Coluna na revista Lançamentos

LANCAMENTOS SPFW

Outra novidade deste ano foi a minha coluna na revista Lançamentos, uma publicação especializada na indústria de calçados, que fala especialmente com lojistas do Brasil todo e tem presença marcante nas grandes feiras do segmento, como Couromoda e Francal.

Seguem os dois primeiros textos desta coluna na revista Lançamentos, o mais recente que mostra as novidades que vi nos desfiles do SPFW.

Sustentabilidade já não é mais um aspecto complementar na comunicação das marcas e passou a influenciar modos de produção. Seja pelo reaproveitamento de materiais ou simplesmente pelo aspecto social, as coleções do SPFW demonstraram muitas maneiras de como moda pode se renovar ao deixar os processo industriais mais humanos.

Osklen
Sustentabilidade sempre foi uma característica da marca de Oskar Metsavath, mas nesta edição do SPFW, foi uma bandeira hasteada em cada momento de sua coleção. Nos calçados, particularmente, trabalhou com solado reciclado com aparas de borracha e resíduos de cortiça e casca de arroz. A lona do tênis e a sarja usada no seu forro foram confeccionados com algodão reciclado. Sem fala na pele de pirarucu, que corresponde a 48% dos acessórios em couro da Osklen.

Ponto Firme
A Melissa participou como marca apoiadora do desfile Ponto Firme, no dia de abertura do SPFW. O projeto é do artesão Gustavo Silvestre, que dá aulas de crochê para detentos de um presidio em Guarulhos, usando o trabalho manual como terapia ocupacional, promovendo ressocialização e desenvolvendo concentração.

Ratier Clothing
As botas de couro do desfile do DJ Renato Ratier foram feitas à mão pela marca artesanal Lucas Regal Boots & Belts. O tema da coleção era o movimento eletrônico Electro, dos anos 2000, que tem tudo a ver com a estética glam-rock do designer.

João Pimenta
O estilista imaginou para seu desfile como os surfistas gostariam de se vestir no inverno, misturando elementos esportivos com a alfaiataria que o fez famoso. Para compor este look, usou sobreposições com camisas de flanela, nylons e o sapato com solado de borracha que é um sucesso entre os praticantes da modalidade.

O primeiro texto da coluna na revista Lançamentos foi uma comemoração aos seus 45 anos, em que traço um paralelo desta época com a história da moda (do pondo de vista dos sapatos!).

Como jornalista e consultor de estilo masculino, acessórios são itens que merecem atenção redobrada no dia a dia profissional _e no pessoal também. Os calçados merecem destaque, particularmente, quando falamos com este público, já que com as mulheres as bolsas chamam tanta atenção quanto!

Brasileiros em geral prezam pelo conforto ao se vestir ou se calçar _especialmente os homens. Então os tênis esportivos super macios são os preferidos de público e andam também em alta nas produções de moda. Mas sapatos de couro hoje podem ser confortáveis da mesma maneira (e vários passos à frente rumo a um estilo mais alinhado e maduro.)

Nesta minha primeira coluna na revista Lançamentos, que comemora os 45 anos da publicação, reuni algumas novidades em calçados que acabam de ser lançadas, e vou organizar em uma linha do tempo, traçando até sua origem o estilo que representam ontem e hoje.

Unissex
Quando o mercado jovem já estava plenamente estabelecido na cultura global depois dos anos 1960, as marcas de prêt-à-porter passam a ser mais cobiçadas que as de alta-costura. É nessa época de curtição que surge esse conceito, em especial o jeans que veste sem reparar em gênero ou idade. Calvin Klein foi o primeiro a mostrar o material na passarela nos anos 1970, quando homens usavam calças justas ou boca-de-sino com tênis de solado baixo. (Calvin Klein)

Anticonformismo
O ritmo musical punk começou como uma marola nos EUA nos anos 1960, como uma busca às origens do rock, de sonoridade crua e visceral. Mas a onda bateu como um movimento cultural muito mais amplo na virada para os anos 1980 do outro lado do Oceano Atlântico, numa Inglaterra em recessão e em tensão social de uma juventude sem esperança de futuro em contraste com a monarquia. A bota tipo coturno era usada por homens e mulheres, com roupas pretas, jeans rasgados, correntes e alfinetes. (John John)

Poder
Ao longo dos anos 1980, os EUA veem emergir o perfil dos yuppies, homens que ganham  fortunas na Bolsa de Valores e gastam com símbolos de status, como carros, champagne e roupas de marca (de preferência com logotipos). Ternos com ombreiras marcantes eram a regra, usados com sofisticados sapatos de couro fechados. (Democrata)

Essencial
Numa ressaca dos exageros da década anterior, os anos 1990 emergem com uma vontade por produções mais simples, desmontadas. O minimalismo valoriza o design e as linhas puras, nas roupas e nos acessórios, que passam a ter maior conexão com o universo esportivo, nos materiais e nos elementos utilitários. (VR)

Sportswear
Cada vez mais a tecnologia desenvolvida para itens de performance passam a valer como atributos de moda: tênis cada vez mais leves, cabedais que vestem como meias e cores vivas usadas para se destacar nas quadras e nas pistas de corrida. Passa a ser usado com peças de alfaiataria, criando um look urbano nos anos 2000 que brinca com os contrastes da adequação e do conforto. (Replay)

Sem fronteiras
O unissex evoluiu para abranger todas as variações de idade, gênero e situação social. Não há mais imposições de cores, de formas ou de categorias: todo mundo veste o que quer. A busca por qualidade e excelência, porém, é algo que não muda com o passar dos anos. Então quem é que não se encantaria com um sapato como este da designer Dani Cury, em couro de cabra e com palmilha em gel? E tem do 33 ao 45… (Dani Cury)

Antes da coluna na revista Lançamentos, já escrevi também para outro veiculo focado no mercado de moda, o jornal World Fashion.

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