Tênis de skate
Nunca consegui ficar em pé numa prancha, mas adoro o estilo, a moda e principalmente os tênis de skate. Em nem falo do Vans, que é um tênis de skate emblemático dos profissionais até a turma da moda… Eu curtia um Bamba mesmo.
Por que o tênis de skate não precisa ser tão elaborado como os de corrida, com amortecedores, ou colorido como os modelos de academia. Basta um solado baixo (e firme) de borracha, pois ele vai servir tanto como acelerador quanto como freio, bastante em contato com o asfalto. Há de ser resistente em cima também, por isso normalmente é de lona.
Veja por exemplo alguns modelos da Quiksilver na galeria abaixo, sem costura e à prova d’água, mais leves e com estrutura almofadada ou resistentes à abrasão.
Se a Quiksilver aposta em inovação, a Vans resgata na coleção Anaheim Factory modelos originais do arquivo da marca, lançados entre 1960 e 1990, recriados com fidelidade para colecionadores. Já na terceira edição, relança quatro modelos masculinos originais: Slip-On 47 DX e Mid Skool 37 DX.
Todos trazem detalhes especiais, como etiquetas internas indicando o nome do modelo, viras da sola mais altas por conta dos antigos processos de vulcanização, etiquetas azuis e cadarços em algodão e a tipica sola Waffle.
Anaheim é a cidade do Sul da Califórnia onde a Vans foi fundada, em 1966, com uma pequena loja anexada à fábrica original, de onde saíram a maioria dos modelos que futuramente iriam se tornar os clássicos da Vans.