Restaurant Chez Bruno

IMG 0822

Chef Gustavo Pereira, do Partager Buffet e Gastronomia, de experiências gastronômicas em São Paulo. Vai escrever regularmente no site e estreia falando sobre o restaurante francês Chez Bruno.

Há alguns anos a palavra experiência foi incorporada ao cotidiano da classe A que já não queria simplesmente voar para os mesmos destinos. Eles queriam conhecer lugares diferentes e viverem novas culturas, como Atacama, Tailândia, Capadócia… Essas experiências promovem novas sensações ainda não atingidas ao sair do lugar comum de ir andar por Paris ou NY. Aos poucos acredito que viver novos lugares significa muito mais do que status para uma parcela da população. Trata-se da vontade de trocar destinos comuns por outros diferentes.

Essa ideia chegou na gastronomia, é hoje possível experimentar novos sabores, novos ingredientes, novas combinações fora das capitais mais procuradas do mundo. Os textos aqui no site serão sobre isso: está na hora de trocar lugares manjados por menus degustação, pode ser Paris, São Paulo ou NY, mas tem que haver um charme, uma proposta, um novo olhar sobre a comida.

Há quem ache chato ficar 3h, 4h degustando comidas e tomando vinho. Chato? Preciso rever meus conceitos sobre esse tipo de pessoa. Pois o paladar é como os outros sentidos, quanto mais você exercita mais ele te leva a lugares inusitados. Assim como tem aquela que te remete a infância, tem comida que te apresenta um novo mundo, uma nova cultura.

A França acredita que é possível conhecer um povo pela sua gastronomia. Pois bem, vamos começar essa coluna então pela França, o berço da gastronomia do mundo, o país que mais exportou suas técnicas para todos os continentes, por isso ficaremos nesse lugar delicioso que valoriza cada ingrediente. Foi aqui onde tudo começou e que me despertou o interesse pela culinária. Que me fez trocar da carreira em publicidade pela cozinha.

Foi no Sul da França que descobri o Chez Bruno. O restaurante da família Bruno onde todos os seus pratos da entrada a sobremesa são harmonizados com trufas _uma iguaria rara e cara que eles tratam como ouro. Quando cheguei me deparei com o restaurante lotado, porém o estacionamento vazio. E não é que o único carro do estacionamento todo era o meu?! Achei peculiar e me interessei em como as pessoas chegavam e para a minha surpresa a maioria chega de helicóptero por Saint-Tropez.

Passado meu espanto achei melhor mergulhar naquele menu incrível que fazem as pessoas irem de tão longe até lá. Você tem a opção de degustar três cardápios diferentes com três a seis pratos cada um. Pra quem é apaixonado por trufas, como eu, sugiro fazer o menu completo de seis pratos, pois a experiência vai aumentando a cada prato e surgindo novos ingredientes e novas combinações de sabores que ninguém imagina poder dar certo. De um simples purê de batata nasce o casamento perfeito com trufas negras até chegar no foie gras com trufas.

No final dos pratos, o próprio chef Benjamin Bruno traz uma cesta de trufas francesas, italianas e até australianas para explicar o que você comeu. E saiba, você tem a opção ainda de pernoitar naquela vila pitoresca no meio do Sul da França. Realmente não é pra qualquer um, mas é uma das melhores experiências francesas que já conheci. Nem em Paris comi algo igual.

O cenário de Chez Bruno parece de um filme europeu todo desenhado a mão com um jardim lindo, e mesas para fora para aproveitar o dia de calor. Os vinhos franceses ainda harmonizam os pratos e te levam a outro patamar. Poucas vezes me vi tão encantado com o cenário, além da gastronomia.

Quando chegou a sobremesa confesso que torci um pouco o nariz, pois não achava que combinaria doce com trufas. Mas pra minha surpresa o ponto alto de tudo foi esta parte: um sorvete de trufas que foi bem equilibrado em sabores e realmente delicioso.

O preço elevado como em qualquer restaurante com estrelas Michelin vale cada centavo, pois não são todos os lugares que conseguem combinar tantos fatores positivos em uma só experiência. Nota 10 pro Chez Bruno.

E mais um ponto pra mim que aprendi a nunca deixar de fora essa iguaria em meus cardápios, pois é um ingrediente curinga que combina com vários outros ingredientes e faz uma diferença gigante no prato e no sabor. Procure por elas pois vale a pena!

This Post Has 2 Comments
  1. Parabéns pela matéria!!! Vontade de ir a França e ter está experiência de tão bem escrita, parece que estávamos lá tb! Experiência anotada!

  2. Vender um produto ou serviço é algo que qualquer um pode fazer mas vender uma experiência , um sonho requer estratégias bem mais elaboradas. É isso que Gustavo vem apresentando pra nós, um sonho compartilhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search