Creme hidratante corporal
Fez tanto frio ultimamente que eu fiquei com preguiça de me arrumar pra fazer conteúdo de beleza… Assumo. Eu também fiquei ocupado com outros trabalhos, então você não faz ideia do tanto de coisa que acumulou aqui pra eu testar e comentar. Eu tô cheio de perfume e cheio de creme empilhado na minha frente e nada de vir a inspiração pra escrever e gravar alguma coisa. Passei meses assim. Até que precisei pesquisar mais sobre creme hidratante corporal.
Eu fui ficando intrigado com uma coceira que eu tive no corpo todo e acabei tendo a ideia de fazer um post com produtos pro corpo, por que por um acaso eu tenho recebido várias novidades de creme hidratante corporal e acredito que sejam lançamentos sazonais mesmo, por conta do frio, do tempo seco e da água quente no banho, que aumentam no inverno. Então eu aproveito pra amarrar esses assuntos todos de uma vez só.
É bom pra variar um pouco e falar de cuidados com o corpo também, que eu não falei ainda, só falei de rosto e cabelos até agora, e um pouco sobre áreas especificas, como mãos, barba, lábios e região dos olhos. Tá tudo aqui no arquivo, pode pesquisar.
E depois de creme hidratante corporal eu vou falar ainda dos hidratantes pro rosto, que ficou faltando na série original quando comecei, por que eu falei direto do 2 em 1, hidratante com protetor, que tem muito a ver com o comportamento masculino de consumo. Mas eu quero falar um pouco mais especificamente de hidratantes pra peles maduras e tal. Aguarde!
E ai eu tive essa coceira que apareceu do nada, uma coceira no corpo inteiro, e bem coceira mesmo, uma vontade enorme de enfiar a unha na pele até arrancar pedaço. Não era num lugar especifico, mas aparecia em horas diferentes em vários lugares, na cintura, no bumbum, no braço, no cotovelo, no peito… E eu cocei tanto a parte de cima do meu pé que fez até umas feridas.
E quando acontece isso, a primeira coisa que a gente pensa é que é tem alguma questão de limpeza, então eu fui tomando vários banhos, me cobri de sabonete e a coceira foi piorando. Até que eu comentei com alguns amigos, por que o próximo passo seria ir no médico, mas vários me falaram que podia ser ressecamento.
Eu fiquei encucado por que tenho a pele oleosa e nunca tive problema com ressecamento, mas super fez sentido, por que eu tava tomando banho muito quente e a água pelando e muito sabão pode tirar a proteção natural da pele. Meu chuveiro é a gás então eu tomo banho com água fervendo e passo horas, é um perigo pra saúde minha e do planeta. Fora isso, o clima tá muito seco mesmo: sequíssimo, esturricado, né?
E a gente fica com a ideia na cabeça de que por que o rosto é oleoso, então não precisa se preocupar com isso, mas no corpo não tem as glândulas sebáceas que têm no rosto. Então não faz diferença nenhuma se o rosto é oleoso, por que pode ter o rosto oleoso e a pele do corpo seca, por diversos motivos.
Então eu comecei a fazer uma coisa que eu nunca tinha feito, que é passar creme hidratante corporal depois do banho. Ao mesmo tempo que é super maricona, de robe e toalha enrolada no cabelo, é super prazeroso por que vira uma massagem e uma sensação de conforto. Só por isso já valeria o processo. Por mais simples que seja o creme hidratante corporal que você passar, o ritual é uma etapa importante nessa rotina de cuidados.
Mas ai como eu recebo várias coisas, andei testando algumas novidades em creme hidratante corporal. Os primeiros que eu recebi e testei foram os da La Roche-Posay, que fazem parte de uma campanha que eles fizeram recentemente e que fala justamente dessa relação entre problemas de pele e qualidade de vida, como falta de sono, baixa autoestima, ansiedade e até pressão social. Ou seja, pele é também uma questão de saúde pública, se a gente pensar nesses problemas sérios, como acne, eczema, alergias e até o câncer de pele.
A La Roche-Posay têm essa linha chamada Lipikar, que é uma linha de limpeza e hidratação pra peles muito sensíveis e com ressecamento severo. Tem um óleo de limpeza, por exemplo, que é pra limpar o rosto como se fosse bumbum de bebê.
O óleo limpa também por contato, ele gruda nas sujeiras e leva elas no algodão quando você passa e ao mesmo tempo deixa um residual que cria uma camada fina que protege e hidrata a pele. E nesses casos de irritação a gente tem que usar sabonetes mais leves mesmo, com glicerina, que hidrata e mantém a elasticidade.
Mas não usei os produtos de limpeza, o que eu usei foi esse Baume AP+M, que é um creme hidratante corporal que atua para reequilibrar o microbioma da pele, pra nutrir e restaurar a barreira natural de proteção. Ele tem cara e consistência de creme, é branco e espesso. Mas tem um toque muito suave, que absorve rápido e não fica nada pegajoso ou oleoso. Ele age também contra coceira, então tem uma sensação de alivio imediato.
Eu alternei com esse outro da mesma linha que eu ganhei umas amostras, que é um creme hidratante corporal reparador antioxidante com proteção solar. Então quando eu passava de dia eu usava um e quando era de noite eu usava o outro. O nome desse é Lipikar AOX FPS 60, e além dessa sensação calmante da própria hidratação, o antioxidante e a proteção solar servem para trabalhar contra o envelhecimento precoce causado por sol e por poluição.
Tem uma outra linha da La Roche-Posay que chama Cicaplast, que dá pra fazer um comparativo com a linha que a Bepantol lançou há alguns anos, com creme pro lábio, pras mãos e pro corpo, que têm substâncias cicatrizantes, que nesses dois casos é o pantenol, que é a vitamina B5.
Então esse creminho da Cicaplast, que tem uma textura um pouco mais encorpada, eu usei pra passar no joelho e nos cotovelos, que estavam mais sensíveis, e deixava ficar um pouco nas mãos também que ficam muito vermelhas de lavar muito e usar água quente o tempo todo. Ele é multireparador, então ele hidrata, repara e acalma. É para peles não apenas sensíveis, mas sensibilizadas mesmo, áreas de muito atrito ou com queimaduras leves, fragilizadas e com descamação, ou depois de algum procedimento dermatológico.
Ou seja, tudo o que você precisa de uma emergência ou um desconforto muito grande. Só que esses me parecem muito remédios ainda, e acho que é de propósito, por que tem essa aplicação muito direcionada pra cicatrização, irritação, descamação…
Logo depois eu recebi também uma linha nova de creme hidratante corporal da Neutrogena, que chama Body Care Intensive Extra Care, que também tem uma textura super leve e fininha, fácil de aplicar e que absorve super rápido, então quanto a isso não se preocupe, por que eu testei e eu também não gosto de nada que fique melecado, mesmo estando tão ressecado como eu te falei.
Esses me parecem mais creme de passar depois do banho, por que vêm em um potão grande como esse, mas claro que com muita tecnologia por trás e com promessas variadas. Todos têm glicerina e são pra pele extra-seca, e cada um tem um componente extra para uma atuação diferente.
Eu comecei usando esse creme hidratante corporal reparador, pois estava na onda de testar os outros da La Roche-Posay, então passava esse primeiro. Os cremes reparadores têm esse nome por que eles atuam pra restaurar a proteção natural da pele, e vem com pantenol, que é cicatrizante, como os outros que eu já expliquei.
Lembra que eu falei que você vai decorando os principais ingredientes e com o tempo vai fazendo melhores escolhas, por que você aprende como cada um atua? Já falei aqui hoje de pantenol, de glicerina… Vai anotando!
Depois que começou a melhorar, eu comecei a usar esse, hidratante suavizante, que tem ceramida, que é um componente natural que protege a pele contra agressões externas. E por fim tem esse maior, que eu vou deixar pra usar agora que esquentou um pouco que é esse hidratante revitalizante, que promete devolver elasticidade da pele do corpo por que vem com vitamina C, que é antioxidante. Tô cheio dos cremes, hein? Quem quiser uma massagem é só colar aqui!
O último que eu recebi, que eu testei hoje antes de gravar o vídeo foi esse da CeraVe, que é um dos mais comentados sempre que eu pergunto indicação pra conhecidos que sofrem com ressecamento nas mãos, no rosto, e agora mais recentemente, no corpo.
Ele tem ceramida também como esse suavizante da Neutrogena Body Care Intensive Extra Care que eu mostrei agora. Na verdade são três ceramidas essenciais, então ele tem essa função de hidratar e restaurar a barreira protetora, deixando a pele mais suave. A diferença é que esse tem ácido hialurônico, por que apesar do nome não tem nada de ácido, é uma outra substância hidratante, que também atua contra envelhecimento, então atua pra trazer mais elasticidade e reduzir linhas finas.
Bom, hidrate bem o corpo. Beba água. Eu volto já já pra falar de hidratantes pro rosto e alguns creme anti-sinais que estou usando, com foco já em peles maduras. Até já.