Diferenças da pele masculina
A pele do homem, tanto do rosto quanto do corpo, tem uma composição distinta da feminina. Assim como os cabelos masculinos, que são mais porosos e oleosos, essas diferenças da pele masculina devem ser consideradas no dia a dia. Por isso, é preciso manter cuidados personalizados se o objetivo é mantê-la saudável e com aparência natural.
O hormônio testosterona determina as diferenças da pele masculina, a começar por sua estrutura. Em geral, os homens possuem a pele mais espessa (aproximadamente 20% mais) e mais oleosa, além de envelhecer de forma diferente.
Isso por que uma das diferenças da pele masculina é conter mais colágeno, o que dá um aspecto mais firme. A quantidade desse colágeno é reduzida ao longo da vida, numa velocidade constante e em pequenas porções.
Assim, eles começam a apresentar sinais de envelhecimentos em média após os 50 anos. Para comparar as diferenças da pele masculina: na mulher, a queda de quantidade de colágeno começa a acontecer depois dos 30 e é acelerada após a menopausa.
Mas a partir do momento que esses sinais começam a aparecer nos homens, as mudanças ocorrem rapidamente. A partir daí, são mais afetados pela perda de massa muscular, firmeza da pele e aparecimento de rugas profundas combinadas com o inchaço dos olhos e olheiras, o que confere aparência de cansaço.
Outra das diferenças da pele masculina é maior quantidade de glândulas sebáceas (até o dobro de sebo do que a feminina), o que favorece o aparecimento de acnes e cravos. E, além do excesso de oleosidade, pode haver sensibilidade, foliculite e perda de lipídios naturais da pele pelo simples ato de barbear-se.
Portanto, hidrate-se e comece a cuidar de sua pele desde já (seja qual for sua idade), faça chuva ou faça sol: limpeza, proteção solar, tonificação, esfoliação… E ainda: mantenha uma rotina de exercícios físicos e consulte regularmente seu médico!