Museus sobre carros na Alemanha
Fui a Berlim em 2006 para fazer uma reportagem sobre turismo gay. É só o que conheço da Alemanha! Mas desde então estive em contato com o departamento de turismo desta e de várias cidades alemãs. Por isso, recebo muito material sobre eventos, roteiros e ocasiões especiais. E foi fuçando neles que reparei uma atenção especial aos museus sobre carros na Alemanha, o que não é uma surpresa uma vez que o país abriga várias empresas automobilísticas. Veja a seguir alguns deles e as respectivas regiões que ocupam!
Sttutgart
Berço de empresas como Mercedes-Benz e Porsche, e seus respectivos museus, a sexta maior cidade da Alemanha fica na região de Baden-Wüttemberg, ao Sul do país. Ambos museus temáticos chamam atenção tanto por sua arquitetura quanto pelo acervo que oferecem.
No Museu Mercedes-Benz (acima), a exposição sobre história do automóvel começa do topo do prédio, que tem forma de trevo, e desce em uma hélice por nove andares. Do outro lado, a trajetória da marca é narrada desde 1886 até os dias atuais por meio de 160 veículos e outras 1.500 peças à mostra. Internamente, a conexão entre estes espaços ocorre por meio de rampas, fazendo paralelos entre o desenvolvimento da empresa e o que acontecia na época na história mundial.
O Museu Porsche reúne mais de 80 veículos e 200 peças numa área de 5.600 m². Sobre três colunas em V, o prédio de desenho futurístico dá a impressão de avançar sobre o chão. Na Praça Porsche, em frente ao museu, destaque para Inspiration 911, uma escultura de 24 metros de altura cujas estruturas de sustentação são coroadas por modelos Porsche 911 fabricadas em diversos anos.
Um dos pontos altos deste museu é a nova estrutura do Porsche 64, o primeiro modelo construído pela marca, e também os modelos 356 e 911. Logo na entrada, encontra-se a Oficina do Museu, onde estão expostas peças de veículos de corrida e competição que ainda são pilotados quando participam de corridas históricas.
Munique
Capital da região da Bavária, ao Sudeste da Alemanha, conta com o QG de outra fábrica de carros, a BMW. Aberto ao público desde 2007 próximo da vila olímpica na cidade, é o mesmo lugar onde foram fundadas no inicio do século passado as duas companhias que se fundiram em 1917 dando origem a empresa. Abrigam o BMW Welt Vision, dedicado a “experiência de marca” e venda de produtos, o BMW Museum, que mostra sua história, e seus escritórios. Estão presentes também no museu outras marcas que fazem agora parte do mesmo grupo: Mini e Rolls-Royce, além de restaurantes, lojas e espaços de eventos.
Também em Munique, o Deutsches Museum existe desde 1903, dedicado a ciência e tecnologia. No departamento de transporte deste outro dos museus sobre carros na Alemanha, há um registro da história da mobilidade motorizada por terra, passando por vários tipos de veículos públicos, de tráfego urbano e de viagens em geral, como pioneiros ônibus de viagem e locomotivas a vapor.
Berlim
Na capital do pais, em Berlim, está o Trabi Museum, um dos museus sobre carros na Alemanha dedicado ao carrinho antigo que foi um meio de transporte muito popular da Alemanha Oriental. Será que dá pra comparar com o apreço ao Fusca que temos no imaginário brasileiro? Pois ele certamente foi inspirado na sua proposta!
A produção do Trabant (seu nome oficial) foi interrompida em 1991 (não por acaso, logo após a unificação da Alemanha), mas ele ainda circula nas mãos de colecionadores. No museu, é possível particiar de um “safári” a bordo de um dos modelos : de rally, militares, jipes ou de polícia.
Sinsheim
(A próxima dica de museus sobre carros na Alemanha é da Mari Inbar, minha colega de Petiscos e amiga para comentários de moda a qualquer hora, em qualquer fuso).
O Museu Sinsheim de enlouquecer! É o maior museu particular da Europa, e tem de carros a avião Concorde (esse no telhado do museu, que você pode entrar, além de um Tupolev). A coleção é impressionante, de aviões a tanques de guerra, mas muitos, muitos carros! 🙂 Ah, e é nele que fica a maior coleção de carros de F1 da Europa também.
Esta cidade fica ao sudoeste da Alemanha, no distrito de Rhein-Neckar-Arena, região administrativa de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg.
Visitei um museu de carros da Rolls Royce na Alemanha, perto do castelo Neuschwanstein, com perto de 100 unidades da década 10 e década de 20 que é uma pérola!!! Não lembro o nome!!
Antonio, que bacana, fiquei super curioso! Imagina que legal visitar todos esses museus rodando a Alemanha de carro! Abs