E o look do Ralph Lauren no CFDA?

JS1 2262 Edit

Não sai da minha cabeça o look do Ralph Lauren no CFDA: paletó de smoking, gravata borboleta, jeans e tênis de corrida Solomon. Ele foi o homenageado de honra na ocasião, pelos 50 anos de sua marca, na noite de premiação que promove a indústria de moda do EUA internacionalmente e reuniu os principais nomes do segmento nesta segunda (04.06).

Como estilista, Ralph Lauren é de fato um dos mais importantes do século 20, registrando na história da moda mundial o estilo de vida norte-americano conhecido como preppy, que mistura esportivo e alfaiataria e gira em torno dos códigos das faculdades de elite da costa Leste dos EUA.

Ficou conhecido por descomplicar os códigos mais rígidos do guarda-roupa masculino, com as camisas de gola abotoada (uma contravenção em relação aos padrões europeus), mangas arregaçadas, gravatas mais largas e blazers com bermuda.

Além disso, é um sucesso nos negócios. Seu império não vende apenas roupas e acessórios, mas artigos para casa, perfumes, óculos… Foi também o primeiro estilista a abrir uma loja própria, em 1971, e o primeiro norte-americano a abrir uma loja na Europa, em 1981.

Por isso, usar a parte de cima de um traje de gala e a parte de baixo de um caminhoneiro (jeans estonado com barra dobrada e tênis confortável) é uma atitude esperada de um criador e empresário de sua categoria. Tem um pouco de “foda-se” e um pouco uma tentativa de se mostrar um homem de espirito jovem, conectado com seu tempo. (Lembra desse meu texto sobre o look dos bilionários?)

Análises como essa que eu faço agora não são sobre poder vestir algo ou não, são sobre o que ele veste significa. E ele tem quase 80 anos. Portanto, pouco importa que eu ache o look do Ralph Lauren no CFDA feio pra burro. Antes de tudo, ele serve de ótimo exemplo da diferença entre moda e estilo, e do poder que o próprio homem por trás do nome representa.

Ele sabe que em eventos de premiação como este usa-se traje formal. Então sua ideia foi: vou “quebrar” o look. Porém, a maneira mais contemporânea de fazer isso atualmente seria usar calça e paletó de smoking com uma camiseta pra dentro e tênis brancos, por exemplo. Até um boné pra finalizar… Talvez uma correntinha?

Ralph Lauren passou nos anos 1980 pelo mesmo processo que vemos hoje a Gucci passar, de ter seus logotipos (tanto o nome quanto o famoso cavalo) tão popularizados entre rappers e a cantores pop, em geral mais conectados com o modo de vestir das ruas, que viraram alvo de falsificação (no bom e no mau sentido).

Perdeu uma boa oportunidade de emplacar sua marca novamente de modo que se posicionasse nessa onda de logotipos que vemos hoje (principalmente no Instagram). Numa primeira olhada, por conta do rigor de como ele se vestiu em cima, parece que ele teve um acidente e teve que trocar a calça logo antes de chegar na festa.

Por outro lado, só ele mesmo pra quebrar as regras da moda dessa forma, e surpreender… Não é o que está na moda, mas é um estilo só dele esse look do Ralph Lauren no CFDA. Um retrato muito evidente de como a nossa personalidade transcende as roupas _mesmo ao longo de décadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search