Hidratante para o rosto
Esse post é sobre hidratante para o rosto e quais são as substâncias que a gente vai encontrar no rótulo desse tipo de produtos. Eu até recomendo um ou outro sérum e creme hidratante para o rosto aqui, que eu recebi e estou testando, mas o que eu quero é que você entenda como eles funcionam pra poder fazer essas escolhas sozinho. Tá bom?
Essa é na verdade uma continuação do meu post anterior, em que eu falei sobre creme hidratante corporal, por que eu tive uma coceira no corpo todo e no fim era um caso de ressecamento muito acentuado e que eu resolvi com hidratante.
Pra resumir bastante, o hidratante para o rosto em geral serve pra ajudar a restaurar a barreira de proteção que a gente tem naturalmente e que serve pra reter água nas células. Funciona assim: a pele (face ou corpo) tem um “fator natural de hidratação”, que é um mecanismo de levar a água das camadas internas pras camadas mais externas e é por conta disso que a pele tem um efeito auto-limpante e fica com uma textura melhor se tudo estiver funcionando bem, ou seja, se você tiver saudável e se você tiver bem hidratado! É o jeito que o nosso corpo usa a água que a gente ingere: ele leva de dentro pra fora, até a camada mais exterior.
Porém, o que acontece é que quando a água chega nessa camada exterior, ela pode ficar por ali por um tempo ou pode evaporar rapidamente, dependendo de várias outras condições. No fim, ela vai sempre evaporar, por que como eu expliquei agora é um fluxo continuo de água no organismo. A gente elimina essa água e com ela vão algumas impurezas e isso é importante que aconteça também.
Além desse fator natural de hidratação, a gente conta com uma produção de gordura na pele, que forma o que é chamado de manto lipídico. Essa camada fina de sebo evita a evaporação muito intensa e que a pele perca água muito rapidamente. E essa é a tal da barreira de proteção natural que a gente sempre ouve falar. Ela é feita de ceramidas, que é o tipo de lipídeo que compõe essa película. Por isso que muito produto tem ceramida entre os ingredientes, pra imitar essa proteção natural.
Esses dois fatores, a barreira de proteção e a capacidade de retenção de água, são o nosso mecanismo natural de hidratação. Só que eles podem ser afetados por vários fatores: genéticos (você tem pele seca, que se desidrata mais facilmente, por questões hormonais ou metabólicas), hábitos de saúde (tabagismo, alcoolismo, baixa ingestão de água, alimentação deficiente, falta de exercícios, stress), ou fatores climáticos externos (radiação solar, tempo seco, vento…)
Então um hidratante para o rosto facial (seja em creme, gel, loção, sérum, óleo, máscara facial…) pode atuar nesses dois aspectos: ou eles levam água pras camadas superiores da pele ou eles criam uma barreira de proteção para evitar perder essa água.
Eu vou falar os nomes deles agora e quais são as substâncias que têm esse efeito. Primeiro, tem os umectantes, que é uma palavra que tem a ver com umidade, e eles agem pra atrair e manter a água nas células dessa camada superior da pele. Sempre que tiver glicerina, ureia, ácido hialurônico, pantenol ou colágeno é por que eles ajudam a levar água pras células da sua pele, e pode ser de dentro pra fora ou mesmo tirando da umidade do ar. O hidratante para o rosto umectante atua pra reproduzir o fator natural de hidratação que eu falei agora, que tem a ver com a quantidade de água na camada superior de pele.
Tem também o hidratante para o rosto oclusivo, que são os que recriam essa ideia de um filme protetor sobre a pele, para evitar a desidratação das células. Veja bem, eles não levam água. Você precisa já estar hidratado pra ele funcionar, por que ele só mantém a água que tiver na pele com uma camada fina de algum tipo de óleo mineral, cera de abelha, lanolina (que é uma cera de lã) ou petrolato, que é tipo parafina ou vaselina derivado de petróleo. As marcas mais antigas de hidratação usam esse tipo de recurso: creme Nivea, óleo Johnson e Vasenol, que são clássicos das prateleiras. E servem meio que pra tudo…
Por fim você tem o hidratante para o rosto emoliente, que tem esse nome pela função, por que amacia a pele, deixa mais suave, mais mole (por isso o nome), com mais flexibilidade e sem descamação. São normalmente mais gordurosos, como a manteiga de karité, todos os óleos vegetais, as ceramidas (perceba que tem cera no nome), o silicone… Eles funcionam assim por que eles preenchem as fendas na parte mais externa da pele e, com isso, ajudam a reter mais água também.
Às vezes você pode ter um hidratante para o rosto com mais de uma característica, dependendo dos ingredientes utilizados. Então ele pode ser umectante e emoliente, por que ele leva a água até as células e ao mesmo tempo deixa a textura mais suave por que reveste os sulcos como se fosse massa corrida. Então é bom que tenha de tudo um pouco, só pra você saber como cada um atua…
Preste atenção que sempre que a gente lava o rosto, a gente retira um pouco dessa barreira protetora da pele com sabão, com esfoliante, com esponja… Então, primeiro, a gente tem que prestar atenção pra não usar um sabonete muito forte e não ensaboar com muita força. Por que quando você tira a proteção natural de sebo, fica mais sensível ao processo químico de limpeza, do sabão, e ao processo físico, quando você esfrega. E pode machucar a pele mesmo.
Mas não pode deixar de lavar, como eu já falei no primeiro vídeo que eu fiz aqui, por que a gente precisa tirar o acúmulo de sujeira na pele. Então a gente precisa repor essa proteção com um creme hidratante para o rosto, logo em seguida, sempre depois de lavar. Mesmo que você tenha a pele oleosa! E por fim, depois de tudo, você aplica o protetor solar.
Claro que sempre que a célula da pele tiver com mais água dentro, ela fica com um aspecto mais saudável e funciona melhor do que se estiver desidratada e consequentemente com aspecto ressecado e sem vigor. A pele mais jovem tem uma capacidade maior de retenção de água do que a pele madura, por isso parece mais firme. Por isso então que a gente tem que redobrar os cuidados com o passar da idade.
Junto com o sabonete e o protetor solar, a hidratação é uma das etapas mais importantes do cuidado com a pele que a gente tem que fazer todo dia. Ah, e beber água, então quatro. Eu sempre falo quando pode fazer de vez em quando, mas esses todos têm que fazer todo dia por questão de saúde.
Estou adorando usar esses dias que tenho trabalhado na rua essa linha nova que eu recebi da Neutrogena Face Care Intensive. Tem um hidratante para o rosto mate, que funciona como um primer, por que ele reduz a oleosidade na pele. E ele é um hidratante para o rosto umectante, por que ele tem pantenol, que é a vitamina B5 e é cicatrizante, e a glicerina, que leva água pras células da derme. Ele é bem fininho e fluido, some rapidinho da pele, mas como ele tem esse efeito contra oleosidade eu uso por penúltimo, só antes do protetor solar, que é sempre o último.
Nessa mesma linha tem o gel hidratante para o rosto matificante Duo, que é da linha Effaclar da La Roche-Posay, que é uma linha voltada pra pele oleosa. Ele hidrata e faz esse controle de oleosidade, e atua também contra marcas e imperfeições de acne. Muitas vezes o hidratante para o rosto vem acompanhado com outras funções, e além do tipo de hidratante você pode fazer a escolha de acordo também desse complemento, se tem protetor, se tem efeito mate, se é liquido ou se é mais cremoso…
Quando eu fico em casa durante o dia ou mais a noite antes de dormir, eu tenho usado esse outro sérum de ácido hialurônico, da Vichy. O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células da pele, então ele regula tanto hidratação quanto elasticidade. Ele tem o nome de ácido, mas ele é ácido graxo (ou seja, gorduroso) e não atua como os ácidos que fazem renovação celular, que promovem uma leve descamação. Ele funciona mais como uma liga, e dá volume, por que ele junta água.
A gente tem o acido hialurônico em abundância na pele quando é jovem e vai perdendo com a idade e você pode tanto injetar quanto ingerir, tem várias maneiras de aplicação. E você pode também passar na pele. Ele é bem fininho e você passa no rosto todo, nos olhos e no pescoço, por que ele preenche rugas e linhas finas conforme você vai usando.
Quando você não quer usar muita coisa, pode usar esse por que o sensorial é bem leve e a pele fica firme com ele, com um brilho natural. Ou você pode usar antes de um creme mais grosso, tipo o protetor, ou um restaurador pra dormir. Eu vou falar mais sobre isso no próximo vídeo.
O mais comum é que você encontre os hidratantes com uma mistura de ingredientes e de ativos, como esse da Sallve que foi o mais recente que eu recebi, é o mais lançamento de todos, apesar que todos os que falei aqui são lançamentos que eu recebi das marcas, não tem nenhum compradinho viu? Mas esse da Sallve tem niacinamida, que é a vitamina B3 e ajuda a reter a água na pele, então é o umectante que eu expliquei. É um ingrediente que a gente encontra bastante em creme hidratante para o rosto. Tem óleo de semente de melão também, e como todo óleo vegetal tem essa característica emoliente, de uniformizar a pele.
Além de corpo e rosto, você pode usar hidratantes pra áreas especificas, como esse creme reparador para olhos da CeraVe, que tem ácido hialurônico também, então ele preenche o espaço entre as células e por isso hidrata e suaviza rugas e linhas de expressão. Ele tem também as ceramidas, que é emoliente e que também tem essa propriedade de preenchimento dos sulcos na pele, e por isso suavizam cor e textura de bolsas e de olheiras.
Eu já tinha feito um vídeo sobre hidratante labial, mas deixa eu mostrar esse que eu recebi da Nivea, em junho, por ocasião do Dia do Orgulho LGBTQIA+, que é um hidratante de uso especifico também, para o lábio, mas que se pensar a função é a mesma só vem em outra forma de aplicação. Então esse tem óleos naturais: tem óleo de rícino que vem da mamona, tem ceras e manteigas… E ainda tem um leve rosé pra deixar a boca corada.
Pra finalizar então, já que estamos falando de Nivea, eu levanto essa polêmica que é o do creme Nivea, que ao mesmo tempo que é um clássico de sempre das prateleiras, mas que passou a ser muito criticado ao longo dos anos por que é feito de petrolato. Além de ser um derivado de petróleo, que não é lá muito sustentável, o petrolato pode causar reações alérgicas.
Como todo hidratante para o rosto oclusivo, ele bloqueia mesmo, tanto a entrada quanto a saída, de água e de nutrientes. Pode inclusive atrapalhar a nutrição e hidratação da pele, então você precisa prestar atenção na ordem dos produtos. Usa tudo antes e só depois usar o hidratante oclusivo, pra selar por cima. Se for durante o dia, você finaliza só com um protetor solar. OK?