4ideias | compras inteligentes

Alexbatista 4ideias Comprasinteligentes 512

Esta edição do 4ideias sobre como se planejar para fazer compras inteligentes foi um dos mais práticos desta nossa roda de conversas sobre estilo e bem-estar. Desta vez, ocupamos a loja da marca de beleza Aesop na Vila Madalena, que tem projeto dos irmãos Campana.

A gente sempre associa comprar com o comportamento consumista, mas nem todo mundo é assim. Como sempre estou com o público masculino no radar, reconheço que tem gente que odeia fazer compras, então uma programação certeira ajuda a reduzir o tempo em loja antes, durante e depois! Certo?

Cada um tem uma maneira de se organizar sobre o que precisa repor no guarda-roupa: anotações em papel, pasta no Pinterest ou favoritos no Instagram… O importante para fazer compras inteligentes é manter um registro dessas necessidades para não se deixar ser seduzido por promoções. A minha lista, por exemplo, é mental (o que quero muito e o que desejo muito).

O comportamento masculino favorece o ambiente online, onde busca recomendações e faz avaliações. Prefere uma situação mais particular para provar a roupa, para não se sentir exposto. O melhor modelo hoje em dia é um híbrido, como o da Oriba, que tem forte presença online e uma guide-shop para que o público possa tocar e sentir o que vai comprar depois no site. Para tudo isso, é preciso tempo: não pensar que vai fazer uma só ida ao shopping pra resolver tudo, e sim várias para construir um acervo esperto.

Nem sempre a gente encontra produtos clássicos me liquidação, sendo mais fácil comprar tendências e produtos que encalharam. Então nessas ocasiões vale olhar sempre para os extremos do prazo de validade fashion: o que a gente usa SEMPRE ou o que a gente quer usar só agora.

Roupas com maior tempo de vida demandam maior investimento, porém são mais duradouras. Pense em acessórios de couro, peças de alfaiataria ou moda festa. Já as macro-tendências, quando saem da bolha da moda e ganha difusão em grandes marcas, têm um tempo de vida médio (tipo um modelo de calça jeans, que dura alguns anos). O menor tempo de vida no prazo de validade fashion são as modinhas, coisa de momento, como um novo jeito de usar um acessório (como as pochetes cruzadas) ou a estampa do verão.

A próxima edição do 4ideias, comigo, Fernanda Resende, Vânia Goy e Dênis Pagani, é a última do ano, sobre como brilhar nas festas. Acontece desta vez na loja Amoreira. Vou explicar os códigos de comemoração no vestir contemporâneo e a importância de “se vestir pra festa” e fazer deste um momento especial.

Os ingressos estão à venda no Eventbrite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search