Artesanato Chave é um coletivo de arte e política formado por artesãos especializados em bonés e chapelaria em crochê. O grupo está junto desde 2021 e apresentou pela primeira vez um desfile com direção-criativa de Matheus (Sem Nome Ateliê), que já mostrou suas criações nos desfiles de Alexandre Herchcovitch e Projeto Ponto Firme no SPFW.

Desde 2021 ele se juntou a Diego (Arte do Magro FC), Rafael do Crochê, Rafael Loirinho (Crochê 777) e Vitor (Crochê de Vilão), em oficinas de crochê remuneradas ou para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para entender seu trabalho, é preciso conhece a história dos bonés de crochê.

“Existe um estigma em torno do boné de crochê ter surgido no cárcere. A polícia rasga esses bonés quando encontra. O que acontece é que depois do Massacre do Carandiru em 1992, na tentativa de humanizar o encarcerado, passaram a dar luz pra coisas que eram produzidas em presídios. O boné de crochê era feito nos anos 1990 nesses espaços, mas já existiam adereços de cabeça de crochê no Egito Antigo. Nossa união vem pela dor do preconceito contra o boné de crochê”, define Matheus.

Entre as referências da coleção apresentada no desfile estão a obra de Arthur Bispo do Rosário (citado como um dos alicerces da tradição têxtil brasileira) e os códigos, símbolos e formatos estéticos das favelas de São Paulo.


Descubra mais sobre André do Val

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta, vai!

Posts

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading