 1980 e tem uma linda escada decorada com muito verde e uma claraboia que traz luz natural. Não poderia haver lugar melhor para começar a minha série sobre cuidados com cabelos masculinos.
Eu cortei com o Marcello Pascotto, que vem a ser um dos filhos dos fundadores do L’Officiel, que hoje toca o negócio com a família e que participou ainda do desenvolvimento dessa linha de produtos próprios (xampus e cremes) que estou testando e vou falar aqui também. Ele me ensinou várias coisas legais, que eu vou falar nos próximos vídeos, sobre cuidados com cabelos masculinos e como escolher os melhores produtos.
Antes disso, eu fui fuçar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, por que tudo o que eu falo aqui eu falo com esse propósito de saúde e não apenas de estética. Tá? A ideia desde o começo é puxar essa conversa com o público masculino sobre cuidados e rituais de bem-estar, especialmente nesses tempos de quarentena e pandemia.
Os pelos e os cabelos servem para protegera pele contra a radiação solar, além de ajudar a diminuir atritos contra a pele, e também a proteger orifícios em geral. Em algumas áreas do corpo, os pelos têm até uma função tátil, de percepção de sensibilidade. Sabe quando fica arrepiadinho? É tipo assim…
O folículo piloso, que é o local onde nascem pelos e cabelos, se desenvolvem ainda na fase embrionária. E isso significa que o número de folículos que uma pessoa tem já é determinado antes mesmo de ela nascer, inclusive os do couro cabeludo. Então, tem uma característica que é genética que a gente nunca pode ignorar, que é quantidade e volume de cabelo. Isso é uma característica sua e dificilmente vai mudar ao longo da vida. Certo? Não acredite em milagres.
Outra característica que até dá pra mudar mas não permanentemente e não sem causar alguns danos, é a estrutura do fio. E isso é determinado principalmente pelo perfil étnico que a gente faz parte, como padrão de crescimento, forma e textura dos cabelos.
Por exemplo, os cabelos lisos têm fios cilíndricos e uniformes, são típicos de etnias orientais, esquimós e indígenas. Já os cabelos crespos são mais comuns entre negros, e tem um formato elíptico e achatado, helicoidal como o modelo das tiras de DNA, o que dá esse aspecto enrolado nele. No meio do caminho tem os cabelos ondulados e todas suas misturas e por isso encontrados em diversas etnias.
Como acontece na nossa pele do rosto, o couro cabeludo também produz um pouco de sebo que serve como proteção contra agressões externas. Esse sebo acaba indo naturalmente para os fios no dia a dia, criando uma fina camada de proteção que dá brilho. Então ele não é de todo mal. Nos fios lisos, por conta do formato cilíndrico, a oleosidade acaba sendo melhor distribuída ao longo do fio todo. Nos fios crespos, como são multifacetados, a oleosidade não é igualmente distribuída e por isso eles são normalmente mais secos, principalmente nas pontas.
Quando a gente diz que lava os cabelos com xampus, na verdade a gente não lava os fios em si, mas o couro cabeludo, que é onde é produzido esse sebo. O que o Marcello Pascotto do L’Officiel me explicou é que a gente precisa então comprar xampus de acordo com o nosso couro cabeludo e não com o estado atual do cabelo. É uma diferença de nome que pode fazer bastante diferença: no Brasil os produtos são comercializados pelo tipo de cabelo, nos Estados Unidos você compra xampu pelo tipo de “pele”, a pele da cabeça.
Você pode por exemplo ter os cabelos ressecados mesmo com uma alta produção de oleosidade no couro cabeludo. Nesse caso, você deve usar xampus para “cabelos oleosos”, pensando no seu couro cabeludo, e um produto de tratamento para cabelos ressecados. Eu vou explicar a diferença entre eles depois, no próximo vídeo que é sobre xampus especiais e cremes e máscaras e tratamento. Como eu disse, um pouco de oleosidade é bom para seu cabelo, você pode até escovar ele regularmente para distribuir melhor isso.
O meu cabelo, por exemplo, fica lindo quando fico um ou dois dias sem lavar. Por que ele fica mais pesado, os cachos ficam mais bem desenhados, mais aproximados, e com um brilho bonito. Porém, se passar um período muito longo sem lavar, a tendência é que essa oleosidade fique acumulada e deixe um aspecto feio e mau cheiroso, além de favorecer o surgimento de dermatite seborreica em quem já tem sensibilidade na pele. Que nada mais é do que irritação e coceira.
Por outro lado, uma pessoa com o couro cabeludo e os cabelos secos, ou seja, com baixa produção e distribuição de gordura, se lavar com maior frequência do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados, com aquele efeito frizz (arrepiado), que tem a ver com a eletricidade entre os fios.
A única pessoa que pode avaliar corretamente o seu tipo de pele e fazer essas primeiras recomendações de produtos é uma médica dermatologista. Sempre procure um médico, pelo menos pra esse entendimento inicial do que ser melhor pra você individualmente, e a partir dai você vai acertando com ela a frequência de lavagem os produtos, com menor risco de causar manchas ou irritações.
Como agora você sabe que o foco da higienização é o couro cabeludo, você vai lembrar no dia a dia que é lá que a gente aplica o xampu e massageia bem com a ponta dos dedos. O ideal é que o xampu fique ali por alguns minutos, por que assim pode ir descendo e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta.
Lembre de começar o banho sempre lavando a cabeça. É a primeira coisa que a gente faz, por que se ficar algum resíduo de xampu, creme ou sujeira da cabeça na pele dos ombros e do pescoço, você limpa com sabonete em seguida.
Os xampus são feitos com detergente. Então, além de limpar a oleosidade, também eliminam o suor, a descamação das células do couro cabeludo, resíduos de poluição e de outros produtos que você usa. Por isso, você vai lembrar sempre dessa regra que é muito importante, que é a de enxaguar bem sempre. Tem que tirar o xampu todo da cabeça, por que senão a própria sujeira que ele ia tirar ou mesmo o próprio resto de produto vão sujar seu couro cabeludo tudo de novo se ficar ali.
A higiene capilar em geral não tem uma regra, por que depende muito do tipo de cabelo e da região em que você mora. Quando eu morei em Londres a água de lá tem muito calcário e meu cabelo ficava lindo e pesado, eu não lavava tão frequentemente por que o tempo frio deixava menos oleoso, então eu amava e precisava cuidar super pouco. No Brasil, em geral, é mais quente, e a lavagem tem que ser mais frequente, até por uma questão de costume de se enfiar embaixo d’água o tempo todo.
A maioria das marcas recomendam duas aplicações do produto, uma pra tirar o grosso dos resíduos superficiais e a segunda para lavar o couro cabeludo mesmo. Mas como esse nível de detergência de grande parte dos xampus é alto, uma lavagem costuma ser suficiente, principalmente os cabelos mais secos.
Como eu vou na academia todo dia e lavo o cabelo quase todo dia, ou em dias alternados, o ideal é usar um xampu leve de uso diário na rotina de cuidados com cabelos masculinos. Eu vou mostrar primeiro esses que tenho usado que são mais leves e nos próximos vídeos eu mostro os mais elaborados e os cremes e máscaras de tratamento, tá? Então vamos começar com esse do salão L’Officiel, que o Marcelo Pascotto me deu quando eu fui lá e ele mesmo participou do desenvolvimento do produto, que é um xampu de uso diário muito cheiroso, com fragrância de chá.
Outro novo que tá na lista de recebidinhos e eu nem consegui provar ainda, mas é muito legal por que tem um esquema de personalização e cuidados com cabelos masculinos muito bacana, que é dessa marca que chama MeuQ. Você entra no site, diz qual é o tipo de cabelo, de oleosidade e se passou por algum processo químico recentemente, e escolhe o mais adequado pra você. Dá pra escolher também a cor e a fragrância. E a embalagem vem com o seu nome escrito, é muito divertido o processo. Sua fórmula é vegana e o ciclo de embalagens é todo reciclável. Mas, pra todos os efeitos, é um xampu leve de uso diário também.
Mais um dessa linha diária de cuidados com cabelos masculinos: um xampu desembaraçante da L’Occitane, que é dessa linha masculina Cedrat, uma fragrância cítrica que tem outros produtos e que no xampu tem esse aspecto de refrescância, então que ajuda a reforçar a ideia de limpeza.
Você só vai precisar de um xampu tipo limpeza profunda nos cuidados com cabelos masculinos se usar muitos produtos, tipo laquê. Ou se faz natação, se entra com frequência na piscina ou no mar. Ou quando você tem cabelos muito secos, por exemplo, e não lava muito frequentemente. Pense que o xampu é um detergente então não é bom que use em excesso.
Então, o único que é diferente desses que eu mostrei agora é esse xampu da Keune que é uma marca originalmente de produtos profissionais pra cabeleireiros, é um xampu de limpeza profunda então tem maior concentração de detergente e por isso um pouco mais agressivo. Esse é um que é pra usar menos vezes, então uso bem de vez em quando. OK?
Bom, fiz uma bela introdução pra gente começar a falar sobre cuidados com cabelos masculinos pra gente estar bem informado sobre esses primeiros passos e ai passar pra etapa seguinte que é a de xampus especiais e cremes ou máscaras de tratamento, que vão resolver questões especificas de cuidados com cabelos masculinos.
Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
cabelo com caspa 🙁
oba, eu tenho um video já sobre isso:
https://andredoval.com.br/beleza/couro-cabeludo-calvicie-e-caspa