Protetor solar (tem que usar!)

6 Foto

Seguindo com a nossa série sobre cuidados pessoais para homens o tema de hoje é protetor solar. Eu tive uma médica dermatologista que me disse uma vez, e eu levo isso para a vida, que o protetor solar é a melhor maquiagem que a gente pode usar diariamente. Ou seja, mais o que cobrir ou disfarçar alguma imperfeição que você possa ter, é muito mais importante a gente se prevenir que elas apareçam.

Eu já disse em outro post que a radiação solar tem um efeito cumulativo na pele, então mesmo que você não sinta imediatamente, com o passar dos anos você pode notar aos poucos o surgimento ou agravamento de pintas, sardas, manchas e até melanoma se não usar corretamente um protetor solar.

A maioria dos cânceres de pele também são causados por essa radiação que vem do sol, então é muito importante a gente usar protetor solar todo dia. A rotina ideal é você fazer isso de manhã, antes de sair de casa, junto para escovar o dente, lavar o rosto, fazer a barba…

Mas a minha médica dermatologista me explicou também que esse fator de proteção dura apenas quatro horas, ou seja, quando você for sair para o almoço, ou se você for sair para rua de novo e ficar mais exposto, é preciso reaplicar o protetor solar. Então calcule que todo dia pelo menos você vai ter que passar duas vezes o protetor solar. Não reclama! Vai ser melhor pra você…

Quando você for comprar um produto, vale reparar nessa siglas também, eu dei uma olhadinha no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia pra te explicar melhor isso. As primeiras delas são UVA e UVB, que são os raios ultravioleta que estão na luz do sol e que causam esses efeitos na pele.

O raio UVA é um de onda mais longa que entra mais profundamente na pele e que causa essas mudanças de textura e uniformidade. Os raios UVB são mais curtos, atuam mais superficialmente e são os que dão essa sensação de queimação ou de ardência, deixam a pele mais vermelhinha.

Outra sigla que você tem que reparar é o FPS, que é o número de fator de proteção solar propriamente dito. Se você trabalha dentro de casa ou de escritório, então algo entre 15 e 30 já te resolve muito bem, que são fatores médios. Se você vai ficar mais tempo na rua, muito exposto ao sol, pode procurar um maior que 30, que vai te proteger mais seguramente.

Existem outros aspectos que você pode procurar nos cremes também. Existe os de barreira química que são a maioria dos cremes normais que a gente encontra em farmácia, e eles funcionam como uma esponja contra essa radiação e ele transforma essas ondas em calor. Você não vai sentir esquentar nem nada, só vai dissolver isso antes de chegar na sua na sua pele.

E tem os filtros de barreira física também que eles criam uma fina camada refletora sobre a pele, com dióxido de titânio ou óxido de zinco, eles costumam ficar um pouco mais esbranquiçados, já evoluiu assim, eles estão um pouco mais sutis, mas normalmente eles vão ficar mais aparentes. Mas eles dão essa essa proteção extra também…

E vale usar os recursos físicos também como boné, ficar embaixo da sombra, óculos escuros… Tudo isso para te proteger, principalmente naquele horário pior em que os raios são mais intensos, entre as dez e as quatro horas da tarde.

Eu tenho usado hoje em dia, qualquer um que você usar já te resolve, mas por conta da minha pele oleosa eu tenho usado esse aqui que é um produto em gel com fator de proteção solar 45 da Episol, para pele oleosa, então ele não fica tão tão gorduroso no rosto.

Mas é importante lembrar que esses produtos em gel tendem a sair mais facilmente se você costuma praticar esporte, então se você sua muito ou se você vai ficar muito tempo com eles, é melhor procurar um creme mais grossinho mesmo e reaplicar regularmente, para garantir a cobertura.

O fator de proteção solar, gente, é lipossolúvel, ou seja, não existe protetor solar que não tenha um pouco de gordura. Sempre vai ter um pouquinho, ou seja, ele sempre vai deixar um pouquinho de brilho na pele: não lute contra isso! Você está se protegendo, não está danificando a sua pele ou então você não tem que se importar tanto com esse com esse brilho que ele vai causar, então, use protetor solar!

Eu sou contra o uso de maquiagem para mim: eu não uso corretivo, né, e como eu te falei eu prefiro prevenir do que remediar, mas às vezes quando quero dar um tchans eu uso um protetor solar com cor, que funciona como uma base assim, para um dia que você tá com a cara amassada, um pouco de ressaca ou não tá gostando da muito da cara… Eu às vezes até diluo ele num outro o creme para dar essa uniformizada assim. Ele funciona mais ou menos como uma base. Tá bom?

Então, lavem o rosto, escovem os dentes, passem fio dental, façam a barba direito e passem protetor solar. É muito importante ter essa rotina para saúde não apenas estética! Assinem meu canal no YouTube, compartilhem meus vídeos no Instagram, eu coloquei todos os materiais também nas plataformas de áudio: Spotify, Apple, Deezer, Google… Então não tem como você fugir de mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search