Museu da Moda e dos Têxteis em Portugal
O Museu da Moda e dos Têxteis em Portugal é um dos sete museus do WOW (World of Wine), um quarteirão cultural que fica no centro histórico de Vila Nova de Gaia, na região do Porto. Ele fica em um edifício do século 18 que conta também com uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, de quem os afrescos foram restaurados recentemente.
O Museu da Moda e dos Têxteis em Portugal tem duas partes distintas. A primeira mostra a história da indústria têxtil portuguesa e destaca a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do país e da economia nacional como um todo. Tem um passo a passo da criação de tecidos, desde o processamento da matéria-prima até os acabamentos.
+ Conheça os museus sobre carros na Alemanha
A segunda parte do Museu da Moda e dos Têxteis em Portugal é o espaço dedicado para a moda portuguesa, para o calçado nacional e para a arte da filigrana, uma técnica da ourivesaria que utiliza apenas fios muito finos de ouro ou de prata e é usada em trajes folclóricos e desde os anos 1980 em vestidos de noiva tradicionais.
São quase 20 estilistas portugueses com peças expostas nessa área do museu. Entre eles Ana Salazar, que já desfilou no São Paulo Fashion Week, e Mário Matos Ribeiro, que participou de aulas de desenho de moda para alunos da USP.
Há ainda exposições de fotos, objetos de época e uma sala dedicada à descoberta dos principais materiais usados pela indústria da moda como o algodão, o linho e o couro. No mesmo edifício do Museu da Moda e dos Têxteis em Portugal fica o restaurante Mira Mira, um mirante sobre Gaia, o Rio Douro e a Ribeira do Porto.
Além dos sete museus, o WOW tem 12 restaurantes e bares, além de lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto.