Ponto Firme no SPFW

Ponto Firme N45 009

Eu já contei um pouco sobre este projeto aqui, mas vale novamente o registro da apresentação do Ponto Firme no SPFW. Depois de uma prévia no presídio Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, a turma de detentos coordenada pelo artesão Gustavo Silvestre mostrou ao público especializado o trabalho em crochê que faz como terapia ocupacional.

É um excelente exemplo de como a economia criativa pode unir vários elos _não só na indústria, mas também no aspecto social e humano. Aponta para um novo rumo de como se fazer moda, coletivamente, e serve como alternativa a dicotomia que é naturalmente presente nas semanas de moda, de marcas conceituais versus comerciais.

Foram lindas capas de crochê, com franjas, bichos bordados sobre peças acolchoadas, camisetas com frases bordadas e até algumas peças feitas com cobertor de cadeia. Além de acessórios, como gorros, bolsas e telas construídas sobre sapatos cedidos pela Melissa.

Sugiro a leitura do texto de Jackson Araujo, que está muito mais imerso neste ambiente e explicou com a sensibilidade de sempre que não é apenas mais um segmento de mercado, porém a proposta de um novo olhar, essencial para uma sobrevivência sustentável e criativa das semanas de moda, como foi a participação do Ponto Firme no SPFW.

(Fotos: agência Fotosite)

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search