Nissan Navara Dark Sky Concept
Um observatório espacial móvel: a picape inteligente Nissan Navara Dark Sky Concept foi desenvolvida na Inglaterra em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e apresentada na edição 2018 do Salão do Automóvel de Hannover, na Alemanha. O carro-conceito funciona como laboratório astronômico, equipado com um telescópio de observação, em um reboque customizado para uso fora de estrada.
A ESA está mapeando as estrelas com uma precisão jamais vista por meio do satélite Gaia, que já observou mais de um bilhão de estrelas. A picape Nissan Navara Dark Sky Concept contribui para este projeto, ajudando os astrônomos a monitorar as observações astronômicas em condições de céu escuro, a partir de locais de difícil acesso e distantes das luzes artificiais noturnas das áreas urbanas, que prejudicam a visibilidade.
“A picape Nissan Navara Dark Sky Concept permite observações astronômicas em locais bastante remotos, evitando a poluição luminosa, além de transportar telescópios de forma fácil e segura”, comentou Fred Jansen, gerente sênior da ESA na missão Gaia. “Telescópios como este do reboque são necessários em estudos de planetas e estrelas de nossa galáxia, permitindo campanhas de monitoramento baseadas na Terra, por meio de dados disponibilizados pela Gaia”.
O design da picape Nissan Navara Dark Sky Concept foi inspirado no cosmos. A pintura escura da carroceria exibe uma padronagem que remete às nebulosas, enquanto a parte interna foi criada em tons escuros fazendo referência ao céu noturno, com tons de laranja associados ao pôr-do-sol.
Nos bancos, toques em laranja refletivos aumentam a visibilidade dentro do veículo para evitar o uso de lanternas que poderiam atrapalhar a visão noturna do astrônomo. Como a luz vermelha afeta menos a visão noturna dos humanos, tanto o veículo como o reboque utilizam exclusivamente lâmpadas vermelhas para não prejudicar a visão durante as observações.
O teto mecanizado do módulo de reboque pode ser aberto para focalizar o telescópio no céu noturno. Com um espelho (primário) de 40 cm, ele tem capacidade para fornecer visões detalhadas além dos anéis de Saturno, de galáxias distantes, nebulosas e supernovas. Já pensou que rolê bacana?