Relações entre Moda e Imagem

Lachapelle

Figurações do Tempo: Relações entre Moda e Imagem é um curso teórico na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) com Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Seu objetivo é investigar a relação existente entre a imagem, a fotografia de moda, o corpo e as concepções de beleza, a partir do ponto de vista da filosofia. Ele me escreveu um texto sobre a representação masculina nas imagens de moda ao longo da história. Leia a seguir.

No início do anos 1980, com marcas como Armani, Calvin Klein, Ralph Lauren inicia-se na moda um processo de discussão dos papéis e das identidades de gêneros, com forte destaque para o masculino. Algo que já tinha sido desenhado, a partir do tema da androginia, por Helmut Newton na década de 1970 para a conhecida campanha Yves Saint Laurent. A imagem social do homem – mas também da mulher – que passa a ocupar os grandes centros executivos, por conta da entrada do neoliberalismo em cena, é construída em torno dos cuidados com o corpo e a beleza estética. Pensemos nas academias de ginásticas, e nas primeiras experiências com cirurgias plásticas e com a body art com os artistas performáticos. A cultura gay dos anos 1970, em certa medida, contribuiu para a construção deste imaginário, principalmente. Basta pensarmos nas imagens de Robert Mapplethorpe no período. Depois, nos anos 1990 com a Versace.

Figurações do Tempo: Relações entre Moda e Imagem passa da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), para Idade Média, Renascimento e Modernidade até o contemporâneo, com destaque para o surgimento da fotografia de moda nos séculos 19 e 20. Veja alguns exemplos emblemáticos na galeria abaixo. Acima, obra de David LaChapelle.

Brunno Almeida Maia é idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte. É também pesquisador em Filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no curso técnico de Produção de Moda do Senac Lapa.

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