Perfumes frutados masculinos
Estive prestando atenção nos ingredientes das fragrâncias que tenho usado nesses dias de calor e, além dos perfumes que usam café e chá como elementos principais, reparei que acabei dando preferência aos perfumes frutados, com temperos refrescantes ou adocicados na composição. Tudo para ajudar a dar maior sensação de frescor agora que a primavera realmente aconteceu em São Paulo.
Como este cítrico aromático de Jo Malone, com limão, manjericão e tangerina, que faz parte de uma série da marca inglesa de perfumes compartilháveis: sem gênero e que podem ser usados sobre outras fragrâncias, como cominho e folhas de pimenta ou sálvia e sal marinho… Dão ótimas combinações e é um excelente exercício olfativo. É uma marca muito chic de perfume então eu uso bem pouquinho, um de cada vez! Eu nem gosto de misturar pra não gastar.
O TH Bold, de Tommy Hilfiger, que tem o tenista Rafael Nadal como garoto-propaganda, é só tangerina desde a primeira borrifada. Depois, se revela um amadeirado aromático, que mistura notas cítricas (flor de laranjeira, pomelo, bergamota) com lavanda. Então repara que é um recurso desses perfumes frutados masculinos, que é de manter a base de madeira e de ervas e temperar com essas notas de saída mais adocicadas das frutas.
Mais representantes da categoria de perfumes frutados: Polo Red Intense, de Ralph Lauren, que tem cranberry bem evidente nas notas de saída. Um dos representantes da linha vermelha de perfumes da marca norte-americana, é definido como um madeirado picante, e conta um pouco de grapefruit e limão siciliano. Esse eu ganhei da Gloria Kalil há muitos anos, e puxa pro lado mais cítrico do que pro adocicado, mas tem um pouco dos dois.
O eau de parfum da linha L’Homme Ideal de Guerlain é bem docinho, com cheiro de cereja e de baunilha. E essas notas doces são combinadas com as fragrâncias resinadas das castanhas, a amêndoa especificamente que é um ingrediente característico dessa marca e dessa linha masculina. E por ser eau de parfum ele é mais concentrado então fica mais intenso e mais duradouro na pele. Mas o que você sente primeiro é a cereja.
O CK One é uma salada de frutas: tem limão, bergamota, abacaxi, laranja e até mamão! Tem uma mistura bem variada de florais e de folhagens também, então ele fica bem fresquinho. E muito por conta dele e daquele de melancia, que é o Flower de Kenzo que foi sucesso nos anos 1990, a gente pensa nos perfumes frutados com algo levinho, como água de banho mais fresquinho.
Mas dá pra fazer perfumão com frutas também. O Bottled da Hugo Boss, eau de parfum, também é dessa linha mais picante, ele tem canela por exemplo, e ele tem maçã nas notas de saída. É uma nota fresca e bem docinha de maçã. O Y de Saint Laurent, que também é eau de parfum, tem maçã também. Então pense que, além dos cítricos e das frutas vermelhas, a maçã é uma opção mais doce das frutas e que aparece bastante nesses perfumes mais complexos.
Perfume de abacaxi? Temos! Jimmy Choo Man é um dos únicos que se definem como perfumes frutados propriamente ditos, em uma base aromática que também tem forte presença de melão.
O mesmo perfume da Guerlain que eu mostrei, que também é eau de parfum, tem essa versão Extreme, que é com ameixa, e também tem a base de amêndoas. Outro que eu tenho com ameixa é Made to Measure, que é um eau de toilette da Gucci, mas que é bem chic também por que tem meu nome gravado na tampa. Como é sob medida, tinha essa graça de algumas pessoas receberem como nome.
Então é isso. Veja que tem várias opções de frutas, de combinações e de concentração, e isso vai sugerir um uso mais diurno ou noturno, mais verão ou inverno, e não apenas as frutas em si!