Alfaiataria com tecnologia
Já são tantas as inovações na indústria têxtil que mesmo o mais tradicional dos segmentos foi renovado completamente com base nos materiais e, consequentemente, nas propostas de uso. Separei aqui alguns exemplos de como a mistura de alfaiataria com tecnologia resulta em peças atuais e um estilo clássico renovado com formas e texturas da nova era.
A começar com a preocupação da Hugo Boss com sustentabilidade, como os ternos veganos slim fit em bege, marinho e preto feitos na Alemanha a partir de tecidos de linho Italianos, sem a utilização de materiais de origem animal. Eles não possuem forro no paletó, o que faz deles uma boa opção para climas quentes.
Mesmo quando são usados artigos de origem animal, a alfaiataria com tecnologia da Hugo Boss garante um processo limpo e rastreável, como na coleção-cápsula Traceable Wool. As ovelhas são criadas e têm seu pelo cortado na Nova Zelêndia. A lã é preparada, tingida e fiada na Itália, pela tecelagem Reda, e depois enviada para a fábrica em Izmir, na Turquia, aonde são confeccionados.
Para a estação de verão 2020, tem terno risca-de-giz em jérsei, uma versão ajustada bem leve, calças esportivas com barra de elástico e pólos com este material.
Outra opção de material sustentável são os tecidos feitos com grãos de café recicláveis, que são transformados em uma trama especial com 39% de poliéster reciclado em sua composição, por meio de um processo patenteado.
Entres os atributos da alfaiataria com tecnologia feita com trama de café também estão: gerenciamento de umidade, secagem rápida, controle de odor, proteção UV, maior circulação de ar e efeito elástico.
É da Hugo Boss também a linha Travel, desenvolvida para quem busca praticidade e conforto (ainda que bem vestido!) com material lavável em máquina de lavar convencional. Paletó e a calça são vendidos separadamente para garantir versatilidade.
A alfaiataria com tecnologia da marca de moda masculina brasileira Aramis vem na forma de um terno lavável (veja também uma opção da Zegna) em diferentes tons de azul e cinza, desenvolvido com tecido de lã + fio de alta performance que elimina a necessidade de lavanderias.
Ele vem acompanhado por um saco protetor para lavagem em máquina convencional, que mantém a estrutura das peças ao longo das lavagens sem danificá-las. Seus detalhes e acabamentos não permitem que a água utilizada na lavagem danifique a construção da peça.
Também na Aramis, a mistura de alfaiataria com tecnologia resultou em microcápsulas PCM Outlast, presente nas peças biodegradáveis que secam com facilidade e não amassam, além de proteção UV, sistema anti-odor e propriedade termorreguladora.
A malha multifuncional é resultado de uma parceria entre a Santaconstancia e a Rhodia, com inovações desenvolvidas pela Nasa. Outros recursos de alfaiataria com tecnologia da marca são: tecidos antivirais e capacidade de impermeabilização para repelir pequenas quantidades de líquidos como água e café, evitando sujeiras e manchas.