400 Anos de Moda Masculina
O texto que escrevi aqui sobre o jornalista de moda masculina Lula Rodrigues foi parar na orelha do livro “400 Anos de Moda Masculina”, que a editora Senac Rio lançou com um bate-papo com Paula Acioli e Iesa Rodrigues, mediado por Marcia Disitzer, e sessão de autógrafos na feira de moda Veste Rio.
Único ao abordar o corte histórico abrangente da moda masculina que se inicia no século 17 e chega até os dias de hoje, “400 Anos de Moda Masculina” é organizado em cinco capítulos que tratam da evolução do segmento ao longo dos tempos.
O primeiro fala sobre o estilo barroco e as tendências lançadas pelo rei francês Luís 14. Seus modos e deram origem ao personagem que chamamos de primeiro “pavão” da moda masculina. O segundo capítulo destrincha o traje completo na França do século 18. Já o terceiro explora a época da Revolução Industrial, com a invasão do xadrez madras no mundo.
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O penúltimo capítulo segmenta o século 20 em décadas, desde casacas, fraques e o terno executivo na virada do século, passa por assuntos variados, como colarinhos brancos, crise de 1929, camiseta, existencialismo, nova alfaiataria, skinheads, comércio hippie, punks e yuppies, até fechar no minimalismo.
Por fim, as questões atuais: o homem na moda, o homem contemporâneo, os tempos de crise e as referências do passado, sempre tão importantes para encarar o futuro.