Casa Eurico de sapatos grandes
Na moda, sempre houve um problema com numerações grandes. Seja por preconceito ou, no mínimo, descaso das marcas, o segmento plus size sempre reclamou de não se sentir atendido pela grade padrão de tamanhos, especialmente em se tratando do público masculino. (Leia depoimento de Tiago Cunha, do blog Men Style Plus.) Em calçados, a dificuldade é a mesma, mas diferentemente das roupas, os homens brasileiros sempre tiveram como opção a Casa Eurico.
A marca é um negócio familiar que se tornou referência em sapatos grandes no Brasil. A loja de calçados foi fundada pelo alemão Eurico Rosenthal, que começou a vender os números maiores por acaso, para ajudar a girar o estoque de um fornecedor que havia sobrado. Hoje, sob comando das netas do fundador, tem modelos femininos nos tamanhos 40 ao 43 e masculinos do 44 ao 48.
A Casa Eurico então se tornou sinônimo de inclusão, tanto que a Grendene fez dela a revendedora autorizada de sua linha Melissa Genderless, com numeração estendida até o 44. Entre suas clientes estão muitas mulheres trans, que encontram os estilos que procuram na sua numeração.
Por conta do 80º aniversário da Casa Eurico, a loja original de Moema foi reformulada (ela está funcionamento ininterrupto desde a sua fundação em 1938). Ela também está na rua Oscar Freire, com marcas exclusivas, e no e-commerce.