A marca italiana Panerai lançou o relógio Jupiterium durante o evento especializado Watches & Wonders, na Suíça. O modelo planetário é inspirado no mundo astronômico do físico Galileo Galilei. Com mecânica complexa e avançada, a peça de 75cm X 86cm pesa cerca de 110 kg e reproduz o movimento de entidades cósmicas.

Em 1610, as observações telescópicas de Galileu forneceram evidências críticas de que a Terra não é o centro do universo. Foi a partir de seus experimentos que pode observar quatro satélites orbitando Júpiter, agora conhecidos como as luas galileanas: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

O relógio Jupiterium se propõe a recriar a imagem geocêntrica do astrônomo da perspectiva dos céus, tendo a Terra no centro e com outros corpos celestes girando ao seu redor, exibindo as posições do Sol, da Lua e de Júpiter, bem como suas quatro estrelas.

Estas órbitas são guiadas por um mecanismo de corda manual com corda única, que exibe o calendário perpétuo que impulsiona o movimento em tempo real dos corpos celestes. O mecanismo garante um sistema de reserva de energia de 40 dias para uma operação sustentada e o bom funcionamento do relógio.

O movimento do calendário perpétuo Panerai não requer ajustes até o ano de 2099 e exibe com precisão o dia, data, mês e ano, ajustando-se automaticamente para diferentes durações de meses e anos bissextos.

Pronto para passar até o ano 9.999, no final de cada século o Jupiterium necessitará apenas da intervenção de um relojoeiro para realizar uma manobra para desmontar a ponte de movimento e girar o disco das centenas em 90°, assim permitindo que o relógio continue calculando os anos.


Descubra mais sobre André do Val

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta, vai!

Posts

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading