Osklen Asap SPFWn45
Desde o início de sua presença nas passarelas do Rio e de São Paulo, Oskar Metsavaht assumiu o título de embaixador do lifestyle brasileiro. Nessa coleção Osklen Asap, faz um manifesto por sustentabilidade, prática que (assim como o esporte) é outro de seus pilares.
Por isso é ainda mais impressionante que sua apresentação tenha um padrão tão internacional. Afinal, brasileiro, esportivo e ecológico são conceitos que até bem pouco tempo atrás na moda eram sinônimo de simplicidade. No mau sentido. As roupas são sofisticadas na forma, nos acabamentos e na sua própria concepção _mesmo a mais simples das camisetas.
Nesta edição do evento que foi aberto com a participação especial de um coletivo de detentos, Osklen Asap reforça seu protagonismo em práticas sócio-ambientais há 20 anos por meio do Instituto-E, onde promovem desenvolvimento de matérias-primas e processos sustentáveis para a indústria da moda, reduzindo o impacto ao meio ambiente e conectando comunidades para geração de renda, qualidade de vida e autoestima. Nesta temporada, trabalham com seda orgânica, algodão e borracha reciclados, couro de pirarucu e salmão.
A cartela de cores de marrons e verde-militar de base, temperados com amarelos e vermelhos, contrasta com o preto das últimas coleções. O visual de guerrilheiro é reforçado pelas estampas camufladas e onça, e pelo letreiro Osklen Asap (esta aliás é uma tendência inesperada de moda, mas que está todo mundo usando em acessórios ou no punho das peças de malharia).
Gosto bastante das sobreposições de moletons com os casacões acolchoados. As calças também são muito boas, com destaque para a com a barra afunilada. E os tênis tipo iate com franjas que máximo?! Mas a peça que eu mais gostei foi a capa de chuva de plástico transparente. Uma coleção muito completa nas ideias, na execução e, principalmente, na alma.
(Fotos: agência Fotosite)
Veja a seguir quem foi assistir ao desfile, que acontece nesta edição no Pavilhão das Culturas Brasileiras.