4ideias | acervos espertos

Acervosespertos

Na terceira edição da roda de conversas #4ideias, falamos sobre como construir acervos espertos. Eu, Vânia Goy, Fefe Resende e Dênis Pagani, do 1 nariz, abordamos a relação entre nosso estilo e os produtos do dia a dia, a duração deles e como arrumar as gavetas para a vida fluir melhor, sempre atentos às ondas da moda!

Acervos espertos têm a ver com ter menos, mas funcionando melhor: um núcleo de poucos e bons no guarda-roupa, na prateleira de perfumes e de beleza. É se conectar com suas referências internas e filtrar referências de fora, só deixando entrar o que faz sentido pessoal, trocando impulso por planejamento. Passa por organização também, assim você consegue visualizar, acessar e usar tudo que tem.

Na minha fala sobre acervos espertos, usei como ponto de partida o texto de Carolina Vasone sobre “prazo de validade fashion”, em que afirma que uma peça de roupa pode ter ciclos de vida diferentes, mas dificilmente é 100% atemporal.

Ou seja, existe a ideia de um guarda-roupa “perfeito”, que pode ser visto como uma fórmula, mas é preciso constantemente ser atualizado para o seu tempo e adaptado ao seu estilo. Não é preciso saber da última tendência, apenas demonstrar conexão com atualidades, exercitando para estar sempre experimentando visuais novos.

A moda tem essas ondas a cada 20 anos, em que nega-se a geração passada e exalta-se a anterior. Por isso que o vintage tem como definição, ter mais de 20 anos e ser de uma época e de um design facilmente identificáveis. Portanto, uma roupa que dura 20 anos é só roupa velha mesmo…

Mas roupas e acessórios não precisam durar tudo isso, pois se desgastam tanto com o uso quanto de ficarem no armário. Não precisam durar pra sempre, mas há de se fazer bom uso delas, atualizando os clássicos do armário com o suficiente de informação de moda. Mesmo as roupas consideradas atemporais carregam informações que dizem de que época e em que ambiente surgiram. São renovadas de tempos em tempos…

Agora, como calcular esse prazo de validade fashion, onde investir corretamente e assim compor acervos espertos: versáteis mas com um tempero especial? Quando dizem que os anos 1990 estão na moda de novo, não são os mesmos itens que voltam a circular… É o espírito de uma época evocado com novos questionamentos e com um pouco de bom humor.

Têm maior tempo de vida, e por isso merecem maior investimento, pois duram mais:
.Vestidos de festa ou ternos bem cortados, que podem durar gerações. Usamos menos, mas frequentemente e por vários anos.
.Bolsas e sapatos de grife, com materiais de boa qualidade. Até o efeito gasto fica interessante nesses casos.
.Peças funcionais de uso ocasional: galocha, capa de chuva, um casaco super quente de viagem, moda praia…

(!) Está fora dessa lista: quando o intervalo de uso é tão longo que na próxima vez já vai precisar de ajuste! Tipo smoking _a não ser que frequente o tapete vermelho regularmente.

Tempo médio de vida:
.Procure por macro-tendências: quando sai da bolha da moda e ganha difusão em grandes marcas e outros meios de comunicação. Temperam o acervo de básicos com informação de moda. Como é uma compra planejada, pode esperar por liquidações. São para usar até acabar! É quando “todo mundo” fala de um modelo e por isso marcam uma época (ano ou década), mas depois de um tempo ficam datadas.

Um bom exemplo são os diferentes cortes de jeans, sempre os “atuais”, _baggy, boca-de-sino ou a calça skinny, que durou uns 15 anos. (É bem capaz que se desfaçam de tanto serem usados antes de a moda passar). Outros exemplos: pantacourt, jaqueta bomber, moletom couture, sneakers…

Menor tempo de vida, e por isso merecem investimento menor:
.Modinhas, um novo jeito de usar um acessório como as pochetes cruzadas, ou a estampa do verão. Dão humor para uma produção casual. Não merecem investimento alto pois vão passar logo.
.Everthing old is new again: grandes casas de moda reeditam estilos emblemáticos de seu acervo, mas com tom de deboche para conquistar o público jovem. A modinha da vez é, novamente, o retrô, principalmente entre os estilistas contratados que resgatam arquivo das grandes casas de moda, como Burberry, Gucci, Balenciaga.

A próxima edição é sobre como se planejar para fazer compras inteligentes e otimizar seu orçamento! Os ingressos já estão à venda no Eventbrite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search