Perfumes com chocolate

8 Chocolate

Depois de fazer um post sobre perfumes frutados, eu vou aproveitar o gancho de fragrâncias doces pra homem e falar de perfumes com chocolate na composição. Eu defendo que não tem nada a ver essa separação de ingredientes masculinos ou femininos, que todo mundo pode usar doce, amadeirado, cítrico, floral, no inverno ou no verão. Perfume não tem gênero nem estação!

Até por que, dependendo da combinação, o resultado final pode ser bem diferente. Inclusive gosto de fazer essas misturinhas. Minha mãe adorava usar perfume masculino e eu usava um perfume dela que é considerado super feminino, que é o Opium de Yves Saint Laurent, que é bem oriental e bem doce. Então não tem tabu aqui não tá?

A gente pensa primeiramente em perfumes com chocolate como uma coisa de inverno, pra deixar uma sensação mais quentinha, como se fosse chocolate quente. Mas tem esse Salvatore Ferragamo Uomo que foi inspirado nas notas doces dos ingredientes do tiramisu, uma sobremesa italiana gelada que tem biscoito tipo Champagne molhado em café e coberto com queijo mascarpone e cacau em pó.

A fragrância dele é da família oriental amadeirada, e tem também um pouco de fava tonka e âmbar. Então é também um perfume sedoso, envolvente e sensual, mas ele é refrescante também. Lembra muito também um vinho que eu gostava de tomar que é de uma uva que chama Savagnin, de uma região na França que chama Jura. Muito muito chic o vinho e o perfume.

Outro bem marcante dos perfumes com chocolate é o Valentino Uomo, que é da família do couro, mas tem o doce bem marcante nas notas de coração, temperado com ingredientes tradicionais das barras de chocolate, como avelã, bergamota e mirtilo. Essas notas que fazem deste também um perfume levemente frutado, não uma escolha óbvia para o verão, mas com bastante personalidade.

Esse outro da Carolina Herrera já é bem quente. Chama CH Kings e ele vem nessa caixa aveludada pra passar essa ideia de textura confortável mesmo. Ele é aromático, bem temperado, e com várias notas que passam essa sensação de algo quente e seco. Cacau, por exemplo, já que esse é um vídeo sobre perfumes com chocolate. Nesse caso é cacau, não é chocolate, e ele também tem pimenta, café, musk…

E combinado com outros ingredientes um pouco mais refrescantes, como lavanda, abacaxi (ou seja, um pouco frutado também), ele fica nesse contraste de leve e pesado, de picante e com calor. Então dá pra usar no calor também do mesmo modo que a gente come prato apimentado no verão, pra elevar a temperatura do corpo e acionar o sistema interno de refrescância.

O Dior Homme tem cacau também. Então tanto Carolina Herrera quanto Dior Homme tem cacau, fica um pouco menos doce do que os perfumes com chocolate. Ele é bem forte em outro aspecto na verdade, que é dos perfumes florais masculinos e com sensação de talco, mais seco e empoados.

Mais um eau de parfum pra falar: Karité Corse, de L’Occitane en Provence, que é descrito como um perfume “vermelho”, que tem esse acorde de âmbar, que é uma resina tirada da madeira, e especiarias como cardamomo e pimenta preta, café e cacau. Ele faz parte de uma linha com três fragrâncias, as outras duas são: uma mais verde, com cheiro de grama molhada de chuva, e outra mai​​s aquática e mineral, mais salgada, com esse frescor de brisa do mar e maresia. São três eau de parfum da L’Occitane en Provence.

Se você preferir menos doce que os perfumes com chocolate ou cacau, pode ir pra linha dos perfumes de couro, tabaco ou incenso, que são esses ingredientes envolventes, sedosos, quentes e secos. O Armani Code é um exemplo de perfume com tabaco e couro, que são notas de fundo, então elas demoram a aparecer. Primeiro aparecem os cítricos e os outros temperos, mas o que fica depois são essas notas mais pesadas.

Os dois eau de parfum de Guerlain que eu mostrei no vídeo das frutas, eles têm também couro, tabaco e fumaça. O que fica é essa mistura mesmo, da fruta no começo e depois esse cheiro mais fechado, mais denso. Esse é da linha original e o outro da versão Extreme. São bem gostosos todos dessa linha.

Bleu de Chanel também tem essa descrição de incenso na composição, que é esse cheiro impregnado, que fica bastante tempo. Tem vários outros ingredientes, mas nesse caso aqui ele se conecta por essa parte do incenso. E Chanel tem essa característica, os perfumes demoram pra passar, tem uma fixação muito forte.

Então, pode experimentar uns perfumes mais adocicados, mais apimentados, mais sedodos… Que pode trazer sensações diferentes tanto nos dias quentes quanto nos dias frios, seja homem ou seja mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search