Monograma Gancini

Ferragamo Pelayo

A marca italiana Salvatore Ferragamo lança nova versão do monograma Gancini, ligado no mundo dos logotipos que tem tudo a ver com o ambiente do Instagram. Além de fechos de sapatos, cintos e bolsas, um inédito jacquard de algodão visto em calçados, bolsas e produtos de todas as categorias prêt-à-porter.

O motivo foi criado pelo diretor-criativo das coleções femininas, Paul Andrew. O monograma Gancini é o fecho de gancho duplo que evoluiu de ferraduras de cavalo. As peças com este novo tema começam a chegar gradualmente ao Brasil em fevereiro, na coleção de verão 2019.

A marca desenvolveu parcerias com um grupo selecionado de empresas artesanais de mundo todo para a execução das peças, reforçando a aura de tradição. Mas também fez parceria com influenciadores para marcar presença no espaço digital, como Bryanboy, Diet Prada, Pelayo Díaz…

O monograma Gancini se tornou ícone da Ferragamo nos anos 1970. No entanto, existem relatos de que o logo na verdade surgiu nos anos 1950, como uma estratégia de marketing para promover o Made in Italy e destacar a marca de seus concorrentes durante os anos finais do fundador, o próprio Salvatore em si. O nome significa ganchos, em italiano.

De acordo com a Ferragamo, para criar as primeiras versões, teria se inspirado nas ferragens ornamentadas dos portões da sede da marca, no Palazzo Spini Feroni, em Florença. Ou dos ganchos de ferro articulados, feitos à mão, localizados na parte lateral do edifício, para amarração de cavalos.

“Como designer, valorizo a elegância inata da refinada simplicidade do monograma Gancini e a sensualidade de sua forma. Outro aspecto é sua dualidade: duas fivelas que se conectam e se sustentam. A beleza da forma do monograma Gancini é algo que trabalhei para enfatizar e enriquecer,” diz Paul Andrew por email.

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