Uniformes de futebol
Uniformes de futebol são muito importantes para a construção da identidade dos clubes, sejam nacionais ou regionais, tanto que contam com várias versões para serem usados em campo. Sua criação precisa ser única e cada uma pode ter um impacto comercial essencial para a sobrevivência dos times, que além de patrocínios, direitos de transmissão na televisão e ingressos para o público faturam bastante com a venda desse tipo de merchandising.
O processo de seleção de novos kits de uniformes de futebol demora cerca de um ano e passa por decisões determinantes, com protagonismo crescente das redes sociais, expectativa de retorno econômico e muitas fases de promoção e lançamento. Assim, criam oportunidades significativas de internacionalização da marca própria.
Cores e design nos uniformes de futebol devem projetar imediatamente a personalidade do clube, refletindo anos história e na sua identidade visual. A cada temporada, os lançamentos de novos kits de uniformes de futebol são muito esperados pelos torcedores.
Fora isso, uniformes de futebol (que podem ser camisas e acessórios), andam na moda como parte do repertório de elementos esportivos que tem tudo a ver com o estilo masculino. “Os kits são um símbolo, um trunfo que se mantém constante ao longo da temporada e que carrega consigo todos os momentos que marcam o progresso de uma equipe”, explica o time espanhol Granada CF sobre seus uniformes de futebol.
Cada time tem cerca de três kits de uniformes de futebol para diversas ocasiões. O kit da casa, tido como principal, está sempre associado aos padrões do clube, à sua identidade e aos seus valores. Tem maior ressonância na internet, pois é o que melhor reflete sua identidade e causa reconhecimento dos fãs. Como na moda, são renovados anualmente para ficarem mais atraentes.
Cada time tem sua particularidade. No Villarreal CF, por exemplo, o kit da casa deve obedecer sempre a uma regra: todos os elementos (camisa, calção e meias) devem ser amarelos. Anteriormente, apresentava ainda alguns detalhes em azul. “Todos os anos faremos mudanças no tecido e nos pequenos detalhes da moda, às vezes na gola ou no formato das mangas“, explicou o Villarreall CF em material enviado a imprensa. “O novo kit costuma ter algum detalhe escondido, como o lema do clube ou mesmo a imagem do estádio presente na camisa”.
O design dos novos uniformes de futebol para a temporada seguinte costumam começar a ser trabalhados entre setembro e outubro levando em conta as novas tendências da moda, as cores e, sobretudo, os materiais inovadores e as melhorias técnicas no segmento. Além dos kits principais, há os de treinamento. E além do time titular, são mais de 35 times de base em cada clube.
As redes sociais desempenham um papel fundamental no sucesso dos kits de uniformes de futebol, principalmente no lançamento, onde os clubes podem obter retorno em tempo real. E mesmo que haja críticas, não significa necessariamente que não terá sucesso. “Em muitas ocasiões, o que gera muitas críticas nas redes sociais, na verdade, acaba rendendo um volume de vendas muito alto”, revela o Granada CF.
Além do kit principal, mais emblemático, há o kit de visitante, que, por motivos regulamentares, o deve ser bastante discreto e de cor mais escura, permitindo que os clubes se diferenciem facilmente de seus adversários durante as partidas em campo. Já a ideia de lançar um terceiro kit de uniformes de futebol permite mais oportunidade para inovar e ser mais criativo.
A prioridade é sempre as inovações técnicas e a qualidade para que os uniformes de futebol ajudem na performance da equipe. Mas a modernidade do design também é importante: é fundamental que o clube se reforce como uma marca moderna, esse é o posicionamento pretendido. E fora o trabalho criativo, é preciso prestar atenção também nos projetos de internacionalização, com estratégias de comunicação, logística e disponibilidade.
Parabéns pelo conteúdo eu sou um apaixonado por camisas de futebol