Como cortar o cabelo em casa
Os cachos já estão grandes e pesados, a franja já está caindo na cara, o mullet chegou sem querer e lá ficou… É compreensível que, com barbearias ou salões de cabeleireiros fechados há meses por conta do distanciamento imposto pela quarentena, muitos de nós estejamos com os fios já bastante compridos. A vontade de passar a máquina é grande, mas antes disso, quem sabe você não aprende mais sobre como cortar o cabelo em casa e faça um penteado mais arrojado?
Recebi essas recomendações do Miralvo Junior, profissional da Barbearia Corleone. Com elas (mais uma tesoura e uma máquina para acabamento), você já pode arriscar como cortar o cabelo em casa.
“Penteie o cabelo no sentido em que já está habituado. Levante a mecha, passe um pente grande e trave as pontas com os dois dedos para cortar com a tesoura. Corte um dedo de comprimento de cada vez, para não correr o risco de se exceder. Basta ir travando as mechas em cima, na parte frontal do topete até a lateral, até pegar todo o cabelo. Depois, use uma máquina com lâminas para peles sensíveis para fazer o acabamento na parte lateral e traseira.”
Para a barba, sua sugestão é uma máquina para fazer acabamento. “Com ela, faça as colunas e suas marcações. Não indico fazer a linha abaixo das partes laterais porque ela vai ficar muito baixa”, alerta ele, que recomenda também utilizar os graduadores da máquina de acabamento. “Fazer sempre no sentido de cima pra baixo e iniciar com os pentes de números maiores para se adequar ao efeito que quer. Se usar um pente curto de primeira, pode deixar o fio em um comprimento menor que o esperado. Então, para alinhar bem a barba, começar sempre pelo uso dos pentes maiores”, explica.
Antes de tudo, é importante pentear a barba. “Isso vai fazer com que os fios fiquem mais soltos e que as fibras do pelo se soltem, para que o trabalho final fique melhor. Nunca de baixo pra cima, sempre no sentido contrário, como se tivesse penteando a barba com a máquina de corte”, reforça.
Miralvo Júnior também dá um curso online de barbearia. Ou seja, se o primeiro teste em você mesmo der certo, o próximo passo é usar todo esse tempo em casa para aprender uma nova profissão (ou aprender como cortar o cabelo em casa das pessoas que moram com você, no caso!). São sete aulas em vídeo, oferecidas gratuitamente pela empresa Belliz, que atua principalmente no segmento de escovas e pentes, mas vende também tesouras, acessórios profissionais, elétricos, manicure e cuidados faciais.
O curso pede disposição para treino prático com máquinas, tesouras e navalhetes, então se prepare para montar um pequeno arsenal de iniciante. Entre os temas principais, estão os caminhos de carreira, manuseio correto das máquinas e outros materiais de trabalho, além de diversos cortes masculinos, estilos de barba e cavanhaque. Alguns exemplos: vertentes clássicas (estilo americano ou europeu), fade (degradê), razor part, slicked back, afro e freestyle.