Antioxidante facial: vitamina C e E
Nesse post eu falo sobre o que é antioxidante e o poder da vitamina C (ácido ascórbico) de ação antioxidante que a gente encontra em muito cosmético para a pele do rosto, às vezes também com vitamina E. Pode ser em fluido hidratante, sérum anti-acne e até misturado com filtro solar facial. Tem resenha de todos esses produtos, pra ajudar você a encontrar o melhor creme facial antissinais.
Você tem acompanhado a minha enciclopédia de cuidados pessoais, sempre falando mais sobre demandas do público masculino, mostrando algumas novidades em produtos pra esse segmento, mas com informações que servem pra todo mundo.
Eu fiz um começo bem didático, com tudo o que tem de mais importante pra você começar a aprender e a gostar de cuidar da pele, do rosto, do corpo, do cabelo e da saúde em geral. Eu deixei mais pra frente os cremes hidratantes, que foram os dois últimos. Por vários motivos…
Primeiro, por que eu precisava estudar melhor e testar mais produtos, por que é uma área que eu não era tão familiarizado. Mas também por que eu queria emendar justamente com o que eu vou começar a falar agora que é sobre sinais de idade.
Pra começar a falar agora sobre antioxidante, a gente vai desenhar uma linha e enfiar na cabeça que é impossível parar o tempo. Então não existe produto anti-envelhecimento, ou anti-idade. Por que os anos passam pra todo mundo, e o tempo causa mudança no funcionamento do organismo, do metabolismo, das nossa rotinas, e tudo isso se reflete na nossa aparência e na nossa saúde.
Quando a gente fala de produtos pra atuar nessa parte, de cuidados com a pele madura, a gente fala em sinais. E em antissinais. Por que conforme a pele envelhece, ela vai apresentando alguns sinais dessa passagem do tempo na sua estrutura. E a gente tem que se dedicar um pouco mais se quiser suavizar esses sinais: desidratação, opacidade, perda de viço e elasticidade… Sinal de envelhecimento a gente consegue controlar. Idade, não. OK?
Assiste a live que eu fiz com a dermatologista Tatiana Tayti, que disse que antioxidante precisa fazer parte da rotina diária pela atuação antissinais. Eu não sabia disso! Ela que me ensinou, então eu tive que estudar mais sobre isso também.
O que eu sempre usei como base de conteúdo, a partir de entrevistas que eu fazia com médicos, é uma rotina pensada em saúde: limpeza pra evitar infecção, inflamação ou proliferação de fungos na pele, hidratante pra repor a barreira natural de proteção e protetor solar para bloquear a radiação do dia a dia.
Se você fizer esses três, você já vai estar fazendo o mais importante pra manter a sua pele saudável e isso ajuda a controlar os sinais de idade. Porém, deixe eu te explicar um conceito pra você entender por que usar antioxidante, que é o conceito dos radicais livres. Eu amo esse nome, eles não só é radical como é livre!
Eles se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, a poluição, estresse, tabaco etc. E o radical livre provoca o que é chamado de estresse oxidativo celular. A oxidação, que é um processo natural e contínuo, tem o papel de iniciar e conduzir esse envelhecimento das células. É como se todos os nossos órgãos enferrujassem com o tempo mesmo.
Então, além de alterações hormonais e metabólicas que acontecem com o passar dos anos, o envelhecimento celular é causado por esse estresse oxidativo, em que a oxidação causada pelos radicais livres, que são estimulados por esses fatores externos, gera um estresse na célula, deixando ela mais suscetível a inflamações, infecções e alergias. Então tem um efeito direto no aspecto e na textura. Essa oxidação também altera o ciclo de renovação celular, que é essencial para uma aparência mais jovem e mais bonita.
A boa noticia é que a vitamina C é um poderoso antioxidante, o ácido ascórbico. A vitamina E também é usada pra isso. E assim como o ácido hialurônico, que serve pra hidratação, você pode ingerir, passar na pele ou injetar. Por isso que tem tanto creme com vitamina C ou E e sempre que tiver algum deles é por que ele se propõe a combater sinais de envelhecimento.
O bom de reforçar o skincare com antioxidante é que ele também hidrata, é emoliente, mas atenua linha de expressão, ilumina, uniformiza a cor e a textura, melhora o viço, a elasticidade… E ela potencializa o efeito do protetor solar. Então é bem essa área de atuação que a gente procura pra pele madura.
A gente costuma aplicar no começo, antes do hidratante. Tem dois tipos de creme facial Neutrogena antissinais com vitamina C: um é pra usar de dia, tem protetor solar com FPS 22, e o outro é pra uso noturno, pra aproveitar o efeito reparador da vitamina C. Então eu tenho usado dois de uma vez, quando tô com mais tempo, e todos são muito sequinhos e fluidos.
A vitamina C você pode ter assim diluída em um produto, ou você pode passar ela direto na pele. Tem sérum que vem com uma concentração maior e então o efeito é mais poderoso e evidente. Eu tô usando esse sérum antioxidante da SkinCeuticals, que além da vitamina C tem um pouco de ácido salicílico na fórmula química, então ele faz também um pouco de renovação celular tanto pra dar um aspecto mais jovem quanto pra cuidar de acne.
Você pensa então nesse uso conjunto e um complementa o outro: o hidratante e o antioxidante. Eles vão bem juntos por que eles funcionam tanto preventivamente quando pra resolver algo imediato.
E ai você começa a reparar que tem vários produtos com vitamina C e propriedade antioxidante, além de hidratante e antiacne, tem também vários protetores solares assim, como esse novo da Sallve, com FPS 60 e que tem vitamina E ao invés de vitamina C, mas que também é antioxidante.
Outro protetor solar com vitamina E é esse Anthelios Hydraox, da La Roche-Posay, também com PFS 60 (ou seja, sempre que for voltado pra tratamento antissinais, ele tem um fator de proteção maior). Ambos são bem fluidos e fáceis de aplicar.
Não adianta passar demais por que tem um limite que a pele consegue absorver, então o mais importante é ter o uso contínuo, passar um pouco todo dia, se exercitar e se alimentar direito que você vai combater os sinais de envelhecimento por todas as frentes e com melhor chance de resultados. Ok? Até já!