Tênis: moda, arte e cultura pop

401280774

São muitas as colaborações entre as marcas de tênis esportivos e nomes de moda, arte e cultura pop. A Vans, conhecida por seus modelos para skate, tem dois lançamentos nessa onda. O primeiro deles é uma parceria como o MoMA (Museum of Modern Art), de NY, com obras de artistas conhecidos de seu acervo.

São tênis, vestuário e acessórios estampados com as obras de arte “Water Lilies, 1914-1926”, Claude Monet; “Orange, 1923”, Vasily Kandinsky; “The Persistence of. Memory, 1931”, Salvador Dalí; “The Scream, 1895”, Edward Munch; “One: Number 31, 1950”, Jackson Pollock; “Untitled, 1917”, Lybov Popova; e “Woman Free Yourself, 1971”, “The Windows of the Wedding” e”Freedom Woman Now, 1971″ , Faith Ringgold. E também uma intervenção do museu no quadriculado famoso da marca de tênis.

“Vans também tem um rico legado de apoio à expressão artística. Estamos entusiasmados em alcançar os amantes da arte em todo o mundo por meio da rede global”, diz Robin Sayetta, diretor de licenciamento e parcerias do MoMA.

É também da Vans outra coleção entre esporte, moda, arte e cultura pop, dessa vez com os Simpson, que celebra momentos, episódios e personagens da série histórica, que existe desde 1987 na TV norte-americana com uma perspectiva crítica e divertida da condição humana nos tempos atuais.

Tem a pochete Lisa Fanny Pack, um modelo Off The Wall Chukka Pro que é a representação exata do tênis de Bart Simpson e até uma homenagem a “Itchy e Scratchy”, em português “Comichão e Coçadinha”.

A Asics renovou com Vivienne Westwood a colaboração entre moda, arte e cultura pop que já haviam lançado anteriormente. Dessa vez, um modelo Gel-Kayano 26 da marca esportiva foi trabalhado com a referência do tênis saco, mostrado pela primeira vez no desfile da estilista com Malcolm McLaren em 1982, chamado Nostalgia of Mud, em que apresentou Buffalo Girls.

Os sapatos de saco originais usados no desfile foram criados a partir em um design de calçado primitivo, com uma peça de couro que envolve o pé. Para essa releitura, Vivienne utiliza uma capa de malha semitransparente que simultaneamente esconde e revela os tênis.

Das colaborações de moda, arte e cultura pop, a da Prada com a Adidas é uma das mais sofisticadas e traz o modelo Superstar (lançado originalmente em 1969), todo em couro, nas versões em preto total, preto e branco ou prata e branco.

Moda, arte e cultura pop se cruzam também na colaboração entre a Lacoste e os artistas Samuel Borkson e Arturo Sadoval III (da FriendWithYou), Jeremyville e Jean-Michel Tixier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search