Lavar roupa na máquina ou na mão

Como Lavar Roupa Na Máquina

Lavar roupa não é só tacar tudo pra dentro da máquina, tem muita coisa que pode ser feita mesmo antes do processo de água, sabão e amaciante, já na separação do cesto de roupa suja por cores, por exemplo, como vimos no primeiro post.

Mesmo que depois da quarentena a gente esteja buscando looks mais confortáveis na silhueta ou no toque, abrindo espaço para tecidos com aspecto amassado, definitivamente não há estilo que se segure com uma roupa suja. Mas não é só isso.

Não adianta nada investir em boas camisas, paletós ou calças de alfaiataria se eles não forem bem-conservados. Até malhas e peças para academia têm suas maneiras corretas de manuseio. E isso vale desde a hora de lavar até a hora de guardar no armário.

De uma forma ou de outra, você vai precisar aprender a identificar como tratar cada material dos quais são feitos nossas roupas e acessórios. Só assim poderá desprender a atenção necessária em cada um deles para que tenham durabilidade e mantenham as características originais. Esse material abaixo serve para mostrar que se vestir bem não é apenas uma questão de bom gosto.

É também uma questão de inteligência, de tomar pequenas atitudes práticas no dia a dia e de escolher entre verdadeiras máquinas tecnológicas (máquina de lavar ou secar, ferro de passar ou steamer…). Vamos começar!

Como lavar roupa: a etiqueta

Sabemos que muitas pessoas cortam as etiquetas da roupa antes de usar, pois elas podem incomodar, cutucar ou pinicar mesmo. Este pequeno pedaço de tecido, no entanto, traz informações valiosas sobre como cuidar e lavar roupa, dependendo da sua composição. Mas eu gostaria de convencê-lo a ler essa etiqueta pelo menos uma vez.

Assim, você pode descobrir se a peça demanda algum tratamento especial. Em geral, na maioria das vezes, você pode lavar roupa à maquina. Quando for um tecido muito delicado, é melhor lavar roupa na mão. Por isso, veja a seguir como cada material se comporta quando estiver em contato com água e sabão.

Como lavar roupa na máquina

Os procedimentos iniciais são importantíssimos para melhor conservação. Camisetas, cuecas e roupas de academia são lavados a cada uso, pois estão em contato mais próximo com pele e suor. Calças, blusas e jaquetas podem ser usadas varias vezes antes de lavar. Depende do grau de sujeira e do tipo de material.

.Siga as instruções de lavagem na etiqueta da roupa para não danificá-la (quando houver).

.Se houver dúvida sobre como lavar uma peça, escolha a temperatura de água mais baixa e pule a etapa da centrifugação.

. Tente não exagerar no sabão em pó (uma medida não completa já é o suficiente) ou no tempo do molho (a ação do produto dura no máximo 1h, depois disso a sujeira volta para o tecido).

.Não exagere no alvejante nas roupas. Não use alvejantes em roupas de lã, seda, couro ou elastano para não danificar.

.Lave jeans, roupas coloridas e roupas pretas do avesso para preservar a cor.

.Peças sensíveis e de tecidos delicados podem ser lavadas dentro de um saquinho próprio especial para proteger dentro da máquina de lavar. Selecione o programa adequado de lavagem.

Como lavar roupa na mão

Tecidos e materiais delicados são muito suscetíveis a agressões, seja pela temperatura da água, pelo contato com o sabão ou pelo próprio movimento da máquina quando for lavar roupa. Veja o que pode ser feito para proteger cada uma delas:

.Para não estragar uma peça cara como cashmere, lave à mão com água fria e sabão bem dissolvido. Enxágue bastante e não torça.

.Roupas de lã em geral não podem ficar de molho. É a etiqueta da peça que vai dizer se pode ou não ser lavada à máquina. Se puder, coloque numa fronha branca do avesso para não pegar pelinhos. Se não puder ou não souber, prefira lavá-las à mão.

.Veludo é um tecido resistente, mas os pelinhos precisam ficar sempre bonitos e fofinhos, por isso, a dica é lavar do avesso. Veja a etiqueta pra saber se pode ou não ir à máquina. Mas, já sabe, é melhor se lavar à mão…

.Couro e camurça às vezes podem ser lavados em casa (sim, é possível, desde que a etiqueta da peça permita), lembre-se de que é preciso protegê-los com spray específico para não formarem manchas.

Como lavar roupa: a secagem

.Tire as roupas da máquina imediatamente após lavar para evitar cheiro. É importante deixar cada peça bem aberta em local fresco e arejado. Então não deixe acumular roupas demais.

.Sol direto pode desbotar roupas pretas, coloridas e jeans. Programe para lavar as roupas de manhã e aproveitar o calor do dia para elas secarem mais rapidamente antes de passar.

.Torcer costuma ser agressivo à trama, melhor é dar uma sacudida nas peças antes de pendurar no varal, para secar à sombra e em local ventilado.

.Cuidado com os pregadores, use com parcimônia e em lugares estratégicos para não marcar suas roupas.

.Prefira secar camisas e até camisetas em cabides.

.Procure por aquelas alcinhas internas nas partes de baixo, como calças ou bermudas, que servem também para pendurar no varal.

.Pendure calças pregueadas pelo cós ou pela alcinha interna e coloque pregadores em cada uma das pregas. Isso ajuda a secar e facilita muito na hora de passar.

.Estenda peças coloridas, pretas e jeans do avesso para não desbotar.

.Seque roupas delicadas na horizontal, sobre uma toalha estendida na cadeira. Antes, tire o excesso de água com toalha.

.Não deixe a roupa ficar estorricada no varal, por que dá trabalho em dobro pra passar. Mas também, não dá pra passar as roupas muito molhadas, por que podem ficar com cheiro. Se estiver um pouco, bem pouco úmida, facilita na hora de passar.

.Peças de cashmere podem ser secas deitadas em uma cadeira ou varal horizontal, sem torcer.

.Nunca seque lã na secadora, para não encolher. Ponha sempre na horizontal para secar, sobre uma toalha felpuda.

.Roupas esportivas precisam de mais tempo e espaço dedicados a secagem desde antes de lavar, para controlar a proliferação de fungos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search