Quantidade ideal de produtos

Soap Dispenser 2337697 1280

Sabe a quantidade ideal de produtos de beleza, como creme, sérum ou fotoprotetor, que devem ser aplicado na pele? Já parou pra pensar que o que você usa para melhorar a pele pode não estar alcançando o efeito desejado devido a quantidade que você está usando?

Em conversa com a Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade ideal de produtos a serem passados no rosto depende muito do que é usado. Ele pode, por exemplo, ser mais líquido ou mais espesso.

“Produtos mais líquidos são recomendados para peles oleosas, enquanto os cremes mais espessos, mais indicados para peles secas, para formar um filme de gordura nessa pele que é carente de lipídeos”, explica a doutora.

Para a limpeza facial, na primeira etapa da rotina de cuidados com o rosto, pode ser usado tanto produtos líquidos quanto em barra. “Embora dependa muito do cosmético utilizado, é possível encontrar sabonetes líquidos concentrados que em apenas duas gotas podemos limpar o rosto todo. No caso dos produtos em barra, a espuma, ao ser misturada com a água, serve como um referencial para limpar a face”, diz a médica.

Na segunda etapa, a de tonificação, é importante que o algodão seja embebido com a solução tônica ou adstringente para realização completa de limpeza e tonificação.

No caso da hidratação e cosméticos anti-idade, a médica lembra que os séruns e elixires são mais concentrados. “Se você tem um veículo mais fluído, mais líquido, como as loções ou séruns, normalmente de três a cinco gotas são suficientes para a face toda. Veículos mais espessos como cremes e géis, você pode colocar a quantidade de uma ervilha para a face toda. Para a área dos olhos, uma quantidade menor, como meia colher de café, é o suficiente para passar nos dois olhos. Então, depende da espessura do veículo”, afirma a médica.

A regra também se aplica na fotoproteção. “Protetores solares mais fluídos podem ser usados na quantidade de meia colher de chá. Protetores solares mais grossos, espessos podem ser usados na quantidade de uma colher de café para o rosto”, afirma. “No caso da fotoproteção, é importante que o paciente sinta exista uma camada generosa que cubra toda a área e tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea”, diz. Na dúvida, protetor solar é o produto que menos precisa ser economizado!

Sobre quantidade ideal de produtos para tratamentos noturnos: cremes antimanchas ou ácidos renovadores devem ser aplicados à noite após o processo de limpeza de pele. “Porém, é necessário esperar de 15 a 20 minutos para voltar a oleosidade normal da pele para diminuir a irritação. Sobre a quantidade desses produtos, ela é também de uma ervilha para face toda, sem exageros para não irritar a pele”, finaliza.

Lembre-se que é sempre importante se consultar com um Dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search