Cuidados especiais com as roupas

Bolsa De Couro Louis Vuitton

Passar uma roupa de uso diário, em tecidos “comuns” e mais resistentes, é uma tarefa que pode acontecer tranquilamente se você seguir os passos que indiquei nesse post sobre passadoria. Às vezes, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados especiais com as roupas para que a temperatura ou a umidade do ferro de passar não sejam agressivas às fibras ou ao material em questão.

É claro que, por conta da quarentena, não precisa estar com o look tão alinhado e engomado como costumava ser usado antes (desde que esteja sem manchas, lavado e seco!) Mas passar para guardar, ou mesmo que seja para ter uma impressão minimamente mais arrumada, ajuda a valorizar a peça de roupa e a gente mesmo. Prestar atenção nesses detalhes de cuidados especiais com as roupas pode evitar danos às peças e fazer com que elas durem mais.

Por isso, fiz um guia de cuidados especiais com as roupas, de acordo com os principais que você pode ter que lidar nessas situações, como fibras naturais ou sintéticas, e peças delicadas, como cashmere, seda, veludo, couro, camurça… Aproveite todos os recursos das ferramentas para te ajudar, como termostato e vaporizador, e acessórios como os exibidos abaixo (protetor de ferro de passar roupa e tábuas especiais para passar camisas).

Cuidados especiais com as roupas: fibras naturais

.Linho, tricoline e algodão: não dá pra passar sem umedecer. Depois de passar, ponha a roupa na vertical e esborrife mais vapor com o próprio ferro ou steamer para dar o acabamento final. Lã e tecidos leves de algodão devem ser passadas com um pano úmido, pare evitar que fiquem brilhantes.

.Em algodão do tipo médio ou pesado, como camisas e lençóis, borrife água com o spray do ferro de acordo com a textura do tecido.

.Brim e sarja devem ser passados ainda úmidos. Passe primeiramente muito bem o forro e depois o lado direito.

.Seja em vestuários, cortinas ou toalhas de linho, utilize o spray do ferro para borrifar água. Se for de cor escura passa do avesso para evitar manchas. Roupas de mesa devem ser passadas do lado direito para realçar o brilho.

.Roupas de em geral não podem ficar de molho. É a etiqueta da peça que vai dizer se pode ou não ser lavada à máquina. Se puder, coloque numa fronha branca do avesso para não pegar pelinhos. Se não puder ou não souber, prefira lavá-las à mão. Nunca seque lã na secadora, para não encolher. Ponha sempre na horizontal para secar, sobre uma toalha felpuda. Se precisar passar uma peça de lã, faça do avesso e em temperatura baixa.

.Para não estragar uma peça cara como cashmere, lave à mão com água fria e sabão bem dissolvido. Enxágue bastante e não torça. Peças de cashmere podem ser secas deitadas em uma cadeira ou varal horizontal, sem torcer. Para passar uma peça cashmere, faça apenas do avesso e ainda úmida, com a temperatura bem baixa, quase fria.

.Sedas de superfície áspera, como shantung, são passadas a seco. Se forem passados enquanto úmidos, estes tecidos ficam rígidos e brilhantes.

.Já as sedas lisas e crepes devem ser passadas enquanto estão levemente úmidas, mas sem borrifar água.

.Com tafetá, cetim e tecidos semelhantes, acerte o indicador do ferro para a posição de nylon. Passe lentamente enquanto úmido ou pelo avesso para evitar que fiquem com brilho.

.Para passar uma peça de veludo, pegue ela ainda úmida e mantenha do avesso. Vire e alise a penugem. Se continuar amassada, aproxime o ferro quente, mas não encoste no tecido. Certamente voltarão ao normal em seguida. Veludo é um tecido resistente, mas os pelinhos precisam ficar sempre bonitos e fofinhos, por isso, a dica é lavar do avesso. Veja a etiqueta pra saber se pode ou não ir à máquina. Mas, já sabe, é melhor se lavar à mão…

.Tecidos felpudos devem ser passados como veludo. Não borrife água.

Cuidados especiais com as roupas: fibras sintéticas

Só a etiqueta pode dizer se uma peça sintética pode ser passada e em que temperatura. Está lá também a composição do tecido. É só apontar o seletor do ferro na posição correta do nome do tecido e começar o trabalho. Para não correr risco algum, use sempre um paninho branco e de algodão.

.Acetados e acrílicos, como orlon, acrilan, dralon, crestan, zefran e Iycra, triacetados e nylon, arnel, caprolan, antron. Poliésters, como dracon, nylon, rodhianil, tergal, terylene, trevira… Siga com atenção as intruções do fabricante. Se forem lavados com cuidado, estes tecidos só precisam ser passados levemente. Não borrife água.

.Com rayon, acerte o indicador do ferro para a posição de seda e passe pelo avesso, quando estiver quase seco.

Cuidados especiais com as roupas: camisas

Será que existe uma receita para uma camisa bem passada? As camisas sociais são certamente um item importante do guarda-roupa masculino e que mais requer atenção. Aprender a passar uma camisa corretamente é um passaporte para a vida adulta. Vamos juntos…

.Primeiro, passe o colarinho do avesso para não deixar rugas. Se a entretela for bem feita, o ideal é já ir dando a forma arredondada enquanto vai passando.

.Todo cuidado é pouco na hora de passar o colarinho de camisas para deixá-los firmes e fortes. Colarinhos durinhos e encorpados, mesmo sem gravatas, são sinônimo de elegância e estilo. Pra não errar, passe de preferência com um pano branco e meio úmido por cima, com o ferro deslizando de fora para dentro. E depois, vá passando a frente já dando a forma do pescoço com o ferro.

.O mesmo procedimento é usado no punho. Primeiro do avesso e depois, com o bico do ferro, dar a forma arredondada nele.

.Em seguida, é a vez das costas, também do avesso, passando as pregas de trás.

.Para assentar ombros, ajeite bem na tábua ou use o recurso de uma almofadinha por baixo, segurando com uma das mãos.

.Para fazer o vinco nas mangas das camisas, deixe a costura bem esticadinha na hora de passar. Agora, se não quiser, vá passando delicadamente e, se precisar, coloque a peça no encaixe próprio para isso da tábua ou faça um rolinho com uma toalha para assentar, recheie com a manga e passe por cima.

.Por último, a parte da frente. Se a camisa amassar na hora de virar para passar de um lado e de outro, o segredo é dar uma vaporada e passar o amassado novamente, de preferência, na vertical.

.Para facilitar o trabalho, seque a camisa no cabide com os botões fechados, e na hora de guardar, pendure a peça com, pelo menos, o botão de cima fechado.

Cuidados especiais com as roupas: jeans

Já falei um pouco sobre esse assunto de como cuidar melhor das peças em jeans nos outros posts, mas fica aqui também reunido para facilitar sua pesquisa e seu dia a dia.

.Lave e seque jeans do avesso pra preservar a cor.

.Nada a ver jeans passado com vinco. Poder, pode… Mas envelhece pra caramba quem usa. Além do mais, é mais fácil passar as pernas da calça sem ter que juntar costura com costura pra acertar na risca.

.Melhor não fazer barra no jeans à mão. O caimento não fica legal, e na hora de passar o ferro vai marcar a costura e o volume extra que estas bainhas revelam, fica uma coisa feia e sem graça. Vá a uma casa especializada em reforma e costura e peça para fazer a barra industrial (ela é cortada e costurada de novo). Nem vai dar pra perceber que foi arrumada.

.Calças jeans podem também ser dobradas e guardadas em gavetas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search