Dior Men: Tutti Frutti Miami

Foto Dior Adv

O estilista Kim Jones reinventou o logotipo da Dior Men junto com Shawn Stussy, conhecido pela sua marca de streetstyle dos anos 1980. O nome da marca foi agora escrito em sua emblemática assinatura de canetão. Para a primeira apresentação da Dior Men nos EUA, em que Kim busca repensar quem é o homem que veste, ele firma uma silhueta slim que se relaciona com a visão futurista e distópica que a casa masculina francesa tem trabalhado. Um verdadeiro uniforme para os clubbers de grandes centros.

O recorte feito por Kim Jones para essa coleção de Dior Men é baseado no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, em uma pegada meio Miami Vice, série para TV que mostrava policiais disfarçados que tinham como uniforme secreto um figurino original criado por Gianni Versace! No desfile, os paletós de tons pastel com ombreiras foram casados com camisetas com a frase “I Want to Shock the World with Dior” (eu quero chocar o mundo com Dior, em português).

Kim Jones relatou em entrevista pós-desfile que com 14 anos juntou suas economias como lavador de pratos de um restaurante para comprar as peças de Shawn Stussy e que frequentemente copiava sua assinatura com canetão em cadernos da escola. Ela foi realmente um marco por sua simplicidade e impacto direto ao consumidor, feita com uma caneta permanente em uma prancha de surf.

Chapéus que flertavam com a estética clássica de Christian Dior contrastavam com uma silhueta tipo Gangsta Paradise, acompanhadas de flores, ora lírios do campo, ora flores carnívoras. As linhas do corpo apresentadas por Kris Van Assche quando residia Dior Men, apareceram de forma sutil, dando destaque ao cinto ou a barra da camisa bufante. Camisas amplas combinadas com shorts e grandes trench coats compunham outra proposta.

Em uma brisa psicodélica, as estampas são importantes por muitas informações, sendo elas: uma constante logomania (mas discreta para os padrões de hoje); florais à la Leonardo DiCaprio, em “Romeu e Julieta” (1995); um tribal dinâmico em tributo às casas, com estamparia digital étnica oitentista e um simples píton. As cores foram o grande destaque. Até porque o nome da coleção, Tutti Frutti Miami, já simboliza uma salada de flores, cores e sabores. A pauta pastel do lifestyle de Miami disputa espaço com os tons fluorescentes aparecidos de hoje, como o verde e amarelo tipo marca-texto.

Os sapatos intercalam-se em mocassins, sandálias e botas de alpinismo, mas o destaque da noite para os pés foram dados ao modelo Air Jordan 1 High OG Dior. Apresentado também como Air Dior, o sapato é um modelo customizado pela Dior em parceria com a Nike, onde os materiais são cedidos pela francesa para a produção na Itália, em quantidade limitada. Para as bolsas, a reinvenção de pochetes em formato da bolsa colete, a bolsa Sela (que foi sucesso nos anos 2000) e bolsas sacolas. A noite terminou com o som de Whitney Houston e fogos de artifício.

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