Cuidados com o rosto
A cobertura de beleza masculina neste site passa longe de tratamentos mirabolantes, promessas milagrosas e até mesmo produtos de maquiagem. Sei que eles fazem parte da rotina hoje em dia, com ofertas em todos os cantos, mas ao mesmo tempo sei que a maioria dos homens não pratica nem o básico da rotina de cuidados com o rosto. O que pretendo aqui é facilitar a sua vida.
Não quero impor nenhum padrão de beleza fora do comum e minha ideia com esses posts é educar a audiência a incluir os passos mais simples de cuidados com o rosto por motivo de saúde e não para ficar parecendo quem você não é. Felizmente, a procura parece ter sido por benefícios em auto-estima e bem-estar, muito mais do que transformações do dia para a noite.
A boa notícia é que o mercado de produtos de beleza voltados para o público masculino está aquecido mesmo com a crise econômica que pauta os jornais diários. Os principais segmentos são: cabelo, perfume, barba. Mas e os essenciais dos cuidados com o rosto, como sabonete e protetor solar, já estão no seu nécessaire?
O conteúdo deste post sobre cuidados com o rosto foi apresentado por Marcos Yashima, treinador das equipes de lojas, spas L’Occitane e hotéis em que a marca está presente. Já havia sido publicado antes no Petiscos Pra Macho, quando eu trabalhava com Julia Petit, mas você pode ver novamente nos seis passos a seguir.
Não esqueça de ver também posts específicos sobre proteção solar e cuidados com a pele no frio e no verão (não é só filtro solar que é preciso prestar atenção, mas hidratação reforçada e ingestão de água).
1 – Limpeza
“Use um sabonete diferente que o corpo pois a pele do rosto é mais sensível. Ele pode ser adaptado para as características da sua pele: se é oleosa, use espuma ou gel de limpeza; de mista a seca, use produtos cremosos, como mousse, ou óleos (que são novidade). Você pode também fazer uma esfoliação semanal, ou duas vezes por semana, para limpeza profunda.”
2 – Tonificação
“É uma etapa normalmente esquecida. O tônico equilibra o ph da pele e reforça a limpeza e fecha poros dilatados, evitando cravos e espinhas. A aplicação é do centro pra lateral, para ajudar a circulação e a desinchar. O algodão ainda limpa fisicamente, pela fricção; por isso que nas primeiras vezes ele costuma sair escuro, mas se você usar regularmente e fica cada vez mais claro.”
3 – Hidratação
“Ela controla a oleosidade e protege a pele de agressões externas. O óleo que a pele produz serve de proteção, quando está ressecada a pele produz mais oleosidade. Existem hidratantes com ações específicas: matificante (anti-brilho), proteção solar, antissinais e especifico para a área dos olhos (que é a mais provável de sentir danos precoces).
4 – Hidratação corporal
“A temperatura externa e o contato com a roupa são agressões à pele também e a ressecam. Por conta dos pelos, o melhor são hidratantes com texturas leves, como as loções. A aplicação deve ser em movimento ascendente, para favorecer a circulação linfática, e de fora pra dentro. Não esquecer de passar nas mãos.”
6 – Barba
“É preciso lavar diariamente, como faz com os cabelos, especialmente a mais barbas mais densas. O uso de condicionador é opcional, nas barbas muito longas e ressecadas. Para barbear-se, é melhor fazer após ou durante o banho, pelo calor que fica no banheiro. O movimento deve respeita o sentido que a barba cresce. Hoje em dia há óleos de barbear, para áreas menores e maior precisão. O gel desliza melhor, é o ideal para o dia a dia. Não esqueça do pós-barba, que hidrata e cicatriza.”