Conexão moda e arte

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Desde o vestido Mondrian de YSL nos anos 1960, a relação conexão entre moda e arte é um recurso sempre muito bem explorado na pesquisa de cores, formas e estamparia da indústria. Quando trabalhava no Chic, de Gloria Kalil, eu fiz uma série chamada Artpedia, que explicava as referências artísticas dos desfiles e das coleções.

Na moda masculina, é no segmento esportivo que vemos as colaborações mais relevantes. Como por exemplo essa de Vans com o Van Gogh Museum Amsterdam, com obras-primas “Caveiras”, “Amendoeira em Flor”, “Girassóis” e o auto-retrato do pintor pós-impressionista holandês.

Os desenhos estampam acessórios (tênis, mochilas e bonés) e itens de roupa, como camisa de manga longa, jaqueta bomber, camisetona, moletom. Parte dos lucros serão dedicados na preservação do legado e obra de Van Gogh no museu.

Depois da coleção Warhol Surf, da linha Billabong Lab, a marca esportiva lança agora a coleção especial Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, construída com uma fusão das obras dos dois artistas sobre a coleção com bermudas de surf, camisetas e acessórios.

“Warhol e Basquiat tiveram esse relacionamento maluco. A inspiração por trás dessa colaboração foi impulsionada pela justaposição única de seus estilos opostos e pelas histórias por trás de seus trabalhos colaborativos”, diz Brad Lancaster, vice-presidente global de criação da Billabong, sobre a conexão entre moda e arte. A marca está no Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil.

Andy Warhol é também o tema de uma parceria recorrente de moda e arte com a Calvin Klein, nas campanhas, nos desfiles e agora na linha jeans, que vem estampada com a série Self Portraits em calças, camisetas e moletons.

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