"Do Desejo de Horizontes", de Salia Sanou

[vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vc_column_text]Assisti essa semana ao espetáculo “Do Desejo de Horizontes”, de Salia Sanou, um coreógrafo de Burquina Faso que se apresentou duas vezes no teatro do Sesc Vila Mariana, com a companhia de dança que mantém na capital Ouagadougou. O nome original em francês é “Du Désir d’Horizons”.

Como crítico de balé que eu não sou, me reservo a descrever minhas impressões como convidado. Se no Grupo Corpo dá pra perceber o treinamento dos modelos na técnica de balé clássico, nesta peça eu consigo ler claramente a linguagem de dança contemporânea. Os movimentos parecem mais expressivos, como ao bater os pés no chão (uma das características desta modalidade é o uso do tablado como objeto de cena).

Assisto normalmente sem ler o folheto, que é pra tentar entender algo sozinho antes de tudo. Mas tomo dele as palavras que usa para descrever a obra: solidão, alteridade, coletivo e exílio. Sem se pretender documental, “Do Desejo de Horizontes” aborda questões dos refugiados e fluxos migratórios, mas sem definir exatamente entre quais fronteiras.

Mostram as ondas do mar, por exemplo, em uma coreografia de movimentos leves, com o uso interessante de várias espreguiçadeiras como recurso. O figurino faz citações sutis a este ambiente, nas roupas retas e neutras, em cartela de tons terrosos e apagados. Muitas vezes se passa em silêncio total, só com o som dos movimentos dos bailarinos.

Vindo de onde vem, ele tem lugar de fala. Burkina Faso tem um dos menores PIB em valores per capita no mundo e é um lugar onde a prática de escravidão ainda é comum. Salia Sanou fez uma residência em assentamentos na região para criar a coreografia. Forte, mas nada pesado.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=knQ4Kqd2Us4″%5D%5B/vc_column%5D%5B/vc_row%5D


Descubra mais sobre André do Val

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta, vai!

Posts

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading