Álcool em gel e sabonete para mãos

Wash Hands 5020831 1280

Ninguém diria que em 2020 ainda se debateria como lavar as mãos corretamente para diminuir a transmissão de doenças. Para que não reste qualquer dúvida sobre o melhor momento de fazê-lo, é preciso entender que o objetivo é evitar que você encoste em algo supostamente contaminado e depois leve para a região das mucosas do rosto (olhos, boca, nariz…) onde há maior risco de contágio. Higienizar as mãos frequentemente é o método mais eficiente para reduzir contato com micróbios e assim conter a dispersão de epidemias, por isso o aumento na procura em álcool em gel e sabonete para mãos nesses tempos de Coronavírus (além do uso de máscaras faciais e da prática de distanciamento social).

Álcool em gel:

Pense nas situações em que você pode encostar em algo sujo que possa conter bactérias, vírus ou vermes. Visitas ao banheiro, deslocamento em transporte público ou qualquer outra situação de aglomeração ou alta circulação de pessoas?

Pense também nas situações em que é mais comum você tocar o próprio rosto: nos momentos de cuidados pessoais, durante alimentação e preparação, quando tossir/espirrar, por desatenção no trabalho (quando levamos as mãos sem lavar aos olhos ou à boca…) Então antes e/ou depois de todas essas situações, você precisa se higienizar com álcool em gel e sabonete para mãos.

Sabonete líquido:

Para lavar as mãos corretamente, esfregue bem o comprimento dos dedos, entre eles, as palmas, as unhas e punhos por 20 segundos, com qualquer tipo de sabão. Depois, enxágue em água corrente. A vantagem de usar sabonete líquido em relação ao de barra é que o primeiro pode ser compartilhado, enquanto o segundo é reservado para uso pessoal ou entre poucas pessoas de uma mesma casa.

O álcool em gel tem como principal funcionalidade manter as mãos limpas quando estamos em trânsito ou na rua, sem acesso imediato a uma pia. Pode andar no bolso e na bolsa, garantindo uma higienização rápida e frequente. Mas não substitui a lavagem frequente das mãos com sabão.

Sabonete em barra:

Aparentemente de simples resolução, ainda é necessário enfrentar a barreira da falta de saneamento básico no Brasil, com parte da população ainda sem acesso à água e sabão. E mesmo quem tem acesso pode ser negligente com esse hábito. É preciso deixar claro que se higienizar com álcool em gel e sabonete para mãos é um comportamento que pode salvar vidas, então não deixe de fazê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search