Máscaras e massagens faciais
Eu queria aproveitar esse momento de quarentena de novo em São Paulo e no Brasil todo pra fazer mais um post de skincare, mesmo que seja intercalado com esses sobre cabelos que tenho feito que, assim como os de cuidados com o rosto, virou uma série e tá tudo bem arquivado no site, no Instagram e no Pinterest. Vai procurar lá e já se cadastra em todas… Eu tenho ainda pelo menos mais dois posts que eu quero fazer sobre couro cabeludo e finalizadores, mas eu quero resgatar agora esse assunto que tem muito a ver com o ritual de beleza e de bem-estar, mais do que o produto ou a função em si, que são as máscaras e as massagens faciais.
Meus primeiros posts de skincare foram mais sobre essa parte essencial, de ensinar mesmo os homens que não fazem nada a fazer pelo menos o mínimo, e entender a importância de lavar, hidratar e proteger o rosto do sol. Nada aqui é dito como imposição estética, é informação que eu pesquiso direitinho e trago pra você como um convite a experimentar esse processo, que é tão mais familiar para as mulheres desde criança.
E é também questão de saúde, afinal das contas. Tanto que eu fiz um post aqui só sobre como a própria toalha pode estar suja (e levar sujeira pro rosto). Tem outros dois que falam muito com as demandas da audiência masculina, que são os produtos multifuncionais, pra reduzir a quantidade de etapas, e os que somem rápido da pele, sem deixar efeito melado, que é uma reclamação comum entre os homens. Tudo para tentar deixar mais prática e menos traumática essa rotina.
Quando eu falo em máscara e massagens faciais então, a primeira imagem que vem na mente é de alguém super vaidoso, que já domina todo esse arsenal de produtos e, depois de lavar, hidratar e passar todos os cremes que tem direito, ainda usa ferramentas e muitos ingredientes especiais que vão dar ainda mais tônus, brilho e maciez à pele. É mais ou menos isso mesmo.
Eu não recomendo usar máscara ou fazer massagens faciains por que é obrigatório pra você, por questão de saúde. É algo pra ser feito num momento bem relax, quando você tá com tempo e com paciência pra fazer essa tarefa no banheiro, com uma música ligada e uma xicara de chá ou uma taça de vinho, sem se importar em se melecar um pouco, em um ambiente preparado pra isso, com toalha, pia, bancada e torneira livres pra você fazer tudo o que tem que fazer ali.
As máscaras são, mais ou menos, uma outra maneira de levar os produtos ao rosto. É como se você aplicasse um produto normalmente, mas de modo mais intenso. Os ativos são mais concentrados e, dependendo da que você estiver usando, às vezes você tem que tirar tudo e às vezes pode deixar o produto até ser absorvido pela pele.
Tem máscaras de todos os tipos: para reduzir oleosidade (que normalmente são as de argila), para retirar cravos (que a gente aplica e espera secar e como elas são mais espessas elas grudam no cravo e extraem quando puxamos), e com vitaminas, vitamina C especialmente, antioxidantes… Tem até máscara de ouro e outras bizarrices, como veneno de cobra e abelha e baba de caracol, que prometem dar consistência, firmeza e elasticidade.
Então é aquilo: precisa usar máscara? Não sei, depende… Como tá a sua rotina? Cabe um dia de spa em casa toda semana, pra atuar especificamente em algo que te incomoda? Hidratação, adstringência, luminosidade?… Não digo que é suuuuuper necessário, você vai se dar bem se fizer direitinho o dia a dia e já tá bom.
Mas se conseguir fazer, é legal sim. Por isso que eu falei do ritual e da atenção especial que dá essa energia de autoestima. Pode fazer um dia que a gente esteja trancado e entediado em casa ficar mais prazeroso e produtivo. Não dá pra fazer toda semana? Então uma vez por mês? Ou então fazer quando dá também, como presente de aniversário, ou por que tem um date, ou se tomou um pé na bunda, ou se tem uma reunião importante no Zoom no dia seguinte, ou ao contrário, por tem o dia e a semana livres… Como você quiser.
Eu vou começar a falar de algumas que andei testando pra explicar como cada uma delas funciona pra você ter uma ideia de como escolher a sua. Vale lembrar que antes de começar, precisa lavar o rosto com sabonete. Nem aplica nada para o caso de você ter que enxaguar depois. Pode passar um tônico talvez, como reforço na limpeza. Tem esses vídeos também no arquivo: o de limpeza, que é o vídeo da máscara (a outra máscara, contra covid), o de limpeza de barba com xampu especial e o de tônicos (que também pode ter propriedades diferentes).
Pode começar com uma máscara anti-cravos então. Eu testei duas. A primeira faz tempo e eu não tenho aqui para mostrar, mas foi a mais complicadinha por que ela é bem espessa e você precisa aplicar uma camada bem grossa, então pode usar o conteúdo todo do pacote, não é pra economizar e usar em duas sessões senão pode não ter o efeito esperado.
Como ela é de carvão e é toda preta: você fica com a cara toda preta e fica totalmente aparente que você tá com algo na cara. Quando ela seca, e pode esperar uns 20-30 minutos pra isso, ela gruda nos cravos e puxa eles quando você retira. Ela tem que sair inteira mesmo, como se fosse a própria pele saindo. Isso dá uma sensação gostosa e realmente tira os cravos, então ela faz parte dessa etapa de limpeza mesmo.
Outra máscara que é mais pra etapa de limpeza é essa nova da Sallve, uma máscara purificante de argila verde. Tudo o que tiver argila vai ter esse efeito adstringente, de retirar excesso de oleosidade. Então quando você passa, sempre desse jeito bem generoso, pra ficar uma camada uniforme, parece que você passou argila na cara mesmo, fica uma camada fina de produto, não tão espessa quanto a outra, e conforme ela vai secando ela vai mudando de cor.
Na embalagem ela diz que não resseca, mas eu senti uma leve sensação de repuxar. E olha que essa é pra ficar 15 minutos e eu acabei ficando só 10. Apesar de ser uma sensação boa, de ter tirado a oleosidade, não é pra deixar repuxar muito. Lembra da live que eu fiz com a dermatologista, a doutora Tatiana? Ela fala disso…
Essa máscara de Sallve tem também um pouco de hidratante, diminui vermelhidão e tem probióticos que ajudam a regular as bactérias que vivem naturalmente na pele. Eu ainda passei um hidratante leve depois pra tirar a sensação de repuxado. Quando é de argila assim, a gente não passa na área dos olhos, que são muito sensíveis, então tenha esse cuidado na hora de aplicar. E essa é uma que tem que enxaguar bem pra retirar depois, e tirar completamente o produto da pele, mas sem passar sabão de novo.
Esses dia eu testei essa outra, que é uma máscara coreana de uma marca que chama Kocostar e eu comprei no salão Blink Lab, onde fiz massagens faciais coreanas uma vez e fica na Vila Mariana em São Paulo. É uma máscara de tecido embebida em 25 ml de uma gosminha mais fina. Não é a outra gosma espessa, mas ela é de carvão também, e por isso ela desobstrui os poros.
Além disso, ela limpa e hidrata a pele também. E você não precisa enxaguar. Depois de 20 minutos você tira o tecido e o que sobrar no rosto você faz pequenas massagens faciais com os dedos pra penetrar e deixa lá. Eu gostei por que fica firme sem repuxar, dá um pouco de elasticidade, além de limpar bem que dá um aspecto mais liso e uniforme na pele.
Tem essa outra máscara da Sallve, que é a máscara antirressaca, que tem um uso diferente. É mais pra etapa de hidratação e de cuidados, como se a gente estivesse passando um creme comum mesmo. Ela tem taurina e extrato de café, e sempre que tem esses estimulantes, a taurina por exemplo é um ingrediente que tem nas bebidas energéticas, são produtos que “acordam” a pele, naqueles dias que está sem viço e sem brilho, e ativam a circulação para ajudar contra sinais de cansaço, desinchar o rosto e iluminar a pele.
Essa como é mais hidratante e não atua contra oleosidade, você pode passar na área dos olhos. Ah, tem um outro vídeo só sobre cremes pra área dos olhos que eu explico essa sensibilidade maior das pálpebras e o efeito da cafeína pra dar essa recarregada geral. Tem também um pouco de hidratante, que nesse caso é o aloe vera que é aquela seiva da babosa que serve pra tudo. É uma beleza! Essa máscara antirressaca você pode só tirar o excesso e o que sobrar com pequenas massagens faciais. Então não tem problema se ficar um pouco de produto no rosto também.
Eu sugiro aplicar sempre uma máscara por vez, por que como os efeitos são diferentes, e além disso, os ativos são mais concentrados e os resultados mais intensos, é melhor não misturar os ingredientes. Então, deixa pra testar uma por semana, uma de cada vez, pra você sentir bem cada uma como funciona. Ou sábado e domingo, uma de limpeza e uma de hidratação. Não adianta tentar resolver toda sua rotina de beleza de uma vez só, vai fazendo o normal do dia a dia e de vez em quando você dá esse tratamento especial pra atuar em uma área que te incomoda mais.
Eu termino com essa máscara que é coreana da mesma marca da outra preta, que é a máscara de waffle de morango, com 40 g de um gel essência com extratos de morango e de pérolas, que hidrata, refresca, controla oleosidade e dá uma iluminada na pele do rosto. E 40g é bastante coisa… Essa é a mais “ fácil” de usar por que não tem muito efeito adverso, serve pra todos os tipos de pele e como você não precisa passar o produto, ela acaba melecando um pouco menos.
Todas as outras são meio difíceis de tirar, por que ficar um pouco no cabelo e na barba e é normal. Não precisa pirar também se ficar um pouco de produto na barba por que é seu dia de princesa e você vai depois esticar o corpo e ficar curtindo o dia ali. A máscara waffle de morango é outra que você não enxagua, só tira o algodão e deixa o que sobrar de produto ali pra ser absorvido com pequenas massagens faciais.
Bom, fora tudo isso, que você já vai passar bastante tempo entretido, tem esse outro recurso ainda que é o de ferramentas de massagens faciais. É outra etapa de rotina e é aquele tipo que eu falo, não é obrigatório, só se você quiser vir além.
A indústria de beleza coreana é muito forte e eles implementaram essa rotina super longa e complicada de 10 passos, com vários cremes, máscaras e que termina com essas massagens faciais. Pode ser feita de um modo mais suave, com esse rolinho, que tem dois lados pra você massagear, um maior pras áreas maiores do rosto e um menor pras áreas menores, como os olhos. É simples e fácil e pode ser um jeito de você se iniciar com isso.
E ai tem o gua sha, que é essa pedra cortada desse modo que dá pra fazer várias massagens faciais diferentes, especificas para cada parte do rosto. Desse lado maior você pode passar nos olhos ou na mandíbula, sempre contornando o osso que tá por baixo. Do lado menor dá pra passar nas têmporas e desse outro lado mais liso, nas bochechas.
Você faz as massagens faciais depois de passar seus produtos habituais de cuidados com o rosto. Se tiver dúvida volta pra ver todos os vídeos que eu já citei aqui. Em geral, ela ajuda a relaxar pontos de tensão como toda massagem, mas também estimula a drenagem de líquidos acumulados e aumenta a microcirculação sanguínea, diminuindo inchaço, deixa a aparência fica mais descansada e, mantendo uma regularidade, a pele vai ficando mais viçosa e os contornos faciais.
Fique atento, por que cada tipo de pedra tem uma propriedade específica _o quartzo rosa é calmante, o jade, estimulante, e por aí vai_, mas o mais importante é que seja realmente feito com uma pedra, e não de material sintético. OK? Bom, então aproveite esses dias em casa pra aplicar uma máscara e fazer a suas massagens faciais e testar mais etapas dessa rotina de beleza que possam ter a ver com você e que caibam no tempo que você tem pra isso. Até já.