Limpeza facial
Eu preciso voltar num assunto que eu falei bem no começo dessa série sobre cuidados pessoais para homens: a limpeza facial. Falei bem rapidamente sobre esse assunto quando fiz o primeiro vídeo, que foi sobre mascne e o surgimento de acne com o uso de máscara contra Covid. Por isso a importância extra de higiene. Mas eu quero falar de novo por que recebi vários produtos pro rosto aqui, não só sabonete, mas vou explicar também no final como funciona a água micelar e o tônico como complemento de limpeza facial.
Parece óbvio, mas eu vou repetir o que eu falo sempre: você precisa lavar o rosto todo dia. Duas vezes por dia, de manhã e à noite. A higiene da pele em geral é muito importante por que tira poluentes (tipo poeira) e agentes infectantes que podem se acumular no dia a dia.
A limpeza facial mais especificamente serve pra tirar ainda oleosidade, maquiagem, protetor solar… Tem que tirar tudo com sabonete, por que se ficar lá por tempo o suficiente, pode aparecer cravos e espinhas e contribui também pro envelhecimento precoce. Aí você prepara o rosto pra receber o antioxidante, o hidratante, o protetor e tudo mais o que você for passar.
E tem que usar um sabonete específico pra pele do rosto, de preferência sabonete líquido, por que é uma área muito mais sensível e fica ressecada com o sabonete em barra que a gente usa no corpo. Esses de banho são mais alcalinos e mais fortes na limpeza, então precisa ter um ph mais próximo ao da pele, pra ser menos agressivo com o rosto.
Uma boa medida é: se tá repuxando, não tá bom. Eu sei que quem tem a pele oleosa gosta dessa sensação, mas é um sinal que tem algo errado. O que pode acontecer é sua pele produzir ainda mais gordura pra compensar. E quando acontece isso você precisa deixar a pele acalmar, hidratar ela e trocar o sabonete ou a frequência de lavagem na limpeza facial.
Aí tem mil opções pra você escolher, então é fácil de encontrar em todos os preços e cá entre nós nem precisa ser um super chic de primeira, pode começar com um simples de farmácia, só tem que ser sabonete específico pra limpeza facial. Pode parecer uma rotina muito elaborada pra muitos homens que eu conheço, mas é uma questão de saúde, que nem escovar os dentes.
O que você precisa prestar atenção pra escolher um sabonete pra você? Primeiro, tem que saber seu tipo de pele, se é seca ou se é oleosa, se é sensível, se é madura… Só um médico pode avaliar com você. A mais complicada sempre, e que leva as pessoas a lavar o rosto com mais frequência, é a pele oleosa.
A característica principal da pele oleosa é uma produção maior de sebo, por herança genética, por fatores hormonais ou externos, como sol, estresse e dieta muito gordurosa. A pele oleosa costuma ter poros mais dilatados e por isso, junto com a gordura e a sujeira, tem maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
Na maioria dos casos, essa oleosidade é concentrada na parte mais exposta do rosto, que é chamada de zona T, que é a testa, o nariz e o queixo. E ai fica mais seco nas bochechas e nas pontas. O nome que se dá pra isso é pele mista. E tanto pra pele oleosa quanto pra pele mista, o recomendado é buscar um sabonete com algum ingrediente adstringente, que remove o excesso de oleosidade. Normalmente ele vai vir em gel transparente.
Eu tenho vários aqui pra mostrar. Primeiro tem um gel de limpeza profunda que eu uso bastante é o Normaderm Phytosolution, da Vichy. O primeiro produto que eu falei nesse primeiro vídeo foi uma outra versão desse sabonete, que já era pra pele oleosa e mista, mas esse é pra pele acnéica então ele é mais forte. Esse tem ácido salicílico, tem zinco, e tem ainda probióticos, que dizem que renova a flora natural da pele e favorece a regeneração.
Essa outra linha eu já falei aqui, é a Effaclar da La Roche-Posay, que é uma linha toda voltada pra pele oleosa. E eles me mandaram esse kit que é um lançamento, tem uma fórmula nova e que é muito bacana por que são potes imensos e com refil, que reduz 86% do descarte de plástico. Sempre que puder, use produtos com refil por esse motivo.
Um é o Effaclar Concentrado, um gel de limpeza profunda que reduz a oleosidade de forma duradoura. Ele tem ácido salicílico, que tem esse feito adstringente que eu falei, que tira brilho e também trata a acne. O outro é o Effaclar Alta Tolerância, um gel de limpeza suave pra pele sensível que tem zinco, então ele tira o excesso e purifica a pele sem agredir. Então aqui você tem duas opções bem definidas, um mais intenso pra pele oleosa com acne e outro mais leve pra pele oleosa sensível. Fica fácil de escolher, é só ler o rótulo.
No caso de pele seca ou normal, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro. Eu tenho de reserva um sabonete que eu compro em farmácia sempre, que é esse Deep Clean, da Neutrogena, que é um sabonete neutro pro rosto, que faz o que tem que fazer, sem limpar demais. Não é muito complexo, não tem ingredientes extra, é só um sabonete pra pele normal.
A pele seca tem como característica principal uma perda de água excessiva, o que deixa os poros pouco visíveis, pouca luminosidade, e um pouco de descamação e vermelhidão. Também pode ter mais linhas e fissuras mais evidentes. Além de genética e hormônios, pode ser causa também de fatores externos, como frio e vento ou banho muito quente.
Agora, se você tem a pele seca, você precisa de um sabonete com algum ativo hidratante, que normalmente são extratos vegetais ou glicerina. E a própria apresentação do produto muda, e ao invés de gel, pode vir como espuma, loção ou creme de limpeza facial, mais leitoso.
Tem esse leite micelar da Sallve que é novidade também, que ele tem esse nome por que tem essas micelas, que entram no poro e grudam na sujeira, e aí você remove a sujeira com o algodão quando passar o produto, sem tirar tanta oleosidade. Normalmente a gente encontra como água micelar nas lojas, e é um produto que serve tanto pra fazer essa limpeza suave quanto pra hidratar.
Então se você tem a pele muito seca ou muito sensível, você pode substituir o sabonete às vezes pela limpeza facial com água micelar. Ou esse leite micelar bifásico, que tem leite de arroz e faz essa nuvem branca, precisa agitar pra misturar na hora de usar. Ou então você pode lavar normalmente e complementar a limpeza ele pra dar um pouco de hidratação e pra acalmar a pele depois de lavar com sabonete.
As pessoas confundem a água micelar com o tônico, e é confuso mesmo por que ambos ficam entre essa parte de limpeza facial e de tratamento cosmético e são usados principalmente por quem usa maquiagem, por que precisa dessa higiene extra. Eu tenho esse tônico aqui pra mostrar, que é também um que eu compro em farmácia, é um tônico revitalizante, então ele tem uma sensação refrescante, eu só aplico sobre o rosto, sem algodão.
Mas a diferença é essa, a água micelar pode substituir o sabonete como limpeza, mas pode ser usado para hidratar e acalmar a pele depois de lavar. E o tônico não tem a limpeza como função principal, mas ele pode ser usado como complemento de limpeza também, por que ele equilibra o ph e se você passar com algodão você acaba fazendo essa limpeza por toque, mas ele é mais importante pelo que ele entrega depois: hidratante, renovador, adstringente…
Tá bom? Então vamos ficar bem limpinhos e cheirosos, sem oleosidade excessiva, mas sem arregaçar também e lavar demais, e ai ficar com a pele cuidada, uniforme, sem espinha… Pronta pra receber os creminhos depois. OK? Até já!