Desfile João Pimenta
Bahia. Axé. Iemanjá. Sincretismo. Religião. Orixás. O desfile de João Pimenta traz como inspiração a religião (mais precisamente no catolicismo e matrizes afro-brasileiras) e o sincretismo. Abrindo a apresentação vimos a figura de Iemanjá pintada a mão no casaco e depois uma sucessão de imagens de orixás, santos e seus elementos, estampados, bordados e pintados nas peças.
Uma coleção rica em detalhes e sobreposição de peças (blazer, calça e saia), tudo isso intercalado a looks na excelente alfaiataria do desfile João Pimenta, que é sempre um dos destaques de suas coleções e nessa pudemos ver costumes, calças, casacos e saias em tecidos brilhantes e estampados com uma ou mais estampas. Caso do look no qual João misturou pied-de-coq, pied-de-poule, xadrez e floral – trazendo uma proposta interessante e ousada na mistura de estampas.
Fazendo referência aos santos e orixás, a cartela de cores seguiu bem forte e colorida: amarelo-ouro, verde, rosa, vermelho, branco, preto, azul e palha. “Deus Mestiço” de Carlinhos Brown, foi escolhida como uma das músicas que compunham a trilha, para nos fazer refletir de que em tempos tão difíceis, temos que acreditar em algo, não importa a sua religião. “Não precisa entender o aqui, nossa fé vem do existir.”