Tendências de cores para 2019
Escrevi este texto para o Yahoo Brasil, com quem colaboro regularmente, que começou com a tradicional pauta sobre as cores de cuecas e calcinhas para a virada do ano. Para isso consultei um amigo que é especialista em cores, desenvolvendo coberturas, texturas e acabamentos para indústria de embalagens, cosméticos e até automotiva! O professo Anderson Maia foi tão específico nos comentários, que podem ser usados como um documento sobre o que representam as variações do espectro, mas também aponta as tendências de cores para 2019. Leia a seguir.
Ritos de passagem, como a virada do ano (mas também casamentos, nascimentos, formaturas…), trazem consigo a ideia de renovação. Independentemente do seu credo, é comum pensar no que vestir em datas especiais de modo a atrair boas energias.
Para entender as tendências de cores para 2019, o que elas simbolizam e como elas podem trabalhar a nosso favor neste ano, falamos com o professor Anderson Maia, pesquisador da Faculdade Senai de Tecnologia Mário Amato, especializado em desenvolvimento e modificações pra materiais.
“A pesquisa de novas cores começa inevitavelmente na moda, e depois vai para pisos, tintas, carros, impressão gráfica,” explica o pesquisador, que trabalha a indústria desenvolvendo embalagens, fibras têxteis, acabamentos automobilísticos, cosméticos e todo universo de produtos. “Como sempre há a preocupação com a venda do produto, a cor tem papel importante nisso.”, comenta ele sobre as tendências de cores para 2019.
Para ele, no próximo ano vamos trabalhar menos com looks monocromáticos, brincando com misturas de cores e respeitando suas harmonizações. Uma sugestão dele de como pensar em algo diferente é olhar para as combinações da natureza. “Em 2019, as cores estão com força natural. Não é a cor lavada ou suave que vamos encontrar nos produtos,” antecipa.
Veja a seguir as tendências de cores para 2019, o que cada uma representa e quais os tons que estão sendo usados na moda, decoração e embalagens, de acordo com as pesquisas de Anderson Maia.
Amarelo: há dois tipos em alta atualmente, o amarelo-cádmio (esverdeado) e o amarelo-cromo (avermelhado), ambos mais quentes, fortes e opinativos. No Brasil, o amarelo está sempre presente de uma forma ou de outra, pois traz energia e é associado ao verão. Se traduz em riqueza e fortuna e é algo legal de se pensar nessa época.
Azul: reencontro e pensamento são as grandes chamadas do azul. Traz calma e reflexão. Podem ser trabalhados em várias paletas, mas atualmente olha-se para os tons do mar (marinho mais escuro ao celeste do céu). Por isso, simbolizam poder!
Grafeno (grafite): tirado do novo material derivado do grafite que conduz energia e calor. Tem a mesma posição de honradez e elegância que o preto.
Variações do branco, como tons de linho, açúcar, gengibre: transmitem calma e espiritualidade. Representam também rusticidade nos materiais, que por questões sustentáveis podem ser menos alvejados para ficarem brancos.
Tons de vermelho: ideal para quem quer atrair paixão. O vermelho puro, que é uma cor de presença, muito amarga e visceral, estão essas variações de marrom com alta concentração de vermelho na composição, como rum, café e terra. Elas também mostram força e presença.
Tons de verde: não vem sólido, em peças lisas, mas como estampas e detalhes. Ajuda a compor esta onda de vegetalização que bateu na moda para atender a demanda (visual) dos grupos sustentáveis, vegetarianos e veganos. O tom ajuda a energizar e proteger
Coral: segundo a Pantone, 2019 é o ano coral. Para trabalhar com ela, basta olhar para um flaningo _a nuance do bico e das penas_ para criar algo interessante. É uma cor com forte presença de amarelo, com um pouco de vermelho em sua composição. Ocupa um lugar dos rosinhas no guarda-roupa, mas sozinha fica apagada e se significado. Uma maneira ideal é faz combinações, com preto ou outros tons de rosa, misturando parte de cima com parte de baixo da lingerie, por exemplo, ou em estampas.
PS.: A imagem que abre o post é do fotógrafo Willy Vanderperre acima, da coleção resort 2019 da Prada chamada “Augmented Sunset” e põe os modelos sobre impressionantes painéis expressionistas de escarlate. São paredes de plexiglass vermelhocomo um pôr-do-sol abstrato feitos a partir de. Foram registradas no desfile na Piano Factory, sede da Prada em Nova York, que tem projeto do escritório de arquitetura Herzog & de Meuron.