Ford Mustang no Brasil

Bullitt

Qual foi minha surpresa ao receber um convite para pilotar o emblemático Ford Mustang em uma pista de corrida. Por conta da estreia do carro no Brasil pela montadora (até então ele só chegava aqui por importações diretas), um grupo de jornalistas visitou um autódromo na Fazenda Capuava em Indaiatuba, para três voltas com o famoso modelo esportivo cada um.

O nome Ford Mustang é inspirado no avião de caça P-51 Mustang, por sua vez inspirado na única raça de cavalo selvagem dos EUA. Mas não são apenas os atributos mecânicos que fazem dele um ícone cultural.

Lançado em 1964, chegou ao mercado automotivo norte-americano como uma opção mais leve e jovem que os carros familiares, para a geração Baby Boom (nascida após a Segunda Guerra). Logo no lançamento, vendeu 22 mil unidades e se tornou um carro muito popular.

Além das ruas, é sua presença nas telas que ajuda a firmar a imagem de carro de celebridades. Portanto, fazia parte de sua estratégia de marketing o merchandising nos filmes de Hollywood. Foram mais de 3.800 produções do cinema e da TV _conta com sua própria estrela na calçada da fama, em Los Angeles.

Tem no portfólio, por exemplo, três filmes de James Bond: “007 Contra Goldfinger”, “007 Contra a Chantagem Atômica” e “007: Os Diamantes São Eternos”. Também foi protagonista de duas famosas perseguições do cinema, em “Bullitt”, com Steve McQueen (acima), e “60 Segundos”, com Nicholas Cage.

O clássico francês “Um Homem, Uma Mulher”, o suspense “Instinto Selvagem”, “Eu Sou a Lenda” e “Drive” são outros pontos altos da sua carreira cinematográfica. Entre outras produções de TV, apareceu em “As Panteras”, a série americana de maior sucesso dos anos 70. Na música, o Mustang estrelou os clipes “La Woman”, do The Doors; “Livin’la Vida Loca”, de Ricky Martin; e “Shut Up and Drive”, de Rihanna.

Veja mais detalhes no álbum de fotos a seguir.

Não me arrisco a comentar a dirigibilidade, pois de motorista não tenho nada! Porém o que mais me chamou a atenção foi a aderência das rodas no chão _mesmo em velocidade alta e em curvas acentuadas! O barulho do motor é algo que deve agradar a todos também. Tem, inclusive, um regulador para deixá-lo mais acentuado ou mais silencioso. Como leigo, foi o máximo que pude reparar no Ford Mustang.

“Ford Mustang é um veículo único, tanto pelos seus atributos como pela sua história e tradição, que simboliza a paixão pela inovação e performance”, diz Lyle Watters, presidente da montadora na América do Sul.

É no design, no entanto, que reside o valor mais evidente do Ford Mustang. Atlético, refinado e aerodinâmico, tem capô longo esculpido, com carroceria baixa e larga. A frente é em formato de “boca de tubarão”, já a traseira é curta, com aerofólio e com faróis e lanternas de led que reproduzem a assinatura de três barras.

Dentro, o Ford Mustang também tem atributos de luxo, como cabine inspirada em aviões com controles à mão do motorista, super painel digital, bancos de couro com aquecimento e refrigeração e porta-malas espaçoso.

“O novo Ford Mustang GT acaba com o antigo conceito de que todo carro com potência bruta é difícil de dirigir. Ele foi desenvolvido para oferecer um desempenho forte e confortável em qualquer condição de uso”, diz Volker Heumann, engenheiro-chefe de Powertrain da Ford América do Sul.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search