Caspa tem remédio

Head 2823697 1280

No inverno, a caspa tem o agravante da água muito quente no banho (veja também os cuidados que devemos tomar com a pele em época de frio). A alta temperatura, que pode vir também do secador, resseca o couro cabeludo, fazendo com o que folículo capilar produza mais oleosidade natural e ela se acumule. Abafar os cabelos com chapéus e bonés é outra maneira de aquecer a região e o folículo capilar e seu uso diário pode agravar o incômodo.

Essa sobrecarga é uma das razões da caspa, que é conhecido por dermatologistas como seborreia. Seus sintomas são descamação e prurido, com surgimento dos flocos brancos. E suas causas vão de alterações emocionais a problemas de alimentação.

Como a caspa está muito ligada ao acúmulo de oleosidade, excesso ou falta de lavagens podem afetar diretamente o seu surgimento. Produtos utilizados para alisar ou tingir os fios também podem agredir o couro cabeludo e causar ou agravar a descamação.

Pode ser facilmente tratada com xampus anti-caspa que possuem substâncias adstringentes e removem o excesso de óleo da região, acalmando coceira e vermelhidão, ou com ação antifúngica, que combate os microrganismos que se alimentam de gordura e que encontram no couro cabeludo oleoso o local ideal para se proliferar.

Casos muito graves, que envolvem desequilíbrio hormonal ou doenças psicossomáticas, pedem outras opções de tratamento com um médico adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search