Eau de parfum: qual o significado?
Eu pus até uma camisa por que o dia hoje é chic, hein?! Vou começar falando de eau de parfum, que é um perfume de concentração alta, então ele é muito robusto e preenche bastante espaço. Só pra ter um dado técnico: a concentração do eau de parfum é de 15 a 25% da essência. Acima disso tem a categoria parfum, que é por volta de 30%.
Saiba mais sobre os perfumes Armani Code e Montblanc Legend
O perfume comum que a gente usa é o eau de toilette, que tem concentração entre 8 e 10%, só pra você então saber qual é a diferença entre eau de parfum e eau de toilette. Então uma mesma fragrância que a gente variar a concentração pode ter até uma percepção diferente, por que ele pode ter suas características mais acentuadas. E as marcas fazem isso, de lançar uma mesma fragrância em diferentes versões.
Pra efeito de nomenclatura, vamos chamar de fragrância essa composição de um perfume, que a gente conhece por um nome e pode ter variações, mais intensa, mais fresca e esportiva… E perfume é o nome genérico do produto, e ele pode vir em concentrações diferentes: parfum, eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne (que varia de 2 a 5%) e por fim tem o body splash, que são aquelas águas de banho, que você só joga por cima pra refrescar e o cheiro passa super rápido.
Conheça as casas brasileiras de perfumaria: Natura, O Boticário e Eudora
Esse aqui que é novidade é o eau de parfum da fragrância Y, de Yves Saint Laurent. Eu já falei do Y em outro vídeo aqui, em que eu falo sobre perfumes pra usar em dias quentes e úmidos. Agora a gente tá num tempo quente e seco, então a reação pode ser outra, mas os dois são muito gostosos.
O eau de parfum Y é um aromático, que é super caracterizado como perfume masculino, e ele é tem cedro então é bem amadeirado e âmbar, que são notas quentes, e por isso fica bem profundo e sensual. Mas ao mesmo tempo ele também é bem herbal, tem um pouco de sálvia, então ele tem esse frescor, e deixa o cheiro mais aberto. Tem um pouco de cítricos e florais, tipo bergamota e gerânio, que dá esse efeito também.
E essa mistura com gengibre e maçã verde fica um pouco picante, mas também com esse cheiro de limpeza. Tem zimbro também, que é a semente de onde se faz o gin, que é um ingrediente muito chic em perfume. O perfumista que fez o eau de parfum Y ele se chama Dominique Ropion e quem fez essa embalagem foi a designer Suzanne Dalton. Ah, e o porta voz do Y de Yves Saint Laurent é o Lenny Kravitz, tá? Então dá licença que eu vou vestir uma calça de couro e ficar me achando o Lenny.
O Y na versão eau de toilette é um pouco mais fresco, mais verde e tem esse aldeído, que é um composto sintético que dá pra fazer várias fragrâncias, mas em geral tem essa característica meio gordurosa. Ele é usado pra dar volume e pra dar brilho no perfume. Chanel n˚ 5 é um perfume conhecido pelo uso de aldeídos. O eau de toilette tem também um pouco de abacaxi, então ele fica mais frutado também. É o mesmo cheiro praticamente, mas um mais intenso e outro mais suavizado.
Explico melhor como um perfume é composto, com ajuda de especialistas
Tem outro eau de parfum que é de Giorgio Armani, o Armani Code, que também é um perfume aromático e bem concentrado, com toques de âmbar, que eu já expliquei em outro vídeo também, que é esse acorde extraído de uma resina. Então é um cheiro bem pesado e marcante que é associado a perfumes masculinos também, especialmente esses mais sedutores e envolventes.
O eau de parfum Armani Code é um pouco adocicado também, com baunilha e talco. A nota de centro principal é a fava tonka, que tem um aspecto sedoso também, e no fundo ele tem camurça. Então tudo leva pra esse mundo do calor, do toque e da sedução. No começo tem lavanda e cítricos, e essa mistura dá um toque oriental, que é outra categoria de perfumaria. O perfumista que fez ele se chama Antoine Maisondieu.
Esse outro não é o eau de parfum, é o eau de toilette e ele foi feito por outro Antoine, que chama Antoine Lie, e ele segue a mesma linha, tem um toque de couro, tabaco e anis também, mas é a mesma pegada de amadeirado e âmbar que o eau de parfum, só que um pouco mais suave.
Tem uma outra novidade de Giorgio Armani que é o Acqua di Gió Profondo Lights, que é uma linha inspirada no oceano, então tem esses toques bem frescos de notas marítimas, que deixa o perfume mais mineral. Dá pra imaginar? Ele tem uma base de aromático também, de fougére, então tem madeiras e ervas. É um perfume iluminado, aceso e revigorante.
O Acqua di Giò Profondo Lights foi lançado em agosto e foi desenvolvido pelo perfumista Alberto Morillas, da Maison Firmenich, que é responsável por todos os perfumes Acqua di Giò. Ele tem também tangerina, alecrim e patchouli, então dá pra você entender um pouco que é esse frescor meio temperado, que dá a sensação de pinicar o nariz, como se tivesse comendo raiz forte. O que eu tenho aqui não é o Profondo Light, é só Profondo, e a diferença é que ele pega mais nessa característica das notas marítimas, de um frescor úmido e salgado.
Tô acabando, tem mais dois aqui pra falar. São dois da Hugo Boss, e um deles é outro eau de parfum. Tá vendo que o negócio aqui tá poderoso, hein? Daqui a pouco eu vou mudar e nível e só usar eau de parfum, chega de eau de toilette!… Até parece, eu uso até água de alfazema por que eu adoro me sentir perfumado de qualquer jeito!
Chama Bottled esse eau de parfum da Hugo Boss, e ele tem como ingredientes alguns temperos quentes, como pimenta e canela. Então ele tem esse aspecto picante também, e quente, mas um pouco mais frutado, por que tem macã e bergamota. Esse foi feito pela perfumista Honorique Blanc. Veja bem, eu disse que são perfumes mais concentrados e bem intensos, então você vai sentindo todas essas coisas com o passar do tempo, você sente sempre primeiro as notas mais frescas e mais leves e depois as mais pesadas e que ficam mais tempo no ar.
E tem essa outra versão, que é um eau de toilette, que chama Bottle Night, então é um perfume que se propõe pra ser noturno, mais envolvente. Ele tem uma base amadeirada mas ele é bem floral, tem um toque de violeta bem presente, meio atalcado, então ele é um pouco adocicado também. Não é tão picante como o outro. Ok? São todos perfumes muito chics, importados, e mesmo entre eles tem essas diferenciações que vão deixar ele mais forte ou mais fraco, e às vezes mudar a sua composição pra reforçar esse efeito.
Eu comento aqui pra você exercitar essa prática de falar sobre o que está sentindo sem se preocupar tanto com os termos técnicos, e ai você vai aprendendo por associação até achar uma família de perfumes que você identifica rápido e que tem a ver com sua personalidade. Combinado? Logo em seguida tem um video com mais perfumes nacionais que eu ganhei. Até já!