Colaborações das marcas de tênis

Supreme Timberland

Já é um padrão na indústria de moda acompanhar as colaborações das marcas de tênis. Como as it-bags nos anos 2000, os sneakers são objetos de desejo, de consumo, de status… E põe as pessoas em filas enormes para comprar lançamentos superexclusivos em edições limitadas, numa estratégia muito parecida com a das marcas de luxo.

A loja de skate Supreme se tornou uma das marcas mais valiosas da moda, à frente de outras gigantes esportivas e conglomerados de luxo. É uma de suas principais características essas parcerias com outras marcas, de qualquer segmento, catapultando ambas para cima ao combinarem seus públicos.

A mais recente delas é com a Timberland, a partir do modelo Front Hiker Country Boot, uma bota de couro e com solado de borracha, para trilhas. Chega somente em NY, Brooklyn, Los Angeles, Londres, Paris e Tóquio; sem data para chegar ao Brasil. Não é a primeira vez que elas trabalham juntas: já fizeram colaborações recorrentes desde 2011.

A Timberland anda num momento bastante efervescente, com vários lançamentos no Brasil, com festa e linhas casuais, esportivas e de roupas, além das botas que a fizeram famosa. A marca anuncia agora também o estilista Christopher Raeburn, que desfila na semana de moda de Londres, como novo diretor-criativo.

O inglês já havia feito este ano uma colaboração passa a trabalhar com as equipes de produtos, marketing e inovação da marca para criar uma coleção de calçados, roupas e acessórios. A ligação entre os dois se deu primeiramente pelo discurso de práticas sustentáveis, como uma cadeia produtiva responsável social e ambientalmente. Suas coleções só começam com as vendas no Brasil a partir do segundo semestre de 2019, em tiragem limitada.

Dei uma prévia recentemente no meu Stories de uma das colaborações da marcas de tênis mais especiais: a coleção de Vans que comemora 60 anos de exploração espacial. Disponível no Brasil desde novembro, são tênis, roupas e acessórios inspirados nos trajes espaciais originais.

O site Hypebeast também comemorou a data com um editorial com várias outras colaborações das marcas de tênis com a Nasa, como Nike e Undercover. Veja nas fotos abaixo.

Esta a seguir é uma das colaborações das marcas de tênis com três marcas: as japonesas Asics Tiger e Atmos com a alemã Solebox. Os poucos pares do modelo Gel-Lyte III com textura de tigre que chegam no Brasil estão disponíveis apenas no recém-inaugurado espaço Asics Tiger por Your ID na Galeria do Rock em São Paulo.

Tem forro de couro liso interno, solado parcialmente transparente e os três logotipos foram estampados no tênis e cadarço. “Diferentes partes claras do tênis ficam roxas quando expostas à luz negra, herança da parceria com a alemã Solebox. Já o camuflado foi uma contribuição da japonesa Atmos, inspirada na textura da pele do tigre branco“, descreve Daniel Costa, gerente de produto da Asics na América Latina.

São duas colaborações da Puma a seguir. A primeira é um esportivo assinado pelo piloto Lewis Hamilton, embaixador global da marca. Já à venda no Brasil em lojas de esporte, traz também camisetas, shorts e leggings.

A segunda comemora 50 anos do modelo Suede, em outra das colaborações das marcas de tênis com a turma do skate, a Santa Cruz Skateboards, fundada em 1973 na Califórnia pelos surfistas Rich Novak, Doug Haut e Jay Shuirman. No Brasil, está à venda nas lojas Artwalk.

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