Homem Brasileiro 2019
Mario Queiroz é um bom representante do nome Homem Brasileiro 2019: seu projeto multidisciplinar sobre masculinidades e transformações em relação a sociedade e mercado que chega à quinta edição. Ele foi primeiro estilista de moda masculina com quem tive contato, na época que comecei a cobrir profissionalmente o que acontecia no emergente cenário das passarelas brasileiras.
Assisti a um desfile seu quando eu ainda estava na faculdade, no fim dos anos 1990, e ele se apresentava no calendário da Casa de Criadores. Depois, seguiu para o SPFW, onde também participei pelo processo de profissionalização da cobertura de moda, celebridades e entretenimento que por muito tempo pautou o evento.
Mario Queiroz também tem ainda uma longeva pesquisa acadêmica em torno de comunicação e semiótica, que já lhe rendeu títulos e livros publicados. Nas fotos deste post, minha participação em uma mesa na edição anterior, sobre moda, com o stylist Cesar Fassina, o jornalista Pedro Diniz e o estilista Marcelo Sommer.
Na quinta edição, Homem Brasileiro 2019 acontece entre 26 e 29 de agosto em três grandes centros culturais da cidade de São Paulo: ESPM, Unibes Cultural e Centro Cultural São Paulo. A participação é gratuita mas pede inscrição prévia para acompanhar 10 diálogos com cerca de 40 nomes das mais diferentes áreas.
A ESPM será palco dos diálogos “Masculinidades: Comunicação, Design, Consumo”, “Moda e Mercados Masculinos”, “Design e Masculinidades”. A Unibes Cultural tratará dos temas “Da Violência ao Afeto” e “Paternidades”. O Centro Cultural São Paulo abriga o tema “Geração Z: Saúde, Sexo e Gêneros”. Inscreva-se!